Acredito que todos nós recebamos memes e conteúdo virais todos dias através de compartilhamento. E se gostarmos do conteúdo imediatamente já repassamos para alguém do nosso ciclo de amizade. A maioria deles tem algo engraçado.
Como podemos usar esse fenômeno comportamental a nosso favor ????
O humor pode melhorar a comunicação da marca, tornando-a mais cativante e memorável, levando a um maior nível de engajamento e alcance da campanha.
Fonte; Campanha pôneis malditos da Nissan. https://exame.com/marketing/como-nasceram-os-poneis-malditos/
Além disso, incorporar o humor ao branding pode efetivamente estabelecer uma imagem favorável da marca na psique do consumidor.
Ao alinhar a marca com emoções positivas, como alegria e diversão, é mais provável que os clientes desenvolvam uma fidelidade mais forte a ela, traduzindo-se, em última análise, em mais compras.
Na era atual em que as mensagens de marketing nos inundam constantemente, é imprescindível encontrar maneiras de capturar a atenção das pessoas. Ao adicionar humor, é possível diferenciar-se do vasto mar de mensagens de marketing e causar uma impressão duradoura.
Quando se trata de memória, os indivíduos tendem a reter informações que provocam alegria ou diversão. Ampliar a memorabilidade de seu anúncio e aumentar a probabilidade de que as pessoas se lembrem de sua marca.
O humor pode ser uma ferramenta poderosa para criar um vínculo emocional com seu público. Por meio do humor, as pessoas geralmente experimentam emoções positivas, como alegria e felicidade.
Incorporar humor em sua campanha de marketing pode levar as pessoas a associarem sua marca a essas emoções positivas, o que pode ter um impacto duradouro na percepção que têm de sua empresa.
Compartilhar é uma prática comum entre usuários de redes sociais que gostam de compartilhar conteúdo humorístico com seus entes queridos. Se sua estratégia de marketing possuir humor suficiente, ela tem o potencial de se tornar viral nas plataformas de mídia social, ampliando assim o reconhecimento da marca.
O humor é frequentemente utilizado como estratégia de marketing em campanhas publicitárias em vários países, no entanto, existem alguns que são particularmente notáveis por seu uso excepcional de humor, incluindo:
Estados Unidos: no berço do marketing tanto o humor como a chacota é amplamente utilizado.
Reino Unido: o humor britânico é reconhecido mundialmente e diversas marcas o utilizam em suas campanhas.
Brasil :Com certeza o humor faz parte da personalidade da cultura brasileira. A campanha da Head and Shoulders – Joel Santana fala Poroinglês obteve milhões de compartilhamentos.
Ao alinhar a marca com emoções positivas, como alegria e diversão, é mais provável que os clientes desenvolvam uma fidelidade mais forte a ela, traduzindo-se, em última análise, em mais compras.
Na era atual em que as mensagens de marketing nos inundam constantemente, é imprescindível encontrar maneiras de capturar a atenção das pessoas. Ao adicionar humor, é possível diferenciar-se do vasto mar de mensagens de marketing e causar uma impressão duradoura.
Quando se trata de memória, os indivíduos tendem a reter informações que provocam alegria ou diversão. Ampliar a memorabilidade de seu anúncio e aumentar a probabilidade de que as pessoas se lembrem de sua marca.
O humor pode ser uma ferramenta poderosa para criar um vínculo emocional com seu público. Por meio do humor, as pessoas geralmente experimentam emoções positivas, como alegria e felicidade.
Incorporar humor em sua campanha de marketing pode levar as pessoas a associarem sua marca a essas emoções positivas, o que pode ter um impacto duradouro na percepção que têm de sua empresa.
Compartilhar é uma prática comum entre usuários de redes sociais que gostam de compartilhar conteúdo humorístico com seus entes queridos. Se sua estratégia de marketing possuir humor suficiente, ela tem o potencial de se tornar viral nas plataformas de mídia social, ampliando assim o reconhecimento da marca.
O humor é frequentemente utilizado como estratégia de marketing em campanhas publicitárias em vários países, no entanto, existem alguns que são particularmente notáveis por seu uso excepcional de humor, incluindo:
Estados Unidos: no berço do marketing tanto o humor como a chacota é amplamente utilizado.
Reino Unido: o humor britânico é reconhecido mundialmente e diversas marcas o utilizam em suas campanhas.
Brasil :Com certeza o humor faz parte da personalidade da cultura brasileira. A campanha da Head and Shoulders – Joel Santana fala Poroinglês obteve milhões de compartilhamentos.
Fonte: https://lealtudo.blogspot.com/2013/07/head-shoulders-joel-santana-em-donti.html
Portugal: Várias campanhas viralizaram devido ao uso do humor. A campanha do licor Beirão tornou-se viral e obteve mais de 7,2 milhões de visualizações e mais de 11 mil compartilhamentos nas redes sociais.
Fonte:oescritorio.net/cara-de-whisky/
Atenção: Nem tudo é piada !!!
É preciso ter cautela ao incorporar humor ao marketing digital, pois o que é divertido para um indivíduo pode não ser para outro. É imperativo levar em consideração o público-alvo da campanha e garantir que o humor seja adequado e inofensivo. O humor pode ser um instrumento potente no marketing digital quando utilizado com sensibilidade e planejamento.
Os riscos mais claros são: ofensas, má interpretação, falta de conexão e cancelamento virtual.
A minha campanha preferida é a dos pôneis malditos, da Nissan, rsrsrsrs
Qual campanha com foco no humor você se recorda ? Me conta...
Referências:
https://educacaoautomotiva.com/2015/09/23/poneis-malditos-o-comercial-de-carros-mais-lembrado-da-decada/
https://extra.globo.com/esporte/joel-santana-volta-usar-seu-ingles-em-novo-comercial-confira-video-9055879.html
Qual campanha com foco no humor você se recorda ? Me conta...
Referências:
https://educacaoautomotiva.com/2015/09/23/poneis-malditos-o-comercial-de-carros-mais-lembrado-da-decada/
https://extra.globo.com/esporte/joel-santana-volta-usar-seu-ingles-em-novo-comercial-confira-video-9055879.html
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