Os podcasts têm se tornado cada vez
mais populares como uma forma de marketing digital e, não restam dúvidas do
peso e da influência que os conteúdos em áudio (às vezes, acompanhados por
vídeo) têm na rotina do público. Estes oferecem
uma maneira única de o público interessado se conectar com um determinado
assunto ou nicho.
As marcas podem criar os seus
próprios podcasts para partilhar informações, contar histórias e se relacionar
com os seus clientes tendo a oportunidade de educá-los sobre o setor em que atua,
fornecer conselhos ou dicas úteis, ou simplesmente partilhar histórias
divertidas e interessantes relacionadas com a marca. Desta forma, demonstrando conhecimento e experiência, acabam por aumentar
a credibilidade com o seu público-alvo.
Uma das grandes vantagens dos podcasts
é estes poderem acompanhar o utilizador durante uma viagem, seja para o
trabalho ou para o outro lado do mundo, enquanto trabalham ou simplesmente no
seu tempo livre. Esta acessibilidade de acesso a este tipo de conteúdo cria a possibilidade
de o público poder aprender sobre os produtos e serviços das marcas do seu
interesse sem precisarem de interromper o que estão a fazer.
É importante referir que os ouvintes dos podcasts tendem a ser
altamente fiéis com o seu conteúdo favorito, o que pode traduzir-se numa oportunidade para as marcas
desenvolverem relacionamentos duradouros com o seu público. Uma das razões que
justifica esta fidelização é o facto de ser possível criar um envolvimento eficaz
com os ouvintes, dada a comunicação ser mais pessoal e envolvente gerando, assim, um
sentimento de confiança.
A Coca-Cola, marca de refrigerantes,
é um exemplo de uma marca de sucesso que utiliza podcasts, o “Coca-Cola Journey”
onde se discute a história da empresa e os seus valores. Este foi um recurso
criado para expandir o compromisso da empresa com o envolvimento entre a marca e
o consumidor.
Por exemplo, para assinalar os 45
anos da venda da primeira Coca-Cola em Portugal, a marca decidiu lançar uma
série de podcasts e assim dar palco a personalidades portuguesas, que tem contribuído para moldar um futuro mais
sustentável. Este programa pretende inspirar, capacitar e empoderar as mulheres
a criarem o seu próprio emprego ou a sua ideia de negócio. “Ao nível da
sustentabilidade, como é que serão os próximos 45 anos?” Esta é a pergunta que
fecha todos os 5 episódios que compõem esta temporada. Os convidados vêm dos
mais diversos campos da sustentabilidade, e discutem-se temas como
empoderamento feminino e empreendedorismo jovem, passando também pela
sustentabilidade ambiental ao nível dos oceanos e da água.
És ouvinte de podcasts? Que mais
marcas conheces que utilizam este método para criar uma relação próxima com os
seus clientes?
Fontes:
https://www.agenciaimma.com.br/importancia-dos-podcasts-para-o-marketing/https://www.up2place.com.br/podcasts-qual-a-importancia-em-sua-estrategia-digital/
Olá Diana,
ResponderEliminarGostei muito do teu post, até por ser uma adepta muito grande de podcasts :)
Os podcasts são cada vez mais populares nos últimos anos e têm tido um impacto significativo nos negócios. Os podcasts são uma forma acessível e eficaz de alcançar e envolver uma audiência em potencial.
Os podcasts são capazes de aumentar a visibilidade do negócio, criar relações entre a marca e os consumidores graças à informalidade do conteúdos, gerar leads e por fim, aumentar as vendas.
Para além do caso da Coca-Cola, tens o exemplo da marca de marketing digital hubspot, a qual criou 2 rúbricas: ''The Growth Show'' e ''Skill Up''. Estes dois podcasts servem para dar inputs sobre marketing, vendas e desenvolvimento de negócios. Este tipo de podcast para além de gerar leads para a própria marca porque acaba por estar a vender o seu próprio produto de forma ''disfarçada'', dá visibilidade à marca e atribui-lhe genuinidade.
Olá Diana, gostei da tua intervenção, foi inteligente a maneira como abordaste os podcasts enquanto estratégia de marketing, realmente um podcast é como um contador de histórias!
ResponderEliminarNa minha opinião, é uma ferramenta muito versátil uma vez que o seu conteúdo pode ter diversas finalidades: divulgar informação, promover produtos e serviços, fornecer entretenimento, oferecer dicas e curiosidades ou partilhar experiências e feedback de clientes ou influenciadores.
A maior vantagem que observo é a capacidade de criar e desenvolver a relação entre a organização e o seu público-alvo, principalmente se o target for a geração net, uma geração adepta do multitasking, em que ouvir um podcast enquanto se fazem outras coisas é um hábito para muitos. Para além disso, é um conteúdo muito interativo e próximo, que transmite a mensagem de forma autêntica e original, pelo que tem potencial para melhorar o envolvimento dos clientes.
Em Portugal, a IKEA não fica atrás nesta tendência e apresenta o podcast “Igualmente” onde partilha conversas entre colaboradores, convidados e famosos sobre temas como a diversidade e a inclusão, marcando assim a sua posição no que toca a uma sociedade igualitária e feita à medida de todos.
Obrigada pela partilha!
Olá Diana, a tua publicação chamou-me à atenção, não fosse eu fã de podcasts. Aproveito sempre o tempo em viagens ou a cozinhar para ouvir os novos episódios dos meus podcasts preferidos, no entanto nenhum deles é de uma marca.
ResponderEliminarGosto dos podcasts porque me permitem fazer outras coisas e ainda assim descontrair. Procuro essencialmente soltar umas boas gargalhadas ou ouvir boas conversas e diferentes pontos de vista, fazendo com que sinta alguma proximidade com os locutores, quase como se estivesse a ouvir uma conversa entre amigos no café.
Acredito que se as marcas forem além da própria marca e trouxerem bons temas, convidados e locutores "reais" e/ou acarinhados pelo público, conseguirão ganhar ouvintes assíduos e criar o envolvimento e sentimento de confiança que referiste.
Entretanto, outra forma de as marcas chegarem ao público dos podcasts é através do apoio e patrocínio dos podcasts já implementados. Muito frequentemente é feita referência a marcas/produtos nos podcasts que ouço e isto é particularmente importante visto que os podcasts muitas vezes não geram diretamente grandes receitas para os locutores.
Fui pesquisar sobre o assunto e prevê-se que os profissionais de marketing dos EUA gastem quase US$ 2,2 bilhões em anúncios em podcasts em 2023 e espera-se que noutros países a tendência seja a mesma.
Outros factos interessantes que encontrei e que nos fazem refletir sobre o papel dos podcasts no marketing, são que apesar de o número de ouvintes ser cada vez maior, ainda há muita gente que desconhece completamente o conceito ou que nunca ouviu nenhum, havendo ainda muito espaço para crescer.
A minha opinião pessoal é que o que custa é ouvir o primeiro e criar o hábito de ouvir podcasts, depois não se quer outra coisa.
Vou experimentar ouvir o podcast da coca-cola e de outras marcas, muito obrigada pela tua partilha.
Para terminar deixo só este link com algumas estatísticas interessantes sobre os podcasts: https://influencermarketinghub.com/podcast-statistics/#toc-18
Boa Páscoa!