terça-feira, 11 de abril de 2023

Você é um Influencer?

Foto: Site Audiense

Olá meus amigos,
Já pararam para pensar o que diferencia um usuário comum de redes sociais e um influencer?
Será que há algum segredo que nós desconhecemos?
Será sorte?

Se pararmos para refletir como a massificação das redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter), remodelou a maneira com que os indivíduos interagem com as marcas perceberemos que o mundo digital criou um novo tipo de celebridades: os influenciadores digitais.
Muitos influenciadores possuem milhões de seguidores e seus posts são capazes de alavancar vendas com uma simples recomendação ou comentário a respeito do produto.

Um estudo apresentado na YOUPIX demonstra que os influenciadores são a segunda fonte mais importante na decisão de compra e ficam atrás apenas de amigos e parentes.

Uma explicação razoável para este comportamento é que pessoas se conectam com pessoas e os influenciadores são pessoas reais o que gera engajamento e credibilidade. O influenciador que mais transmite veracidade no mundo digital consegue amplificar seu alcance e ter um retorno adequado a mensagem da marca.
No início das redes sociais o parâmetro mais importante era o número de seguidores. Hoje as empresas consideram muitas outras variáveis antes de contratar um digital influencer. A marca tem que estar alinhada com o público alvo e a audiência.
Por isso é tão importante que o influenciador seja escolhido pela marca de acordo com o estilo de comunicação e com o público para quem o influenciador fala e não apenas com o número de seguidores.
Aí reside o poder do micro influencer.

Foto: https://emplifi.io/resources/blog/micro-influencers-vs-macro-influencers

Mas, o que é um Micro Influencer?
  • É uma pessoa com alto engajamento num nicho de mercado bem delimitadoÉ muito ativo nas redes sociais
  • Possui muita credibilidade em algum assunto muito especifico 
  • Consegue menos likes do que grandes nomes, mas é mais quantificável e mais acessível. 
Isso nos leva a um questionamento...
O que torna uma pessoa um influencer?
A resposta talvez seja que um criador de conteúdo nasce com a capacidade de diálogo e engajamento e não em um determinado número de seguidores.
O influenciador nem sempre carrega consigo fama, mas possui sobretudo know-how e domínio valorizados pela sua audiência.
E agora me conta ... Você é um influencer?

6 comentários:

  1. Impressionante esta mudança nos dias atuais. Ao empreendedor, é necessário visão e adaptação, inclusive em formas de fazer marketing. Parabéns pelo post.

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  2. Reflexões preciosas! Penso como a autora: o influencer é, na verdade, um conhecedor nato ou muito dedicado ao seu conteúdo. Parabéns pelo artigo!

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  3. Muitos parabéns Lucy,
    Em boa verdade, nota-se a transformação no modo como as pessoas interagem com marcas devido à massificação das redes sociais, como é o caso do Instagram e Facebook por exemplo. Neste sentido, os influenciadores digitais são uma nova forma de celebridade, com milhões de seguidores e capacidade de influenciar as vendas com as suas recomendações7sugestões. Para quem não conhece recomendo vivamente seguirem este influencer: hugalatico. A sua página no Instagram pauta pela autenticidade, conteúdo de qualidade e consistência.
    Muito obrigado pela partilha!

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  4. Muito bacana! O poder de influência vem da proximidade que hoje ficamos a pessoas que nunca conhecemos pessoalmente, as quais por vezes têm conhecimentos e experiências que buscamos, razão pela qual, em maior ou menor grau, elas impactam padrões comportamentais, daí o interesse das empresas. Parabéns pelo texto!

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  5. Olá Lucy,
    Desde já agradeço-te por esta partilha realmente interessante nos dias que correm!
    Pegando na última questão, que coincide com o título, considero-me uma influenciadora (não digital) mas sim para o meu nicho = minha família e amigos. Tal como constataste na tua publicação, confesso que sou realmente muito persistente quando gosto efetivamente de um produto e quero que os meus conhecidos o experimentem!
    O intuito do meu comentário não era propriamente responder a essa questão colocada, mas sim comentar um facto que tenho assistido cada vez mais enquanto consumidora de conteúdo por parte dos influencers digitais, facto esse que se trata de o seu público-alvo começar a reproduzir o que vê nos influencers que segue, talvez numa tentativa de alcançar, de alguma forma, o sucesso no digital e começando aí o seu percurso como “Micro Influencer”.
    Assim sendo, acaba por se tornar interessante este “loop”, uma vez que o consumidor passa a comprar os produtos aconselhados pelo influencer e, na sua página pessoal, publicita-o perante os seus seguidores, que no início, à partida, serão maioritariamente conhecidos, indo de encontro ao estudo que mencionaste da YOUPIX, onde a família e os amigos encontram-se na liderança como fonte mais importante na decisão de compra. Além disso, os próprios influencers são identificados nesses conteúdos, partilhando-os e dando ao “Micro Influencer” (em ascensão), uma maior visibilidade.

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