Plataformas como TikTok e o Instagram foram cruciais para essa explosão de popularidade. Influenciadores e criadores de conteúdo começaram a partilhar vídeos relaxantes de pintura, demonstrando técnicas criativas e os efeitos incríveis a partir das canetas de álcool ou água.
Se há algo que a internet faz bem, é criar febres de consumo inesperadas. Depois das air fryers, dos copos Stanley e do produto "PinkStuff" agora são os cadernos de pintar e os marcadores que dominam os carrinhos de compras online.
Produtos como o "Cozy Friends Coloring Book", "Girl Moments Coloring Book", "Fuzzy Hygge Coloring Book", entre outros e os conjuntos de marcadores da Shein, Temu e da Amazon estão a ser vendidos à rapidez da luz. Isto ficou tão viral que agora até parece impossível fazer scroll no nosso feed sem sermos bombardeados com vídeos satisfatórios de pintar.
Mas porque é que esta febre atingiu-nos tão fortemente?
Primeiro, porque o marketing digital tornou a experiência irresistível. Ver alguém a pintar com estas canetas num caderno super fofo ativa o nosso cérebro de forma a pensar que somos nós a fazer aquilo mesmo.
Segundo, porque o stress e a ansiedade estão em alta, e estas atividades oferecem uma pausa relaxante sem exigir grande habilidade.
Especialistas afirmam que pintar ajuda a reduzir o stress e a promover a atenção plena, tornando-se uma alternativa digital ao consumo excessivo de redes sociais. E se antes todo o digital tinha tendência a afastar as pessoas deste tipo de atividades manuais, agora faz exatamente o contrário.
Qual a lição disto tudo?
No mundo do digital, basta um vídeo ficar viral e, de repente, estamos todos a pintar animais e casinhas com marcadores. Por isso se ainda não foste influenciada/o, ainda dá tempo!
https://newsnetwork.mayoclinic.org/pt/2022/10/27/colorir-faz-bem-para-a-saude/
https://www.tiktok.com/search/video?q=alcoolcolorpen&t=1743704962067
Gabriela, de facto é curioso interessante como os meios digitais influenciam muito facilmente as pessoas a aderirem a atividades que estão na moda. O mais curioso é que essas mesmas atividades tanto têm o poder de nos afastar dos ecrãs, dando-nos vontade de as experimentarmos, como também nos podem "colar" ainda mais, por serem vídeos satisfatórios e relaxantes.
ResponderEliminarNo fundo, o ideal é encontrarmos algo que nos permita equilibrar o mundo digital e o real.