segunda-feira, 10 de abril de 2023

O Storytelling na Construção das Grandes Marcas: Coca-Cola e Redbull

Olá!
Nesta minha primeira publicação aqui no blogue venho falarmos de um termo bastante conhecido na área do marketing, principalmente, no marketing digital: o Storytelling.
O meu objetivo é tentar explicar de forma simples e eficiente o que é o storytelling e como este foi uma mais-valia na construção de grandes marcas.
 
Partindo do ponto mais básico, dissecando a palavra, obtemos Story = história e Telling = contar, portanto obtemos de maneira muito sucinta a resposta à pergunta inicial. Storytelling é o ato de contar uma história. 
 
Quando esta estratégia é utilizada pelo marketing é sempre usada de forma a criar uma história bastante apelativa e impactante para os seus clientes ou potenciais clientes, o objetivo é criar uma ligação emocional, forte e profunda, fazer com que o cliente ou potencial cliente. Ao contar histórias as marcas inspiram e criam relacionamentos mais coesos com os seus clientes. Desta forma a marca ganha vantagem competitiva. Se pensarmos que todos nós gostamos de ouvir uma boa história que nos inspire, principalmente histórias de superação, sucesso, amor. Normalmente estas geram um impacto muito positivo, pela simples razão de que ou nos identificamos, ou desejamos passar pela mesma experiência.
 
Uma das grandes marcas que mais se destaca pelo bom Storytelling é a Coca-Cola. A Coca-cola não vende o refrigerante, mas sim felicidade. A felicidade é refletida na abertura de uma garrafa ou de uma lata de Coca-Cola.



Storytelling: Coca-cola
https://youtu.be/WwdGlE4jxKM

Outra marca que se destaca pelo Storytelling é a Redbull. Marca que para além da sua bebida ficou associada a desportos radicais e esta associação a desportos radicais e extremos, deve-se em grande parte aos seus storytellings. A Redbull não conta histórias relacionadas com a marca ou com os produtos, mas sim histórias de atletas extremos que representa, quer seja de um snowboarder que se atira de um helicóptero, ou de um skydiver que bate recordes ao saltar desde uma sonda espacial. Através destas histórias a marca Redbull inspira outras pessoas a contarem as suas próprias histórias de sucesso.
Space Jump Redbull
https://youtu.be/FHtvDA0W34I

Ambos os exemplos fazem com que as vendas aumentem sem haver a necessidade de pedir aos clientes que comprem o produto, os clientes acabam por comprar o produto por identificação com a marca.

1 comentário:

  1. Olá Daniela,

    Adorei o post e os exemplos apresentados. A RedBull e a Coca Cola são ótimos exemplos de marcas que à vários anos utilizam o storytelling como estratégia de marketing. Também a Vodafone e a EDP, por exemplo, têm explorado o storytelling como um tipo de marketing que atrai as pessoas e capta a sua atenção, algo que se tem tornado escasso nos dias de hoje. Com a quantidade de informação que existe atualmente, é imperativo para as marcas criar marketing de conteúdo, isto é, marketing que seja apelativo e relevante e que crie interação e partilhas.

    Para além disso, temos visto uma tendência para o storytelling incluir temáticas ligadas à inclusão e à defesa se causas. Tal se deve à nova geração de consumidores que, por um lado, procura conteúdo relevante e impactante como os storytellings e, por outro lado, está cada vez mais preocupado com o ser inclusivo e na defesa de causas.

    Muito obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar