A inclusão pode ser abordada de diversas formas desde a inclusão de pessoas com deficiência até a representação de diversos gêneros, etnias, orientações sexuais e idades.
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Para construir uma campanha de marketing centrada no conceito de inclusão, a fase inicial de planejamento envolve a compreensão do público-alvo e suas necessidades.É imperativo entender as culturas, tradições e experiências que serão afetados pela campanha e garantir que a mensagem seja clara.
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Para garantir uma representação autêntica e abrangente do público-alvo, é fundamental contar com uma equipe criativa diversa e inclusiva. Isso permite a infusão de várias perspectivas e experiências no processo criativo, levando a uma campanha que reflete com precisão a diversidade do público-alvo.
Não basta que as campanhas de marketing simplesmente promovam o conceito de inclusão. Eles também devem ser complementados por ações tangíveis que ilustrem a dedicação da empresa à inclusão. Tais ações podem consistir na promulgação de políticas internas que promovam a diversidade e inclusão, ou na defesa de iniciativas que promovam a inclusão entre comunidades e grupos.
Alguns exemplos de campanhas de inclusão que tiveram sucesso:
“Be a Lady They Said" - A revista Girls Girls Girls Magazine lança a campanha ”Be a Lady They Said” estrelada por Cynthia Nixon declamando o um poema de autoria de Camille Rainville 2017 que tem como tema as pressão social que as mulheres sofrem principalmente em relação a beleza e comportamento.
Imagem :You Tube
A campanha “ The Talk” da marca Procter & Gamble
“The Talk” da marca Procter & Gambler aborda o racismo nos Estados Unidos. A Campanha utiliza os dados sobre etnias dos próprios colaboradores da empresa e gerou imensa repercussão, pois fala sobre racismo e como os pais devem orientar os filhos a respeito de discriminação racial.
“The Talk” da marca Procter & Gambler aborda o racismo nos Estados Unidos. A Campanha utiliza os dados sobre etnias dos próprios colaboradores da empresa e gerou imensa repercussão, pois fala sobre racismo e como os pais devem orientar os filhos a respeito de discriminação racial.
Imagem: https://pt.pg.com/igualdade-e-inclusao/
No campo da publicidade, o marketing de inclusão tem sido utilizado em várias campanhas para promover a diversidade e a inclusão. Embora cada campanha tenha um tema único, todas compartilham uma mensagem comum - a importância da inclusão na criação de uma sociedade justa e igualitária.
Por ser um tema delicado algumas campanhas de marketing de inclusão foram, ocasionalmente, consideradas malsucedidas devido à reação negativa e à recepção negativa do público. As razões por trás de tais falhas incluem:
Inautenticidade. Se algo parece artificial ou insincero, o público rapidamente perceberá, levando a um sentimento de desrespeito e manipulação.
Estereotipadas. Se uma campanha utilizar de representações desfavoráveis de determinados grupos, ela pode ser vista como discriminatória ou ofensiva.
Fonte: Noticias magazineQuando uma campanha falha em entregar uma mensagem clara ou consistente, pode levar à falta de engajamento ou pior, confusão e desinteresse do público e até cancelamento.Por ser um tema delicado algumas campanhas de marketing de inclusão foram, ocasionalmente, consideradas malsucedidas devido à reação negativa e à recepção negativa do público. As razões por trás de tais falhas incluem:
Inautenticidade. Se algo parece artificial ou insincero, o público rapidamente perceberá, levando a um sentimento de desrespeito e manipulação.
Estereotipadas. Se uma campanha utilizar de representações desfavoráveis de determinados grupos, ela pode ser vista como discriminatória ou ofensiva.
A campanha “Kendall Jenner e a Pepsi” gerou tanta repercussão negativa que foi retirada às pressas do ar e a Pepsi teve que vir veio a público pedir desculpas. A campanha foi considerada insensível e inapropriada.
É fundamental garantir que a mensagem transmitida seja de fácil compreensão e não gere confusão, pois isso pode resultar no fracasso de uma campanha.
Resumindo, as iniciativas de marketing que giram em torno do conceito de inclusão visam defender a diversidade e a representação em suas mensagens e ações. Isso, por sua vez, contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária e inclusiva. Para atingir esse objetivo, é fundamental compreender os requisitos e demandas do público-alvo, manter uma equipe diversificada e abrangente e fornecer suporte tangível para empreendimentos que defendem a diversidade e a inclusão.
Agora me conta:
Achas que as marcas têm uma procuração real com a inclusão ou querem apenas se aproveitar?
Referências:
https://sharethis.com/pt/data-topics/2023/01/2022-inclusive-marketing-campaigns/
https://nerdweb.com.br/noticias/2020/05/marketing-inclusivo-mudancas-de-mentalidade-que-a-sua-marca-pode-fazer.html
https://www.noticiasmagazine.pt/2023/marketing-inclusivo-preocupacao-ou-aproveitamento/historias/284385/
Olá Lucy, e muitos parabéns pela publicação.
ResponderEliminarComo temos vindo a estudar, a resposta correta será um depende! 😉
Na minha opinião, é difícil generalizar a intenção de todas as marcas em relação à inclusão, pois cada uma pode ter motivações e abordagens diferentes. Mas, em boa verdade, é importante reconhecer que o marketing inclusivo pode ser tanto uma estratégia genuína de valorização da diversidade e inclusão, quanto uma forma de se aproveitar um tema relevante para obter benefícios. Neste sentido, e como como consumidores, devemos analisar as ações e as políticas das marcas de forma crítica, considerando o seu histórico, transparência e consistência.
Muito obrigado pela partilha!
Hugo ,
EliminarEu quem agradeço seu comentário tão valoroso !!
Concordo com você que sempre temos que ter uma visão critica a respeito das marcas !!!!
Lucy, agradeço a partilha.
ResponderEliminarRespondendo à tua questão, considero que vivemos num mundo de "marcas", obcecado em criar a imagem perfeita e responder a todas as tendências do público alvo, a inclusão já não é tabu, mas é explorada de forma conveniente sendo uma importante ferramenta de marketing.
Basta olharmos para os outdoors que encontramos na rua e aí podemos materializar o uso da inclusão pelos players do mercado, no entanto é esta imagem que vende, são os consumidores que impõe esta tendência. Oportunismo ou não é certo que estará para ficar.
Susana, percebo seu ponto de vista. Os padrões de beleza e perfeição existem porquê a sociedade assim os estipulou, mas qualquer mudança no sentido da aceitação da diversidade é bom vinda .Obrigada pelo comentário .
EliminarLucy
ResponderEliminaresse tema acredito ser de extrema importância para sociedade, pois promove a valorização da diversidade e da igualdade. Ao adotar estratégias dessa natureza, as empresas demonstram seu comprometimento com a equidade e criam um ambiente mais acolhedor para diferentes grupos de pessoas. Uma das principais vantagens do marketing de inclusão é a expansão do público-alvo, consequentemente gerar também mais vendas, sem esquecer de contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ao adotar uma abordagem inclusiva, as empresas fortalecem a imagem de sua marca.
Obrigado pela partilha!
Sim, Marcilio . Uma sociedade justa e igualitária passar pela inclusão em todas as esferas !!!!
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