sexta-feira, 21 de março de 2025

Tascas Portuguesas: Entre a Mesa e o Feed

Travessas de alumínio, copinho de vidro, menu no quadro de giz e a conta escrita no papel da mesa - são estas as características de um tasco "à portuguesa".

As tascas portuguesas, normalmente geridas por famílias, refletem a verdadeira cultura popular, sendo um lugar onde a gastronomia local encontra os diversos tópicos de conversa comuns, como o clima, a política ou o futebol. Esta imersão é dificilmente encontrada nos grandes centros urbanos, nos shoppings ou mesmo em restaurantes típicos, sendo uma parada obrigatória para quem quer conhecer Portugal profundamente.

Nos últimos tempos, tem-se assistido a uma popularização crescente destes estabelecimentos, principalmente graças a influencers que frequentam estes sítios, e os avaliam, realçando certas qualidades, como a comida caseira, o ambiente familiar, e os preços honestos (para os dias de hoje). Alguns exemplos destes influencers em Portugal são: Gastropiço, O Tascólogo e O Tasqueiro, que contam com centenas de milhares de seguidores nas redes sociais, nomeadamente no Instagram e no TikTok.




É possível relacionar a atuação destes influencers com alguns conceitos base do influencer marketing:

Autenticidade e Confiança
A transparência e autenticidade do conteúdo faz com que os consumidores o valorizem, transformando a experiência pessoal do influencer numa recomendação implícita em experimentar o produto.

Social Proof
Ao observar figuras influentes, com milhares de seguidores, visualizações e likes, a visitar tascas, os consumidores interpretam esta ação com uma "certificação" de qualidade do produto. A "prova social" atua como um estímulo para que os consumidores queiram viver a mesma experiência, seja por se identificarem com o conteúdo, curiosidade, ou o desejo de pertencer a um grupo que valoriza o ambiente familiar e a gastronomia tradicional.

Influência na Decisão
O caráter emocional e visual destes conteúdos faz com que estes sejam mais persuasivos, fazendo com que o consumidor se identifique com a experiência do influencer e queira replicá-la.

Alcance e Diversificação do Público
Além de atrair o público local, este tipo de conteúdo atrai turistas e estrangeiros que, durante a sua visita, procuram experienciar a cultura e gastronomia popular, sendo uma enorme vantagem do influencer marketing, que amplianda a visibilidade destes estabelecimentos.





O influencer marketing tem-se revelado uma ferramenta poderosa, e este caso não é exceção, tendo em conta que a dimensão destas empresas faz com que o marketing não seja uma prioridade, não sendo feito de maneira propositada - o que traz os influencers, e por consequência, os consumidores, é a busca por algo autêntico e familiar. 

Fontes:
https://run.unl.pt/bitstream/10362/175038/1/TDDM3523.pdf
https://www.winterhalter.com/br-pt/blog-winterhalter/marketing-para-restaurantes-guia-definitivo/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Impacto_cultural_do_TikTok
https://www.portocidadaniaportuguesa.com.br/blog/dicas/tascas-portuguesas
https://descla.pt/conhece-a-historia-das-tascas


2 comentários:

  1. Identifico-me bastante com este post, acompanho todos os youtubers referidos e quando me agrada a sua sugestão gastronómica, guardo na minha lista do maps para visitar mais tarde 😁

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  2. Guilherme, ainda bem que li este post de barriga cheia :)
    De facto, hoje em dia, quando procuramos um lugar para comer bem, recorremos cada vez mais aos meios digitais e às recomendações de influencers. A proximidade que criam faz com que confiemos nas suas sugestões, quase como se fossem amigos a aconselhar-nos. É exatamente por isso que este tipo de marketing se torna tão importante para pequenos negócios, como tascas, que, sem grandes investimentos em publicidade, conseguem atrair novos clientes.

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