quarta-feira, 10 de maio de 2023

Marketing de Comunidade Transforma Clientes em Fãs

Olá,

Quem já ouviu falar em marketing de comunidade ?

O marketing de comunidade surgiu como uma estratégia bem-sucedida para aumentar as vendas. Essa abordagem busca formar uma comunidade de clientes dedicados em torno de uma marca que compartilham valores e objetivos semelhantes. Ao fazer isso, a marca pode desenvolver seguidores leais com maior probabilidade de se envolver com a marca e comprar seus produtos.
Para promover uma comunidade próspera, é crucial priorizar a conexão entre seus membros. Quando os indivíduos sentem que fazem parte de uma entidade maior e podem colher benefícios mútuos, todos se beneficiam. Para facilitar esse tipo de ambiente, é essencial que uma marca ofereça conteúdo significativo e estimule a participação ativa dos membros.

O marketing de comunidade oferece inúmeros benefícios, principalmente a capacidade de promover relacionamentos mais fortes e duradouros com os clientes. Ao contrário das táticas de marketing tradicionais que se concentram apenas na venda de um produto ou serviço, o marketing comunitário se esforça para estabelecer um vínculo emocional entre a marca e seus clientes.
Por meio dessa abordagem, os clientes se envolvem nas atividades da marca e se sentem pessoalmente conectados à empresa. A marca pode obter feedback valioso e ideias inovadoras da comunidade. Ao ouvir ativamente seus membros, a empresa tem a chance de reconhecer áreas de refinamento e criar novos produtos ou serviços que atendam especificamente às necessidades de seus clientes.

Para executar uma estratégia de marketing comunitário bem-sucedida, uma empresa deve primeiro estabelecer objetivos e princípios bem definidos. Além disso, é crucial gerar conteúdo que seja pertinente e envolvente para os clientes. Para se conectar efetivamente com a comunidade, é essencial selecionar canais de comunicação apropriados, como fóruns online ou plataformas de mídia social.
Um fator vital a ser considerado é a promoção do envolvimento entre os membros da comunidade, seja por meio de competições, apelos à ação ou pela simples facilitação do discurso. É fundamental participar ativamente dessas conversas, respondendo a perguntas e comentários e oferecendo assistência quando necessário. 

Várias marcas famosas utilizam dessa ferramenta para criar conexão com seus clientes. As mais famosas são:
Apple-Existe uma comunidade gigantesca de usuários que se transformaram em verdadeiros fãs da marca.
Nike - A comunidade começou com o foco em corredores e hoje existem sub comunidades de outros esportes.

Harley-Davidson - Os apaixonados por motocicletas e estradas divulgam o slogan da marca como filosofia de vida; "Todos pela liberdade, liberdade para todos!”

                                           Fonte da imagem  :Revista EBS

Red Bull-A bebida energética patrocina inúmeros eventos de esportes radicais
Lululemon-Suas lojas se transformaram em espaços para os praticantes de yoga e outas atividade.
Coca-Cola -Existem milhares de compartilhamentos de momentos com forte carga emocional relacionada a bebida.
Desenvolver uma estratégia de marketing comunitário pode ser um meio eficaz de aumentar as vendas e cultivar relacionamentos duradouros com os consumidores. O estabelecimento de uma comunidade ativa e envolvida centrada na marca pode fortalecer a presença da empresa no mercado e estabelecer uma base sólida de clientes dedicados.

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Qual comunidade você faz parte ????


Referências;
https://www.communitymanagerschool.com/blog/como-a-nike-faz-marketing-de-comunidade.
https://www.revistaebs.com.br/brand-experience/harley-davidson-brandexperience/

2 comentários:

  1. Lucy,
    Interessante o tema abordado!
    Respondendo à tua questão, eu não pertenço a nenhuma comunidade, mas considero que é uma estratégia interessante para capitalizar vendas. Vivemos de referências, identificamo-nos com uma ou outra tendência, somos seres sociais e isso impõe que nos relacionemos uns com os outros e analogamente com as marcas. O Marketing de comunidade é muito importante para a fidelização do cliente dado que se identifica com o ADN do produto e da Marca, vivenciando gostos e características comuns com os demais elementos e criando laços fortes e duradouros.
    Obrigado pela tua partilha.

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  2. Lucy, muito obrigada pela partilha.
    Realmente, as comunidades das marcas são um importante meio de comunicação online pull, onde os utilizadores podem partilhar informações, conhecimento e opiniões sobre os produtos e/ou serviços. Como mencionado no texto, estas comunidades estabelecem laços entre os utilizadores e, muitas vezes, estes tornam-se verdadeiros defensores da marca. É importante que a marca administre estas comunidades de forma transparente, procurando fornecer respostas honestas quando surgem críticas ao produto e/ou serviço, sempre na busca de soluções, uma vez que a velocidade de propagação das mensagens online requer uma resposta rápida.

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