quinta-feira, 25 de maio de 2023

Marketing + Humor = Sucesso?

Olá Malta,

Acredito que todos nós recebamos memes e conteúdo virais todos dias através de compartilhamento. E se gostarmos do conteúdo imediatamente já repassamos para alguém do nosso ciclo de amizade. A maioria deles tem algo engraçado.

Como podemos usar esse fenômeno comportamental a nosso favor ????

O humor pode melhorar a comunicação da marca, tornando-a mais cativante e memorável, levando a um maior nível de engajamento e alcance da campanha.

Fonte; Campanha pôneis malditos da Nissan. https://exame.com/marketing/como-nasceram-os-poneis-malditos/

Além disso, incorporar o humor ao branding pode efetivamente estabelecer uma imagem favorável da marca na psique do consumidor.

Ao alinhar a marca com emoções positivas, como alegria e diversão, é mais provável que os clientes desenvolvam uma fidelidade mais forte a ela, traduzindo-se, em última análise, em mais compras.

Na era atual em que as mensagens de marketing nos inundam constantemente, é imprescindível encontrar maneiras de capturar a atenção das pessoas. Ao adicionar humor, é possível diferenciar-se do vasto mar de mensagens de marketing e causar uma impressão duradoura.

Quando se trata de memória, os indivíduos tendem a reter informações que provocam alegria ou diversão. Ampliar a memorabilidade de seu anúncio e aumentar a probabilidade de que as pessoas se lembrem de sua marca.

O humor pode ser uma ferramenta poderosa para criar um vínculo emocional com seu público. Por meio do humor, as pessoas geralmente experimentam emoções positivas, como alegria e felicidade.

Incorporar humor em sua campanha de marketing pode levar as pessoas a associarem sua marca a essas emoções positivas, o que pode ter um impacto duradouro na percepção que têm de sua empresa.

Compartilhar é uma prática comum entre usuários de redes sociais que gostam de compartilhar conteúdo humorístico com seus entes queridos. Se sua estratégia de marketing possuir humor suficiente, ela tem o potencial de se tornar viral nas plataformas de mídia social, ampliando assim o reconhecimento da marca.

O humor é frequentemente utilizado como estratégia de marketing em campanhas publicitárias em vários países, no entanto, existem alguns que são particularmente notáveis ​​por seu uso excepcional de humor, incluindo:

Estados Unidos: no berço do marketing tanto o humor como a chacota é amplamente utilizado.

Reino Unido: o humor britânico é reconhecido mundialmente e diversas marcas o utilizam em suas campanhas.

Brasil :Com certeza o humor faz parte da personalidade da cultura brasileira. A campanha da Head and Shoulders – Joel Santana fala Poroinglês obteve milhões de compartilhamentos. 

Fonte: https://lealtudo.blogspot.com/2013/07/head-shoulders-joel-santana-em-donti.html

Portugal: Várias campanhas viralizaram devido ao uso do humor. A campanha do licor Beirão tornou-se viral e obteve mais de 7,2 milhões de visualizações e mais de 11 mil compartilhamentos nas redes sociais. 

Fonte:oescritorio.net/cara-de-whisky/

Atenção: Nem tudo é piada !!!

É preciso ter cautela ao incorporar humor ao marketing digital, pois o que é divertido para um indivíduo pode não ser para outro. É imperativo levar em consideração o público-alvo da campanha e garantir que o humor seja adequado e inofensivo. O humor pode ser um instrumento potente no marketing digital quando utilizado com sensibilidade e planejamento.

Os riscos mais claros são: ofensas, má interpretação, falta de conexão e cancelamento virtual.

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