O Super Bowl, mais do que uma final de futebol americano, é um evento que atrai milhões de espectadores, não apenas pelo jogo em si, mas também pelos famosos intervalos publicitários. As marcas entram numa corrida pelo anúncio mais criativo e memorável, contudo, esta competição tem um preço altíssimo, sendo o custo estimado de um anúncio com trinta segundos de oito milhões de dólares.
Foi numa tentativa de ganhar esta competição que Kanye West decidiu investir os milhões de dólares previstos para a produção do anúncio em coroas para os dentes, o que o obrigou a ter de gravar o anúncio com o seu próprio telemóvel. Este anúncio tinha o objetivo de promover o site que o artista utiliza para vender a sua marca de roupa "Yeezy".
O vídeo gerou bastante controvérsia, contudo, infelizmente, não foi devido ao carácter estranho e diferente do vídeo. Após o vídeo ser exibido o artista eliminou todos os artigos presentes no site, adicionando uma T-shirt com um design bastante invulgar e um custo de 20 dólares. Deixo aqui a imagem da T-shirt e outra correspondente ao antes e depois da exibição do anúncio.
Fontes:
https://cnnportugal.iol.pt/kanye-west/yeezy/kanye-west-e-uma-nova-polemica-as-suasticas-que-levaram-a-proibicao-do-site-yeezy/20250212/67ac6487d34e3f0bae9a558c
Olá Miguel! Na minha perspetiva o que o Kanye fez foi mais uma declaração pública de identidade, que reforça o seu posicionamento como alguém "fora do sistema", excêntrico e incontrolável. Questionável, mas é branding puro. Ele acabou por usar uma estratégia de buzz marketing. Criou um espetáculo gratuito, com uma ferramenta básica, e um tema descabido mas conseguiu manter-se em destaque continuamente e começou o burburinho entre o público. Apesar de ofensiva, a narrativa visual (os dentes, o tema dos produtos colocados à venda) capta atenção pela estranheza. Gera memes, reposts, vídeos, e centenas de artigos. Tudo isto contribui para o seu alcance e notoriedade. Kanye inverteu a lógica publicitária e optou pelo branding radical. Mas a sua decisão levanta questões sobre as formas de investimento em imagem pública e os limites entre expressão pessoal e estratégias de marketing.
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