Olá a todos!
Hoje venho-vos falar sobre como o
Dia das Mentiras se tornou uma oportunidade de marketing viral e como, principalmente,
as redes sociais são bombardeadas com esse conteúdo no dia 1 de abril.
Primeiramente, não é novidade que
a informação que circula nos dias de hoje é de uma quantidade imensurável. Não
só, mas principalmente as gerações Y e Z são constantemente inundadas com estímulos,
informações e experiências, o que culmina no multitasking e na escassez de
atenção. O que não tem conteúdo nem acrescenta é rapidamente posto de lado e
fica perdido na internet no meio de milhares e milhares de posts e interações.
Desta forma, apenas o que tem conteúdo apelativo, personalizado e relevante é digno
de atenção, interação e partilha. Através desta partilha incessante e massiva
no digital (word-of-mouse), um conteúdo atinge, assim, o título de marketing
viral.
O dia 1 de abril é a oportunidade
perfeita para contar uma mentirinha e enganar alguém à custa de uma boa
gargalhada. Já as marcas aproveitam o dia das mentiras para criar conteúdo
viral que é partilhado pelos utilizadores e até para testar algumas ideias de
produtos. É o caso da McDonald’s que já à vários anos no dia 1 de abril dá a
conhecer produtos novos e inusitados, mas também fantasma. Fantasma porque se
de facto o cliente se dirigir aos franchisings desta cadeia de fast food, vai
ficar confuso ao perceber que o produto promovido pela própria marca não tem,
de facto, existência ou forma física. Um exemplo de anos anteriores é o
Micro Mac, um hambúrguer minúsculo para quem não tem muita fome.
Este ano o McDonald’s da Austrália
decidiu anunciar o McFry e o McPickle Burger. O McFry é uma mistura de hambúrguer com batatas fritas.
Já o MrPickles não é nada mais que camadas e camadas de pickles entre queijo e
ketchup dentro de fatias de pão. Se alguns consumidores odeiam os pickles
do McDonalds e ficaram escandalizados com este novo hambúrguer, muitos foram os
que inundaram as redes da McDonald’s para implorar para que este hambúrguer se
torne realidade.Esta controvérsia semelhante à
pizza com ou sem ananás, gera inúmeras interações e partilhas, tornando-se
marketing viral. Para além disso, gera também conteúdo criado por consumidores
ou influenciadores. A título de exemplo, ainda sobre o McPickels e o McFry, alguns criadores
de conteúdo, tentaram recriar este hambúrguer por si mesmos e apelaram à efetiva
criação destes hamburgers. A isto podemos chamar user generated content, que
representa uma forma de publicitar de forma voluntária e não remunerada e criar
buzz à volta da marca.
O Google é possivelmente a marca
com mais experiência em posts virais no dia das mentiras. Desde o Gmail Blue, que
é simplesmente a adição azul ao usual Gmail, à transformação do Google Maps num
pergaminho, o Google já pregou inúmeras partidas chegando até a contar uma
mentira diferente dependendo da área geográfica como o bicicleta que conduz-se sozinha
na Holanda e outra inovação falsa diferente no Japão. A Google pretende patentear até uma tecnologia que utilizou como
partida do dia das mentiras, o Gmail Motian que é a interação com o Gmail através
de gestos. Esta tecnologia pretende ser aplicada nos carros e na condução.
Nos últimos anos o Google tem
cancelado a sua participação no Dia das Mentiras quer por motivos pandémicos quer
por motivos de queixa dos utilizadores. Por um lado, muitos acham graça e criativas as publicações das marcas no dia 1 de abril, já outros não concordam com esta forma enganosa
de marketing.
No entanto, não faltaram marcas a lançar conteúdos temáticos do dia das mentiras este ano.
No entanto, não faltaram marcas a lançar conteúdos temáticos do dia das mentiras este ano.
O Lidl que é conhecido pelo seu
marketing bastante característico e, por vezes, humorístico, no dia 1 de abril decidiu criar o passatempo “Detetor de Tangas” em que os
utilizadores para ganharem uma “tanga” do Lidl e um vale de 20€ tinham de
comentar a maior “tanga” que um amigo já tinha contado, identificando-o. É caso para
questionar se o próprio passatempo é uma grande “tanga” do dia das mentiras.
Enquanto amante de livros, o
marketing do dia das mentiras que me ficou na memória veio da Wook. A Wook,
plataforma online de venda de livros e, mais recentemente, de outros produtos
como bilhetes para concertos ou festivais, CDs e pop figures, também entrou na
brincadeira e criou uma mentirinha relacionada com uma parceria inusitada com o
Tinder.
Parece que o dia 1 de abril se dedica
a criar o conteúdo mais sensacional e insólito que existe e o mais
inacreditável vence.
Numa altura em que o conteúdo é
rei, as marcas redirecionam-se para o marketing de conteúdo de forma a criar algo
relevante e apelativo que crie interação. A utilização do humor por parte das
marcas é uma forma de interagir com os seus consumidores de forma leve e cativante.
Deste modo, o conteúdo humorístico do dia das mentiras para além de ser
considerado marketing de conteúdo, também tem um grande potencial para se
transformar em marketing viral.
E tu, conheces mais alguma campanha
ou post que ficou viral no Dia das Mentiras? Qual o post do dia 1 de abril que
te chamou mais à atenção e te ficou na memória este ano? Concordas com o
marketing feito pelas marcas no Dia das Mentiras?
https://eco.sapo.pt/2022/04/01/marcas-invadem-redes-sociais-com-mentiras-no-unico-dia-em-que-e-permitido/
https://eco.sapo.pt/2023/04/03/como-o-dia-das-mentiras-e-aproveitado-pelas-marcas/
https://van.pt/as-7-melhores-campanhas-do-dia-das-mentiras/
https://www.noticiasaominuto.com/tech/1722947/google-cancela-dia-das-mentiras-e-o-segundo-ano-consecutivo
Olá Daniela, antes de mais, espero que ninguém lhe tenha pregado uma bela partida no último dia 1 de abril.
ResponderEliminarO dia das mentiras é, certamente, o único dia em que as mentiras são “permitidas” e, por isso, as marcas aproveitam-se, realmente, deste facto para interagir com os seus consumidores de modo a ganhar destaque nas redes sociais. Esta é uma oportunidade de gerar impacto e dar vida a algumas ideias criativas.
Gostei muito dos exemplos que destacou neste post, em particular, o das marcas que se aproveitaram para brincar com os seus seguidores nas redes sociais. Outro exemplo que conheço é o da famosa marca de rebuçados para a tosse, a Dr. Bayard, que lançou um anúncio sobre o lançamento de rebuçados de edição limitada com um novo sabor, sabor a alho. Outro exemplo foi um tweet da Paypal UK em que mostrava o lançamento de um serviço de imprimir dinheiro diretamente do telemóvel. Apesar de ser uma ideia genial, claramente que os consumidores perceberam que não passava de uma mera partida. Apesar dos avanços da tecnologia, até agora ainda não foi inventado um telemóvel que realmente fosse capaz de fazer isso. Talvez para 2123, daqui a 100 anos.
Posto isto, vale sempre relembrar que as empresas precisam de ser honestas com os clientes e que precisam de prestar bastante atenção quando promovem uma ação de marketing, para que estas não criem interpretações erradas. O humor deve ser, unicamente, usado com o objetivo de descontrair os consumidores e deve ser deixado claro que tudo não passa de uma brincadeira do 1 de abril.
Obrigada pela partilha e continuação de um bom trabalho!
Olá Daniela, adorei a tua publicação e todos os exemplos que deste, parabéns pela partilha!
ResponderEliminarConcordo com o teu ponto de vista, o Dia das Mentiras é uma ótima oportunidade para melhorar o relacionamento das marcas com o público e para divulgar a marca tirando partido de todo o UGC e Buzz potenciado pelos consumidores de forma gratuita, dinâmica e marcante.
Este ano, o anúncio que mais me chamou a atenção no Instagram foi o dos gelados da Super Bock: “agora saem geladinhos”! Por curiosidade fui ver os comentários do post e, pelos vistos, não era má ideia, várias pessoas ficaram com pena por ser uma partida e algumas até apelaram à marca para avançar com o conceito de “jolado”: “não se prendam pelo dia 1 de abril, façam acontecer!”.
É neste sentido que acredito que este dia também pode ser aproveitado para testar a viabilidade e a reação do público a um produto/conceito novo e até fora da caixa. Caso a ideia seja encarada como fraca ou descabida, a desculpa passa por ser o Dia das Mentiras, mas caso tenha uma boa recetividade e gere entusiasmo por parte do público, a marca poderá pensar em avançar com a ideia, com mais confiança, porque já sondou o mercado.
Obrigada pela tua participação!