Desde a sua criação, em 2010, o Instagram tornou-se uma das principais redes sociais, contando atualmente com cerca de 2 biliões de utilizadores, sendo a quarta rede social mais popular, atrás do Facebook (2,96 biliões), YouTube (2,53 biliões) e WhatsApp (2 biliões) (dados de abril de 2023). Trata-se de uma plataforma versátil na partilha de conteúdo, contando com várias tipos de publicação (post com fotos e/ou vídeos, stories e reels). Apesar do seu manuseamento ser relativamente acessível e intuitivo, tornou-se cada vez mais difícil que o conteúdo de um utilizador chegue a um maior número de pessoas, não só pelo facto de haver cada vez mais utilizadores a realizar publicações simultaneamente, mas também fruto da evolução e complexidade do algoritmo, que está em constante mudança.
Mas afinal, o que é o algoritmo?
Trata-se do conjunto de processos que o Instagram utiliza para compreender o que os utilizadores gostam. A plataforma utiliza esta informação para mostrar às pessoas mais daquilo de que gostam, prevendo o conteúdo que alguém achará interessante e cativante. Basicamente, procura servir o conteúdo certo às pessoas certas. Ao contrário do que se pensa, não existe só um algoritmo. Cada secção do Instagram - Reels, Stories/Feed e Explore - tem o seu próprio algoritmo.
Começando por uma visão mais abrangente do algoritmo, há certos aspetos que são comuns às várias secções do Instagram:
- Relação entre quem cria e quem vê: Seguem-se mutuamente? Trocam mensagens, deixam comentários? Se interagiram frequentemente com um utilizador específico, é mais provável que vejam o seu conteúdo no futuro.
- Interesse: Um utilizador interage habitualmente com este tipo de conteúdo? Quando o algoritmo reconhece que um utilizador gosta de um tipo ou formato de conteúdo específico, mostra-lhe mais do mesmo.
- Relevância: O Instagram decide o quão "relevante" é cada conteúdo. Isto inclui uma análise se se adequa com as tendências e com o fator tempo (posts recentes são considerados mais relevantes que outros mais antigos).
- Frequência de uso da plataforma: Se um utilizador não abre o Instagram regularmente, apenas verá os conteúdo mais relevante quando decide pesquisar na aplicação.
- Número de utilizadores que uma pessoa segue: Quantas mais contas um utilizador seguir, mais contas competirão por espaço no seu feed.
- Tempo de sessão: Se um utilizador passa pouco tempo na aplicação, provavelmente verá apenas posts da família e amigos, com quem interage mais frequentemente.
- O próprio conteúdo: Número de gostos e comentários? Quando foi publicado? Se é um vídeo, o quão longo é? Foi identificação uma localização, qual?
- Quem o publicou: Quantas vezes um utilizador interagiu com o conteúdo da pessoa que o publicou nas passadas semanas? O quanto interessante acham a pessoa que o publicou?
- Atividade do utilizador: Quantos posts um utilizador gostou, e eram sobre o quê?
- Historial de interação: O quão interessado está um utilizador no conteúdo partilhado por uma conta em particular? Com que frequência comenta essas publicações?
- EVITAR: Publicar demasiado (o Instagram evita mostrar demasiados posts de uma pessoa a utilizadores seguidos), violar as regras da comunidade do Instagram, publicar informação enganosa (ao fazer isto regularmente, o Instagram pode tornar os posts de um utilizador mais difíceis de encontrar).
- Envolvimento (engagement) do utilizador: Quais reels alguém se envolveu recentemente? (i.e., gostos, comentários, partilhas).
- Histórico de interação: Alguma vez interagiste com a pessoa que publicou o reel? Reels servem para alcançar novas pessoas, mas interações passadas também interessam.
- O conteúdo: Que áudio ou musica utiliza? Como é a qualidade?
- O autor: O quão popular é a pessoa que o publicou?
- EVITAR: Reels de baixa resolução, com marca d´água (incluíndo o logo do TikTok), reels sem áudio, com demasiado texto, reels políticos. Deve-se também evitar violar as regras da comunidade do Instagram.
- O próprio conteúdo: O quão popular é um post? O quão rapidamente está a receber gostos, comentários, partilhas e saves?
- Histórico de interação: Caso tenhas interagido com alguém que te aparece na página do Explore, provavelmente vai te aparecer novamente.
- Atividade do utilizador: Que tipos de posts um utilizador gosta, guarda, ou comenta? E como tem interagido ao longo do tempo com a página do Explore?
- Informação sobre a conta que publicou: O quão popular tem sido o seu conteúdo?
- EVITAR: Violar as normas da comunidade do Instagram, nomeadamente evitar mostrar conteúdo potencialmente sensível.
- Equilíbrio na indexação de fotos e vídeos - com a introdução dos Reels, o Instagram focou-se demasiado na componente de vídeo, dando-lhe prioridade ao invés das fotos (o propósito inicial da aplicação). Após vários utilizadores mostrarem o seu desagrado, e inclusive assinarem uma petição, tem havido um esforço por parte dos criadores do Instagram, em tratarem ambos de forma mais igualitária.
- O Instagram vai procurar mostrar constantemente aos utilizadores algo novo, e irá promover conteúdo que inspire o diálogo.
- Conteúdo original estará melhor posicionado que conteúdo já partilhado ou repostado.
Este post oferece uma visão abrangente e informativa sobre o algoritmo do Instagram, abordando os diferentes aspectos que influenciam a exibição de conteúdo na plataforma. Ele explica claramente os principais fatores, como relacionamentos, interesse, relevância e frequência de uso, que determinam a visibilidade do conteúdo para os utilizadores. Além disso, fornece dicas úteis sobre como otimizar os post para alcançar um maior engajamento. A inclusão de exemplos e sugestões de coisas a evitar também é apreciada, pois ajuda os utilizadores a entenderem melhor como o algoritmo funciona. No geral, este post é uma ótima fonte de informação para quem deseja compreender e dominar o algoritmo do Instagram.
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