sábado, 25 de março de 2023

O poder do Live Streaming

Nesta partilha, lembrei-me que pode ser interessante trazer um tema bastante atual mas com um forte crescimento no meio corporativo: O live streaming. Começou a expandir-se na altura da pandemia, mas é uma tendência que se mantém até aos dias de hoje. Mas afinal o que é esta tendência? Como pode ajudar as empresas?

O live streaming é a transmissão em direto através da Internet. Com o crescimento das redes sociais, esta tendência tem-se tornado cada vez mais relevante para as empresas e estas têm apostado nestas transmissões como parte da sua estratégia de marketing. Alguns dos impactos que esta tecnologia pode ter no marketing são: 

1. Ligação com o público: Estes ‘’diretos’’ permitem que o público sinta que está com a empresa quase que na realidade ou seja, por os espectadores conseguirem interagir em tempo real através de comentários, por exemplo, cria uma ligação com o seu público-alvo que pode ser fulcral para converter o desejo de compra em compra real.

2. Alcance maior: Por ser online, e como sabemos a internet é um espaço global, as marcas acabam por consegui atingir um público maior e assim, alcançam mais potenciais clientes dos 4 cantos do mundo, tornando provável um aumento das vendas.

3. Promoção de eventos: Esta estratégia é capaz de derrubar a barreira da distância e por tal, torna possível que as empresas consigam organizar conferências e eventos worldwide sem grandes dificuldades, dando uma projeção à marca que sem esta tecnologia não era possível.

Todos estes impactos e outros não referidos, tornam possível aumentar a rede de venda da marca, a sua notoriedade e por tal, aumentar o volume de vendas bem como o volume de negócio das empresas, tudo com um simples direto numa rede social.

No entanto, podem estar a pensar: sim, mas até que ponto é que umas transmissões ao vivo podem contribuir para os resultados das empresas.

Para vos mostrar algumas evidências, encontrei a seguinte pesquisa da New York Magazine:

Daqui podemos retirar conclusões como:

  •         Os consumidores na sua generalidade preferem vídeos online a qualquer outra plataforma (blog, redes sociais, etc);
  •        Os diretos/live streaming influenciam os espectadores a converter a sua intenção de compra em compra real após assistirem a um vídeo em direto

Portanto, existem evidências concretas de que o live streaming pode contribuir para aumentar as vendas de uma empresa, desde que seja usado de forma estratégica e direcionada para o público certo.

Alguns casos de sucesso são a Sephora e a Nike. São alguns dos casos que comprovam que este tipo de tecnologias conseguem criar valor para as empresas e aumentar os seus negócios quantitativamente e qualitativamente.

Deixo-vos aqui o link que vos permite consultar os próximos eventos em live streaming da Nike: https://www.nike.com/experiences

Em conclusão, o live streaming tornou-se numa ferramenta essencial e poderosa para que as marcas possam capitalizar as suas redes sociais e torná-las numa fonte de rendimento acrescentado. Assim, este tipo de tecnologia permite um envolvimento mais próximo e direto com o público em tempo real, levando a mais conexões e em última instância, aumento da notoriedade e das vendas, que ao fim e ao cabo, é esse o objetivo estratégico do marketing.

E vocês? Acham que é uma das tendências que veio para ficar? Já participaram neste tipo de lives?

Fontes: 

https://lp.livestream.com/rs/582-GOU-684/images/NYmag.pdf´

https://www.izigo.pt/blog/eventos-online/live-streaming-o-que-e

https://rockcontent.com/br/blog/live-streaming/



2 comentários:

  1. Olá Alexandra, muito interessante a tua partilha!

    Realmente, hoje em dia e cada vez mais se tem verificado este tipo de publicidade. Com a maior facilidade de acesso à internet e dado o aumento excessivo da popularidade das redes sociais nos últimos tempos, podemos observar, consequentemente, o crescente uso do Live Streaming por várias marcas.
    É também importante realçar que com o período pandêmico (COVID-19), este tipo de transmissões passou a ter um peso crescente nas redes sociais, uma vez que, as pessoas em casa passavam a assistir muito mais a este tipo de conteúdo.
    Na minha opinião, esta é uma tendência crescente e que, sem dúvida, continuará a ganhar popularidade no futuro.

    Obrigada pela partilha! :)

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  2. Olá Alexandra,
    Desde já agradeço-te pela tua partilha!
    É realmente interessante como é que de repente, algo que já existia (vídeos em Live Streaming) e que tinha outro tipo de uso, como por exemplo por parte dos influencers digitais para comunicar diretamente com o seu público-alvo, seja numa conversa casual, seja, por exemplo, num “Get Ready With Me” (“Arranja-te Comigo”, traduzindo para português), passar para algo tão benéfico para as empresas, muitas das vezes sem ter os influencers como intermediários, sendo as próprias a fazê-lo e tirando muito proveito disso.
    Foi realmente durante o confinamento motivado pela pandemia que se viu o reajuste de utilidades deste “meio de comunicação” (Live Streaming) por parte das marcas. Tal como referiste, as marcas passaram a promover os seus próprios produtos, tornando-se mais rentáveis e a ter os mesmos ou melhores resultados comparativamente ao período pré-pandémico.
    Um facto curioso de que me apercebi foi que o comérico local, mais concretamente lojas de vestuário e acessórios, através do Live Streaming nas redes sociais, conseguiram dar a volta por cima e fazer com que o seu negócio sobrevivesse ou até que crescesse.
    No caso dessas lojas de comércio local, começaram por apresentar algumas peças e, dependendo do feedback que iam obtendo por parte do público nos comentários, mostravam possíveis detalhes que o artigo poderia conter, que numa simples fotografia não seria percetível. A par disso, quanto às lojas de vestuário, muitas vezes também experimentavam a roupa para que o cliente tivesse uma noção de como a mesma assentava, impulsionando as vendas e fazendo com que estes vídeos em direto passassem a ser uma constante para esses negócios até aos dias de hoje.
    Uma outra vantagem do Live Streaming que se estende até hoje, aplicado no mesmo contexto, é a possibilidade desses vídeos em direto, depois de terminados, ficarem disponíveis na página, ainda que já não seja em direto, para que se algum utilizador, que por algum motivo não teve oportunidade de assistir, ser-lhe permitido ter acesso ao mesmo.
    Por último, eu pessoalmente não seguia nenhuma dessas lojas, mas a verdade é que através da interação das pessoas que eu sigo com essas páginas, esses vídeos em direto apareciam no meu feed, só demonstrando e confirmando o que mencionaste acerca do alcance maior.

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