Segundo o Joio e o Trigo (2022) “ As redes sociais e a profusão de lives durante a pandemia trouxeram novos desafios para os órgãos fiscalizadores e novas oportunidades para a indústria de bebidas. Com o domínio do sertanejo no mercado fonográfico e no circuito de shows no Brasil, a parceria com estrelas do gênero tornou-se estratégica para a indústria de bebidas, a considerar o grande alcance de público desses artistas e letras que frequentemente abordam o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
A oportunidade de agregar valor em um período em que todas as pessoas estavam reunidas em casa foi uma grande ideia da empresa de bebidas, ao apostar em lives que conseguiam reunir famílias que estavam isoladas em suas moradas para desfrutar de “festas” no conforto de suas casas. Não à toa, as lives começaram a ser mais desejadas após o grande sucesso que obteve logo no início.
De acordo com Exame 2021, “A cerveja ficou entre as três marcas mais faladas do Brasil e gerou o equivalente a 38 milhões de reais em mídia espontânea. Além da reputação, as lives provocaram um aumento de 30% na afinidade do consumidor e resultaram no crescimento de 25% na intenção de compra. Alô, Ambev, nesta você arrasou”.
Como mencionado anteriormente, a ideia da Ambev foi de atacar uma dor de pessoas que estavam obsoletas em casa, sem entretenimento, e oportunizar esse momento nas lives para além de promover a diversão e a lembrança de festas antes da pandemia, realizar o lançamento de produtos/ou serviços de seu catálogo, fomentando a intenção de compras.
Além das lives que foram realizadas na pandemia, a Ambev também utilizou de outros artifícios para se mostrar ativa durante o período. A empresa produziu álcool em gel e e realizou a campanha “Apoie um Restaurante”, que doa dinheiro para estabelecimentos a partir de uma plataforma (INFOMONEY, 2020).
Segundo Ricardo Dias, VP de Marketing da Ambev, em entrevista ao Infomoney “A pandemia não vai mudar o mundo, ela vai acelerá-lo”. As ações de marketing que foram realizadas pela Ambev na pandemia estão associadas a uma necessidade que foi trazida por um momento que o mundo nunca viveu antes, então ele explicou que não existiam manuais ou boas práticas do que fazer ou proporcionar aos nossos clientes naqueles momentos, nós estávamos apenas executando aquilo que acreditávamos que poderia promover conforto e uma experiência para um momento singular da nossa história.
EXAME (2021). Prêmio para a série de lives que quebrou todos os recordes em 2020. Acesso em 19 de maio de 2023, de:
https://exame.com/casual/premio-para-a-serie-de-lives-que-quebrou-todos-os-record es-em-2020/
INFOMONEY (2020). Ambev: “O futuro é o marketing que entretém”, diz Ricardo Dias. Acesso em 19 de maio de 2023, de:
https://www.infomoney.com.br/negocios/ambev-ricardo-dias-fala-sobre-estrategias-d e-marketing-em-tempos-de-coronavirus-em-live-do-infomoney/
INFOMONEY (2020). As visões de marketing da Ambev em tempo de coronavírus.
Acesso em 19 de maio de 2023, de:
https://www.youtube.com/watch?v=TrGHgOYYjEE
O JOIO E O TRIGO (2022). Alô Ambev e a parceria moralmente elástica com estrelas do sertanejo. Acesso em 19 de maio de 2023, de:
https://ojoioeotrigo.com.br/2022/06/alo-ambev-e-a-parceria-moralmente-elastica-co m-estrelas-do-sertanejo/
Olá Marcílio!
ResponderEliminarApesar do interesse inicial da marca AMBEV nestes lives ter sido por motivos comerciais parece-me excelente que no fim de contas consigam com a sua estratégia ter também um impacto importante na saúde mental da sociedade. Num período difícil garantiram às pessoas entretenimento de forma segura e ao mesmo tempo criando um engagement muito importante para a presença da marca no dia a dia do público.
Obrigada!