sexta-feira, 12 de maio de 2023

Marketing Inclusivo: um compromisso com a diversidade !?

O objetivo das campanhas de marketing que giram em torno da ideia de inclusão é defender a diversidade e a inclusão por meio da representação em suas campanhas publicitárias e outros esforços de marketing.
A inclusão pode ser abordada de diversas formas desde a inclusão de pessoas com deficiência até a representação de diversos gêneros, etnias, orientações sexuais e idades.

Imagem: https://cosmeticinnovation

Para construir uma campanha de marketing centrada no conceito de inclusão, a fase inicial de planejamento envolve a compreensão do público-alvo e suas necessidades.É imperativo entender as culturas, tradições e experiências que serão afetados pela campanha e garantir que a mensagem seja clara.


 Imagem: http://www.institutodecegosdabahia.org.br/colabore


Para garantir uma representação autêntica e abrangente do público-alvo, é fundamental contar com uma equipe criativa diversa e inclusiva. Isso permite a infusão de várias perspectivas e experiências no processo criativo, levando a uma campanha que reflete com precisão a diversidade do público-alvo.

Não basta que as campanhas de marketing simplesmente promovam o conceito de inclusão. Eles também devem ser complementados por ações tangíveis que ilustrem a dedicação da empresa à inclusão. Tais ações podem consistir na promulgação de políticas internas que promovam a diversidade e inclusão, ou na defesa de iniciativas que promovam a inclusão entre comunidades e grupos.

Alguns exemplos de campanhas de inclusão que tiveram sucesso:

“Be a Lady They Said" - A revista Girls Girls Girls Magazine lança a campanha ”Be a Lady They Said” estrelada por Cynthia Nixon declamando o um poema de autoria de Camille Rainville 2017 que tem como tema as pressão social que as mulheres sofrem principalmente em relação a beleza e comportamento.

Imagem :You Tube

A campanha “ The Talk” da marca Procter & Gamble
“The Talk” da marca Procter & Gambler aborda o racismo nos Estados Unidos. A Campanha utiliza os dados sobre etnias dos próprios colaboradores da empresa e gerou imensa repercussão, pois fala sobre racismo e como os pais devem orientar os filhos a respeito de discriminação racial.

 Imagem: https://pt.pg.com/igualdade-e-inclusao/

No campo da publicidade, o marketing de inclusão tem sido utilizado em várias campanhas para promover a diversidade e a inclusão. Embora cada campanha tenha um tema único, todas compartilham uma mensagem comum - a importância da inclusão na criação de uma sociedade justa e igualitária.
Por ser um tema delicado algumas campanhas de marketing de inclusão foram, ocasionalmente, consideradas malsucedidas devido à reação negativa e à recepção negativa do público. As razões por trás de tais falhas incluem:
Inautenticidade. Se algo parece artificial ou insincero, o público rapidamente perceberá, levando a um sentimento de desrespeito e manipulação.
Estereotipadas. Se uma campanha utilizar de representações desfavoráveis ​​de determinados grupos, ela pode ser vista como discriminatória ou ofensiva.
A campanha “Kendall Jenner e a Pepsi” gerou tanta repercussão negativa que foi retirada às pressas do ar e a Pepsi teve que vir veio a público pedir desculpas. A campanha foi considerada insensível e inapropriada.

Fonte: Noticias magazine

Quando uma campanha falha em entregar uma mensagem clara ou consistente, pode levar à falta de engajamento ou pior, confusão e desinteresse do público e até cancelamento.
É fundamental garantir que a mensagem transmitida seja de fácil compreensão e não gere confusão, pois isso pode resultar no fracasso de uma campanha.

Resumindo, as iniciativas de marketing que giram em torno do conceito de inclusão visam defender a diversidade e a representação em suas mensagens e ações. Isso, por sua vez, contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e inclusiva. Para atingir esse objetivo, é fundamental compreender os requisitos e demandas do público-alvo, manter uma equipe diversificada e abrangente e fornecer suporte tangível para empreendimentos que defendem a diversidade e a inclusão.

6 comentários:

  1. Olá Lucy, e muitos parabéns pela publicação.
    Como temos vindo a estudar, a resposta correta será um depende! 😉
    Na minha opinião, é difícil generalizar a intenção de todas as marcas em relação à inclusão, pois cada uma pode ter motivações e abordagens diferentes. Mas, em boa verdade, é importante reconhecer que o marketing inclusivo pode ser tanto uma estratégia genuína de valorização da diversidade e inclusão, quanto uma forma de se aproveitar um tema relevante para obter benefícios. Neste sentido, e como como consumidores, devemos analisar as ações e as políticas das marcas de forma crítica, considerando o seu histórico, transparência e consistência.
    Muito obrigado pela partilha!

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    1. Hugo ,
      Eu quem agradeço seu comentário tão valoroso !!
      Concordo com você que sempre temos que ter uma visão critica a respeito das marcas !!!!

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  2. Lucy, agradeço a partilha.
    Respondendo à tua questão, considero que vivemos num mundo de "marcas", obcecado em criar a imagem perfeita e responder a todas as tendências do público alvo, a inclusão já não é tabu, mas é explorada de forma conveniente sendo uma importante ferramenta de marketing.
    Basta olharmos para os outdoors que encontramos na rua e aí podemos materializar o uso da inclusão pelos players do mercado, no entanto é esta imagem que vende, são os consumidores que impõe esta tendência. Oportunismo ou não é certo que estará para ficar.

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    1. Susana, percebo seu ponto de vista. Os padrões de beleza e perfeição existem porquê a sociedade assim os estipulou, mas qualquer mudança no sentido da aceitação da diversidade é bom vinda .Obrigada pelo comentário .

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  3. Lucy
    esse tema acredito ser de extrema importância para sociedade, pois promove a valorização da diversidade e da igualdade. Ao adotar estratégias dessa natureza, as empresas demonstram seu comprometimento com a equidade e criam um ambiente mais acolhedor para diferentes grupos de pessoas. Uma das principais vantagens do marketing de inclusão é a expansão do público-alvo, consequentemente gerar também mais vendas, sem esquecer de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ao adotar uma abordagem inclusiva, as empresas fortalecem a imagem de sua marca.

    Obrigado pela partilha!

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    1. Sim, Marcilio . Uma sociedade justa e igualitária passar pela inclusão em todas as esferas !!!!

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