segunda-feira, 25 de março de 2024

Marketing Sensorial: O papel dos sentidos no e-commerce

No mundo do marketing moderno, onde a concorrência é feroz e a atenção do consumidor é um bem escasso, as marcas estão constantemente à procura de formas inovadoras para se destacarem. Uma abordagem que tem ganho terreno é o marketing sensorial, uma estratégia cujo objetivo é envolver os consumidores através dos sentidos: visão, audição, tato e olfato. Embora seja tradicionalmente associado a lojas físicas e experiências de marca ao vivo, o avanço da tecnologia digital abre novas portas para o marketing sensorial no e-commerce.

A Evolução do Marketing Sensorial

Estudos recentes sugerem que as marcas que conseguem ativar os sentidos do consumidor podem criar memórias mais fortes e emocionais, aumentando a lealdade e a diferenciação no mercado. No ambiente online, isto significa ultrapassar as barreiras físicas e criar experiências de compra impactantes e imersivas.

Visão

Marcas como a Maybelline têm utilizado a realidade aumentada para permitir que os consumidores "experimentem" produtos virtualmente. Desta forma é possível melhorar a experiência visual, mas também ajuda a reduzir a incerteza associada às compras online, aproximando a experiência digital da física.
A música e os elementos sonoros podem ser poderosos em estabelecer um ambiente envolvente e a comunicar a identidade da marca. Empresas como a Mastercard e Visa criaram sons distintivos que são reproduzidos sempre que um pagamento é concluído. Numa pesquisa de consumo feita pela Visa, 81% dos utilizadores disseram que teriam uma perceção mais positiva dos comerciantes que integram estes sinais sonoros. Além disso, foi também reportado que as perceções positivas desta marca aumentaram 14% para os clientes que foram expostos à experiência sensorial.


Tato

Embora recriar a sensação de tato online seja desafiador, o uso da tecnologia háptica permite que os consumidores tenham experiências táteis no mundo digital. As conclusões do estudo de Racat & Plotkina (2023) referem que a presença de feedback tátil influencia o comportamento do consumidor e melhora a experiência de compra online. A Apple incorportou esta tecnologia nos seus dispositivos como o Apple Watch, para criar uma experiência mais satisfatória para os seus utilizadores.

Olfato

Já em 1992, o neurologista Alan Hirsch concluiu a presença de um perfume floral aumentou a intenção de compra dos clientes da Nike em até 84% em relação ao grupo de controlo, o que sugere o cheiro pode ter um efeito poderoso no comportamento do consumidor.
Embora menos comuns no e-commerce, algumas marcas apostam no envio de amostras grátis de perfumes antes da compra, para o cliente poder testar. Outro método é incorporar perfumes característicos nas encomendas, para melhorar a experiência de unboxing.

Conclusão

O marketing sensorial no e-commerce oferece uma oportunidade para as marcas se diferenciarem num mercado cada vez mais competitivo. Ao criar experiências de compra memoráveis e emocionantes, as marcas não só aumentam a satisfação do cliente, mas também constroem lealdade a longo prazo. À medida que a tecnologia continua a evoluir, o potencial para inovação no marketing sensorial é praticamente ilimitado.


Se pensares nas tuas experiências de compra, consegues associá-las a algum destes sentidos?

Fontes:
https://developer.visa.com/pages/visa-sensory-branding; https://www.marketingdive.com/news/visas-sensory-branding-drives-14-gain-in-positive-brand-perception/557235/ https://www.businessnewsdaily.com/3469-smells-shoppers-spend-more.html https://www.linkedin.com/pulse/scent-success-e-commerce-ramun%C4%97-gvozdait%C4%97/
Margot Racat & Daria Plotkina (2023) Sensory-enabling Technology in M-commerce: The Effect of Haptic Stimulation on Consumer Purchasing Behavior, International Journal of Electronic Commerce, 27:3, 354-384, DOI: 10.1080/10864415.2023.2226900

3 comentários:

  1. É muito interessante perceber como a introdução da tecnologia pode, de facto, ser um alicerce ao marketing sensorial. A questão da realidade aumentada (a capacidade de verificarmos se uma roupa nos serve, como fica uma mobília no nosso espaço, como fica uma base no nosso tom de pele), pode ser um forte aliado do e-commerce pois conseguimos perceber se corresponde ou não às nossas expectativas e necessidades no nosso espaço e tempo.
    Sobre as minhas experiências de compra e o marketing sensorial, aquelas que me impactam mais relacionam-se com o olfato: quando uma loja me cheira bem dá-me vontade de permanecer mais tempo. Por exemplo, a Mayoral, consigo identificar o cheiro ainda sem estar na loja. Já a música de algumas lojas (roupa principalmente), por vezes demasiado alta ou acelerada faz-me querer abandonar rapidamente o local. Será este sentimento transversal a qualquer geração?

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  2. Penso que estará mais relacionado com a nossa própria personalidade e gostos individuais. Eu não consigo estar numa loja com música muito animada e alta, deixa-me muito desconfortável. Já o ambiente da Rituals - meia luz, sons calmos e cheiros agradáveis - dá-me vontade de passar lá mais tempo, como tu dizes!

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  3. Destacar os sentidos na experiência online é uma estratégia inovadora que pode realmente diferenciar uma marca num mercado tão competitivo! A integração de novas tecnologias mostra como as empresas estão a procurar envolver os consumidores de maneiras cada vez mais imersivas e interativas. De salientar, também, o início de um percurso também cada vez mais inclusivo.

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