O caso de sucesso da Havaianas esta diretamente ligado ao processo de reposicionamento da marca. Seus os produtos antigamente eram conhecidos por serem utilizados apenas por trabalhadores e/ou pessoas de classe C em geral. Com o intuito de atingir outros públicos, principalmente na Europa, a empresa precisava mudar essa imagem objetivando expandir seu público e maximizar as vendas do seu negócio (ROCK CONTENT, 2019).
O reposicionamento de marca, (Kotler & Keller, 2013), refere-se ao processo de alterar a percepção e a imagem de uma marca na mente dos consumidores. Reconhecer que as necessidades, e comportamentos dos consumidores mudam ao longo do tempo, assim como o ambiente de mercado em que as marcas operam. Portanto, uma empresa pode optar por reposicionar sua marca para se adaptar a essas mudanças e se destacar no mercado.
Segundo Rock Content (2019) “por meio de pesquisa de mercado, descobriram que na verdade todo mundo usava — mesmo que em casa — o chinelo. Com essa informação, a Havaianas começou a usar o seu conhecido slogan “Todo mundo usa”. Atrelado a isso, a empresa passou a investir no desenvolvimento de produtos de novas cores e modelos, a fim de conquistar o mercado internacional e as classes A e B no Brasil. Tudo isso adicionado a uma comunicação leve, com peças coloridas e muito humor.”
Figura 1: Arte Havaianas
Carnaval 2009 (Retirado
de Maxwell, 2011)
Em Maxwell (2011) “Se por um lado, houve uma diferenciação – a do produto - por outro, ocorreu uma inovação na comunicação – a que rompeu com a noção de sandália de borracha restrita à praia ou a situações e lugares específicos onde era necessário molhar os pés. A partir de então, o olhar sobre o produto se modificou e o comportamento também. A informalidade decorrente do uso de sandálias de borracha passou a ser permitida em mais situações”.
Desde 2003, a marca presenteia cada um dos indicados ao Oscar com sandálias exclusivas. São cinquenta pares de Havaianas, destinados a celebridades indicadas ao prêmio a cada ano. Este tipo de ação promocional vira notícia que, originado da área de relações públicas da empresa, com o trabalho da área de assessoria de imprensa, infestou blogs de comunicação, celebridades e a área da moda. Gerou curiosidade em saber quais tinham sido os “eleitos” que receberam a sandália exclusiva. Inicialmente, a ação fez parte da campanha da empresa para impulsionar as vendas no exterior. Como resultado de celebridades de Hollywood usando a marca, o produto tornou-se ou apresentou-se como “objeto de desejo” e chegou a ser encontrado por até 80 dólares no varejo norte americano.
Figura 2: Participação das Havaianas no Oscar de 2003 (Retirado de Pinterest)
É importante ressaltar que qualquer reposicionamento de marca deve ser baseado em pesquisas de mercado, análise da concorrência e compreensão das compulsórias do público-alvo. Além disso, o reposicionamento da marca deve ser acompanhado de uma estratégia de comunicação de clara e consistente para transmitir a nova mensagem e posicionamento da marca aos consumidores.
Kotler, P., & Keller, K. L. (2013). Administração de Marketing (14th ed.). Pearson.
Maxwell (2011). Estudo de caso: Havaianas, por que todo mundo usa?.
Acesso em 19 de maio de 2023, de: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/21727/21727_6.PDF
Pinterest. Acesso em 19 de maio de 2023, de https://pin.it/24XlZ5D
Rock content (2019). 7 cases de sucesso de marketing para sua empresa se inspirar. Acesso em 19 de maio de 2023, de: https://rockcontent.com/br/blog/cases-de-sucesso-de-marketing/
Olá Marcílio!
ResponderEliminarAchei interessante a forma como a marca desconstruiu de forma leve que o uso das havaianas não se restringia apenas a uma classe mais desfavorecida, quando na verdade era conhecido do senso comum que toda a gente na sua vida privada as usava.
Este reposicionamento de sucesso da marca é um exemplo de como é importante as marcas reinventarem-se e procurarem chegar a outros nichos.
Obrigada pela partilha!
Marcílio, muito obrigada pela partilha.
ResponderEliminarAcredito que a estratégia de comunicação das Havaianas, principalmente no evento do Oscar, dá grande visibilidade à marca, pois é disseminada em websites e outros canais de comunicação. É uma paid media que tem impulsionado a marca e as vendas da empresa.