Fonte: https://espacodearquitetura.com
O metaverso é uma representação do mundo real num espaço virtual onde os utilizadores representados por avatares interagem uns com os outros. Este mundo é criado por realidade virtual e aumentada que combina as funcionalidades de redes sociais, jogos, criptomoedas e NFT’s.
NFT é uma abreviação de Token não fungível. Por outras palavras, significa que estamos perante bens virtuais não fungíveis, ou seja, coisas únicas que não podem ser trocadas ou substituidas por mais nada. Os NFT’s servem como certificados, garantindo a quem os cria ou compra direitos exclusivos sobre a sua singularidade. Para adquirir um NFT, é fulcral confirmar que o seu proprietário o ceda ou venda.
Quem detém e registou o ficheiro digital original não pode impedir que sejam feitas réplicas não autorizadas, mas estas terão, à partida, pouco ou nenhum valor. Os NFT podem ser desenhos, fotografias, ficheiros de som ou qualquer ficheiro digital exclusivo e colecionável.
Recentemente temos vindo a presenciar à corrida das marcas de luxo a acompanhar a tendência de criação de valor com NFTs.
Estes ativos digitais marcam a diferença no relacionamento do cliente com a marca. As grifes encontraram a necessidade de criar linhas exclusivas em formato digital em conjunto com as que já lançavam no mundo físico.
Aqui surge a oportunidade de criar bens de luxo que não consumem matéria-prima e com mão de obra concentrada apenas nos designers e programadores. Portanto, é garantido nestes artigos uma margem de lucro altamente maximizada e sustentável, desaparecem também limitações impostas pelos aspetos práticos do mercado na conceção destes bens.
Está encontrada uma nova estratégia de marketing das marcas de luxo no metaverso. É aproveitado o potencial de satisfazer a necessidade dos utilizadores expressarem a sua personalidade digital equipando os seus avatares com estes artigos únicos.
Proporcionar esta experiência exclusiva ao seus clientes é uma estratégia já utilizada por várias marcas icónicas.
Um caso de sucesso no metaverso é o da marca italiana Gucci. Criou parcerias com empresas do digital, de jogos (Roblox) e de projetos de NFTs (10KTF) para se fazer representar neste mundo com os seus acessórios.
Um bom exemplo de sucesso da marca é o caso da linha “SuperGucci”, um conjunto de NFT’s vendidos pelo grupo Kering no seu website Vault. Parceria com a especialista em brinquedos artísticos, Superplastic. Resultou num volume total de vendas equivalente a 10 milhões de dólares contando com 367 proprietários no metaverso.
Fonte:https://www.highsnobiety.com/
O metaverso abriu mais um canal para o marketing.
É uma porta de entrada para que as marcas continuem vivas, isto é, relevantes no mundo virtual e explorem toda uma nova geração de consumidores.
Referências:
APD. (2022) Estratégias de marketing no metaverso que as empresas estão a usar. Consultado a 27 de Maio de 2023 em https://www.apd.pt/estrategias-de-marketing-no-metaverso-que-as-empresas-estao-a-usar/
CGD. (2022) O que é NFT. Consultado a 25 de Maio de 2023 em https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/o-banco-e-eu/Pages/o-que-e-NFT.aspx
Forbes. (2022) Como as marcas de luxo podem ganhar dinheiro no metaverso. Consultado a 23 de Maio de 2023 em https://forbes.com.br/forbes-tech/2022/01/como-as-marcas-de-luxo-podem-ganhar-dinheiro-no-metaverso/
Latigid. (2022) Marketing no metaverso o futuro da publicidade. Consultado a 25 de Maio de 2023 em https://www.latigid.pt/blog/marketing-no-metaverso-o-futuro-da-publicidade-online
Claudia
ResponderEliminarMuito importante abordagem desse tema que tem muito ainda a ser explorado, onde inicialmente veio forte para o mundo dos games e hoje trata-se de mais uma estratégia de marketing como também uma possibilidade e oportunidade de negócios. Esse ambiente virtual compartilhado, vem cada vez mais a ganhar força e com isso as marcas de luxo tende de facto a marcar seu espaço nesse universo de envolvimento e interação com os consumidores dentro desses ambientes virtuais. Estar conectado as novas tendências, como metaverso, é estratégico para as grandes marcas dos mais diversos segmentos, sem esquecer que, agregar valor à marca é fundamental para manter sua relevância e competitividade no mercado.
Obrigado pela partilha.
Obrigada!
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