Pequenos sons... grandes marcas!
Quantos de nós, poderíamos identificar algumas marcas sem as vermos? Apenas ouvindo elementos sonoros de alguns segundos? Entretenimento? Estratégia? No marketing poucos são os acasos…
O sound logo, áudio
marca, logo sonoro, é uma ferramenta importante e poderosa no marketing
digital. Representa um som curto (0.5 a 3 segundos) distintivo e é parte integrante da identidade da
marca.
Deixo-vos 2 exemplos que certamente poderiam reconhecer sem as imagens:
Esta identidade sonora tem por objetivo criar uma conexão memorável e emocional com a marca, diferenciando-a das demais, o que faz sentido atendendo ao mercado atual e à concorrência feroz pela atenção do consumidor.
A consistência acústica na gestão da marca melhora a diferenciação, permite o reconhecimento e uma experiência melhorada da marca.
É interessante perceber que o som influencia a percepção da marca - um estudo desenvolvido por Puligagga & VanBergen (2023) conclui que o instrumento utilizado na construção do logo sonoro influencia a percepção de sofisticação e robustez da marca.
De notar que o sound logo é diferente de um jingle (é boca doce é bom é bom é.... / é pudim danone / diga bom dia com Mocambo... e tantos outros 😆) ! A diferença é que um jingle é construído para uma campanha, enquando o sound logo deve ser muito mais inalterável.
Que outros exemplos conhecem? Consideram importante que a marca desenvolva esta identidade sonora? Poderá esta construção ser feita com base em gostos pessoais ou deve basear-se em evidências científicas?
Fontes:
Thuy, D. C., Kiet, P. T., & An, K. T. (2023). The Influence of Brand Sound on Brand Recognition of Vietnamese Consumers. VNU University of Economics and Business, 3(6), 36-36.Puligadda, S., & VanBergen, N. (2023). The influence of sound logo instruments on brand personality perceptions: An investigation of brand ruggedness and sophistication. Journal of Business Research, 156, 113531.
https://www.romerolab.com.br/o-que-e-sound-branding/
Olá, Inês! Achei o teu post muito interessante!
ResponderEliminarAs marcas procuram sempre criar a sua identidade e ter o seu lugar único no mercado. Ao ver os exemplos que mencionaste lembrei-me logo de outros que são inconfundíveis.
Desde logo um som que me remete à infância, como a abertura dos filmes da Universal (https://www.youtube.com/watch?v=2MBhgjlzvOE) ou ainda o som de abertura da Nokia.
É interessante que ao longo das gerações estes sons perdurem e sejam facilmente identificáveis. Assim sendo, acho que as marcas podem e devem apostar nessa estratégia como forma de se tornarem indistinguíveis!
Olá Inês, é muito interessante o teu tema. Lembro-me da várias marcas associarem sons e isso fica na memória das pessoas. Sendo um elemento que diferencia as marcas cria memória. Capta a atenção tal como o teu post. :) e não tem som.
ResponderEliminarOlá, Inês!
ResponderEliminarA sonoridade das marcas é algo muito familiar para as pessoas, desde pequenos cantarolamos sons que ouvimos nos anúncios da televisão.
Achei interessante teres apresentado a diferença entre um jingle e sound logo, uma vez que desconhecia totalmente essa distinção. Acho que esta estratégia é super interessante, pois a audição é um sentido muitas vezes ignorado em detrimento da visão e é também uma excelente forma de chamar a atenção do consumidor.
Ao ler mais sobre este assunto, percebi que também existe uma diferença entre sound branding e music branding. Enquanto sound branding consiste na criação de um som/música original para a marca, de modo que seja reconhecida instantaneamente, por exemplo, através de sound logos, jingles, etc. A music branding está mais relacionada com a escolha de um conjunto de músicas ambiente para lojas físicas, digitais, escritórios de trabalho, etc. de acordo com a personalidade, propósito e valores da marca, de forma a estimular emoções positivas no cliente/trabalhador. Este tema está muito relacionado com outro post neste blog da Rita Caetano que fala sobre marketing sensorial.
Respondendo a uma das tuas questões, recordo-me do sound logo utilizado pela Audi, reproduzido no seguinte link https://www.youtube.com/watch?v=L-LozXbRzBk