sexta-feira, 4 de abril de 2025

A Febre dos Cadernos de Pintar e das Canetas

Nos últimos meses, os cadernos de pintar para adultos e as canetas tanto de álcool como de água tornaram-se uma verdadeira febre, impulsionados pelas redes sociais e pela influência digital. Tornou-se rapidamente num fenómeno viral, levando milhões de pessoas a aderirem a esta nova tendência.

Plataformas como TikTok e o Instagram foram cruciais para essa explosão de popularidade. Influenciadores e criadores de conteúdo começaram a partilhar vídeos relaxantes de pintura, demonstrando técnicas criativas e os efeitos incríveis a partir das canetas de álcool ou água.


Se há algo que a internet faz bem, é criar febres de consumo inesperadas. Depois das air fryers, dos copos Stanley e do produto "PinkStuff" agora são os cadernos de pintar e os marcadores que dominam os carrinhos de compras online.

Produtos como o "Cozy Friends Coloring Book", "Girl Moments Coloring Book", "Fuzzy Hygge Coloring Book", entre outros e os conjuntos de marcadores da Shein, Temu e da Amazon estão a ser vendidos à rapidez da luz. Isto ficou tão viral que agora até parece impossível fazer scroll no nosso feed sem sermos bombardeados com vídeos satisfatórios de pintar.
        
             

                                                                   
Mas porque é que esta febre atingiu-nos tão fortemente?

Primeiro, porque o marketing digital tornou a experiência irresistível. Ver alguém a pintar com estas canetas num caderno super fofo ativa o nosso cérebro de forma a pensar que somos nós a fazer aquilo mesmo.

Segundo, porque o stress e a ansiedade estão em alta, e estas atividades oferecem uma pausa relaxante sem exigir grande habilidade.

Especialistas afirmam que pintar ajuda a reduzir o stress e a promover a atenção plena, tornando-se uma alternativa digital ao consumo excessivo de redes sociais. E se antes todo o digital tinha tendência a afastar as pessoas deste tipo de atividades manuais, agora faz exatamente o contrário.


Qual a lição disto tudo?

No mundo do digital, basta um vídeo ficar viral e, de repente, estamos todos a pintar animais e casinhas com marcadores. Por isso se ainda não foste influenciada/o, ainda dá tempo!


https://newsnetwork.mayoclinic.org/pt/2022/10/27/colorir-faz-bem-para-a-saude/

https://www.amazon.es/shop/helenacoelhooo/list/2S6ZPKH1CAHBE?ref_=aipsflist&fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaaVWo5pGxAX4edyEA_m26Nr2uHFOmlF-6GojeCh_L5eeTDMJDPjEGcd0Bk_aem__hBH_N-W99pEI6IFdcT8bg

https://www.amazon.es/dp/B0D4YLQRMP/ref=cm_sw_r_as_gl_api_gl_i_H1GXGX3CXD56PY1D9ZDK?linkCode=ml1&tag=helenacoelhoo-21&fbclid=PAZXh0bgNhZW0CMTEAAaY1BeXoOzKJFjBjVrBAGInQbPbBL2kPs9d--wnblMwtFabE_6Ou-c2FPl8_aem_iXDWkKUsxEt_EsJNeLbhFg

https://www.tiktok.com/search/video?q=alcoolcolorpen&t=1743704962067

1 comentário:

  1. Gabriela, de facto é curioso interessante como os meios digitais influenciam muito facilmente as pessoas a aderirem a atividades que estão na moda. O mais curioso é que essas mesmas atividades tanto têm o poder de nos afastar dos ecrãs, dando-nos vontade de as experimentarmos, como também nos podem "colar" ainda mais, por serem vídeos satisfatórios e relaxantes.
    No fundo, o ideal é encontrarmos algo que nos permita equilibrar o mundo digital e o real.

    ResponderEliminar