terça-feira, 16 de maio de 2023

Marketing social vs Responsabilidade social

Hoje partilho com vocês um acontecimento da semana passada ocorrido no HSJ, o qual vai de encontro às temáticas anteriormente abordadas nas aulas. Como tal cativou a minha atenção ao mesmo tempo que nos elucida também um pouco sobre um dos tipos de marketing, neste caso, o Marketing Social.

O marketing social refere-se à utilização de estratégias de marketing para promover questões sociais, ambientais ou de saúde, em vez de se focar apenas na promoção de produtos ou serviços. Nesse caso concreto, falo-vos do apoio da Super Bock Group às unidades hospitalares do SNS, e aqui ao Hospital São João, que incluiu a oferta de cervejas sem álcool aos profissionais de saúde. Essa iniciativa visa fornecer uma forma de reconhecimento e gratidão aos profissionais que trabalham incansavelmente na linha da frente do sistema nacional de saúde.


Com este gesto, de oferecer cervejas sem álcool, bem como noutros que tem vindo a ter, de apoiar várias unidades hospitalares do SNS, a Super Bock Group demonstra o seu apoio aos profissionais de saúde, incentivando momentos de descontração e relaxamento após longos turnos de trabalho. No entanto, por outro lado, esta ação também pode ser interpretada como um gesto de cuidado com a saúde e bem-estar desses profissionais, promovendo uma escolha responsável ao oferecer uma opção sem álcool.
Em boa verdade, esta estratégia de marketing, que combina o reconhecimento aos profissionais de saúde com a oferta de um produto relacionado à sua área de atuação (cerveja), cria/pode criar uma conexão emocional com o público-alvo e reforçar a imagem positiva da Super Bock Group como uma marca envolvida com a comunidade e com responsabilidade social. Concordam?

Referências:
Marketing Social: Conceito, implementação e casos de sucesso (esolidar.com)
Profissionais do São João recebem homenagem simbólica do Super Bock Group | CHU de São João (min-saude.pt)

1 comentário:

  1. Hugo
    a importância do marketing social reside em sua capacidade de abordar questões sociais relevantes e sensibilizar as pessoas para a adoção de comportamentos benéficos. A ação da Super Bock, temos o reconhecimento dos profissionais de saúde que “travaram uma luta” durante do o período da pandemia, e a consciência das pessoas quanto ao consumo de bebidas alcóolicas. Demostra também como estratégias podem ser utilizadas a buscar se destacar da concorrência, buscar novos público-alvo de maneira mais eficaz, aumentar a visibilidade da marca, construir relacionamentos com novos clientes e, por consequência, aumentar as vendas e fortalecer a marca!

    Obrigado pela partilha!

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