segunda-feira, 24 de março de 2025

Control: Marketing sem Tabus

 A Control, uma reconhecida marca de preservativos e produtos de bem-estar íntimo, tem apresentado um grande destaque no mercado, não apenas pela qualidade dos seus produtos, mas também pelas suas estratégias de marketing relacional que cativam os consumidores e promovem a educação sexual de forma aberta e bem-humorada.Com uma abordagem que mistura humor, oportunidade e um toque de irreverência, a marca tem conseguido criar campanhas memoráveis, cativando a atenção do público e reforçando a sua identidade.

Assim, o marketing relacional da Control baseia-se na criação de uma conexão genuína com o objetivo de obter um relacionamento duradouro com o seu público. Em vez de se focar exclusivamente na venda dos seus produtos, a marca procura estabelecer um diálogo contínuo, tratando os consumidores como “amigos próximos”, utilizando referências culturais, tendências virais e interações diretas com os seus seguidores.  

De facto, a publicação "Não é do Dubai, mas nunca esgota" faz um trocadilho com a febre do "chocolate do Dubai" para promover preservativos de chocolate. Esta abordagem, além de “aproveitar” uma tendência viral, associa a Control a temas de desejo e prazer de forma natural e divertida. É um exemplo perfeito de como o marketing relacional pode ser utilizado para aproximar os consumidores e reforçar o posicionamento da marca.

Outro exemplo de como a Control trabalha o marketing relacional é a publicação "Vais ver os cabeçudos?", um post relativo à época festiva do Carnaval, mas com um duplo sentido, levando os consumidores a associarem a marca a momentos de diversão e celebração, sem precisar de recorrer a estratégias invasivas. Estas publicações nas redes sociais fazem com que os seguidores republiquem e promovam a marca, visto que são engraçadas.

Além do humor e da criatividade, a Control também trabalha o marketing educativo. De acordo com Patrícia Coelho, diretora de marketing da marca, a estratégia passa por comunicar temas considerados "malandros" sem cair na vulgaridade. Tal significa abordar a sexualidade de forma aberta, mas sem ser ofensivo ou inapropriado.

Ao utilizar linguagem acessível e conteúdos envolventes, a marca consegue quebrar tabus e incentivar conversas sobre bem-estar sexual de maneira descontraída. A própria utilização de metáforas e trocadilhos nas campanhas contribui para esse efeito, tornando temas sensíveis mais fáceis de serem discutidos.

Ao combinar informação com entretenimento, a Control consegue que os seus clientes fiquem engaged, promovendo comportamentos seguros e conscientes.

A eficácia das estratégias de marketing da Control é evidente nos números. Em seis anos, o número de seguidores da marca no Instagram cresceu de 6.500 para quase meio milhão, alcançando cerca de 11,5 milhões de visualizações mensais. Este crescimento orgânico também se deve ao facto de utilizar temas muito atuais nas suas publicações.

Efetivamente, num setor onde a comunicação pode ser um desafio, a Control mostra que é possível criar campanhas criativas, educativas e que criem engagement sem perder a leveza e a diversão. Afinal, conteúdo divertido pede para ser republicado! 


Fontes:
https://www.noticiasmagazine.pt/2024/os-segredos-das-campanhas-de-marketing-mais-arrojadasfcvfcx/historias/304394/
https://lidermagazine.sapo.pt/patricia-coelho-marketing-director-da-control-como-comunicar-o-que-e-malandro-sem-se-tornar-vulgar/
https://www.instagram.com/controlportugal/?hl=pt

2 comentários:

  1. Olá Inês, ótimo post! Tal como explicaste, o crescimento impressionante da Control nas redes sociais não é fruto do acaso! Este é um excelente exemplo de equilíbrio entre educação e entretenimento, comprovando que é possível quebrar tabus e abordar conteúdos de forma acessível e inteligente. Um simples diálogo autêntico e bem-humorado nas redes sociais pode ser uma poderosa ferramenta de destaque no universo digital!
    Tendo isto em consideração, será que outras marcas de segmentos mais tradicionais poderiam implementar abordagens semelhantes para se aproximarem mais do seu público? Ou será que a formalidade ainda é imprescindível para assegurar a credibilidade em certos setores?

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  2. Alô Alô Inês, de facto este post é bastante interessante. A olhos nus a Control tem sido um exemplo fantástico de como o marketing também pode ser criativo, educativo e leve. A marca consegue abordar temas como a sexualidade de maneira descontraída, sem cair na vulgaridade, o que é uma verdadeira mais-valia. O trocadilho com o "Chocolate do Dubai", por exemplo, é um ótimo exemplo de como aproveitaram as tendências atuais para a mesma conseguir conectar-se com o público de maneira divertida, sem perder a classe.

    As interações nas redes sociais mostram como é que a marca se consegue aproximar dos seus seguidores, tornando-se quase como um "amigo próximo", o que aumenta o engagement e a lealdade à marca.

    Para além disso, a Control também tem sido eficaz na educação sexual, tornando determinadas conversas sobre estes temas mais acessíveis e com menos tabu, estando aliadas ao humor e trocadilhos.

    Ao fim ao cabo, a Control conseguiu criar um conteúdo que não só educa, mas que também diverte, fazendo com que as pessoas compartilhem e se envolvam de forma genuína com a marca.

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