Empresas como Firmoo, Warby Parker e Ray-Ban adotaram sistemas inovadores de realidade aumentada permitindo a todos os clientes experimentar os modelos de óculos virtualmente através da câmara dos telemóveis ou até mesmo do computador. Estes sistemas permitem detectar a estrutura do rosto de cada utilizador de forma a aplicar com precisão o modelo escolhido, simulando fielmente o tamanho e o estilo de cada óculo.
Esta tecnologia permite uma pré-visualização extremamente realista, o que aumenta significativamente a confiança na compra e diminui possíveis dúvidas relativamente a todo este processo de compra online sem saírem do seu conforto.
Além da conveniência, os dados mostram que este tipo de ferramentas têm um impacto direto nos resultados das marcas. Segundo Tudonumclic, a introdução da realidade aumentada no e-commerce apresenta vários benefícios como: o aumento das taxas de conversão, redução nas devoluções, aumento da fidelização e envolvimento dos clientes e diferenciação da concorrência.
Para além disto, algumas plataformas também estão a integrar a inteligência artificial, que, combinada com a realidade aumentada, pode sugerir modelos personalizados com base no formato do rosto ou até no histórico de preferências do utilizador. Isto torna a experiência não só interativa, mas também inteligente, o que possibilita o aumento de vendas e, simultaneamente, a satisfação dos clientes.
Tal como o Simulador Virtual da L’Oréal transformou a maquilhagem online numa experiência tangível, os óculos virtuais não ficam atrás nesta revolução digital, democratizando assim o acesso a experiências personalizadas, mesmo para quem está a comprar a partir de casa.
Fontes:
https://www.firmoo.pt/discount-glasses.html
https://www.ray-ban.com/portugal/sunglasses/RB2197elliot-preto/8056597625883
https://www.prooptica.pt/realidade-aumentada-o-novo-normal-na-experiencia-de-compras/
https://tudonumclic.pt/realidade-aumentada-transformando-a-experiencia-de-compra-no-comercio/
https://www.inovadigital.eu/pt/como-esta-a-inteligencia-artificial-a-transformar-o-ecommerce/
Sem comentários:
Enviar um comentário