Se há uma marca que vende motivação, estilo de vida e superação, além dos seus produtos, essa marca é a Nike.
Assim, o slogan da Nike - “Just Do It” - não fala de
produtos, mas sim de ação e motivação, logo faz com que a marca simbolize
esforço e sucesso, criando conexões emocionais com os consumidores.
Além disto, a Nike não contrata apenas influenciadores, mas
constrói narrativas com grandes nomes do desporto. Michael Jordan e Cristiano
Ronaldo são exemplos de atletas que não só usam Nike, mas também incorporam a
mentalidade da marca. Também o facto de fazer parcerias com artistas, como o
Travis Scott, transforma os seus produtos ainda mais desejados, criando uma
sensação de exclusividade e aumentando a procura.
A Nike também investe em inovação e na melhoria da
experiência dos utilizadores. Um exemplo disto é a plataforma Nike By You, que
permite personalizar sapatilhas.
Outro grande trunfo da Nike no marketing digital é o
Nike+ Run Club (NRC), uma aplicação que vai mais além de apenas registar
corridas dos clientes, ou seja, cria uma comunidade de corredores. Também
oferece treinos personalizados e desafios interativos, fazendo com que os
utilizadores se conectem com treinadores e também atletas profissionais, vendendo
aos consumidores um estilo de vida ativo e motivador. No Nike+ Run Club também
está presente o gamification, algo que faz com que os utilizadores
fiquem mais engaged com a marca, incentivado assim a determinação e
consistência nos treinos, através de desafios, estatísticas da sua performance
e também recompensas digitais.
Desta forma, este tipo de estratégia fortalece a lealdade à marca, criando uma relação duradoura com os consumidores. A Nike criou uma comunidade e os consumidores querem fazer parte dela.
E vocês, acreditam que outras marcas também poderiam adotar
esta estratégia de transformar os seus clientes em membros de uma comunidade?
Aqui está uma excelente análise!
ResponderEliminarA Nike conseguiu, efetivamente, criar uma verdadeira cultura em torno do seu nome.
Quando pensamos na marca, não a vemos como uma mera loja de sapatilhas e artigos de desporto, mas sim como um símbolo de motivação, objetivos e superação. Na verdade, existe uma grande proximidade com a identidade e os valores da marca, alcançada pela combinação estratégica entre storytelling, experiências personalizadas e figuras estimulantes.
A construção de uma comunidade, que fortalece o sentimento de pertença à marca, é uma prática que pode ser aplicada em diversos setores. A estratégia vai muito além da venda de um produto, trata-se de proporcionar uma experiência, um propósito, um sonho, ou um estilo de vida.
Também se coloca uma questão: como podem as marcas garantir que esse sentimento de pertença é genuíno e não apenas uma estratégia comercial?