quinta-feira, 3 de abril de 2025

Nike: Mais do que sapatilhas, um estilo de vida

 Se há uma marca que vende motivação, estilo de vida e superação, além dos seus produtos, essa marca é a Nike.

Assim, o slogan da Nike - “Just Do It” - não fala de produtos, mas sim de ação e motivação, logo faz com que a marca simbolize esforço e sucesso, criando conexões emocionais com os consumidores.

Além disto, a Nike não contrata apenas influenciadores, mas constrói narrativas com grandes nomes do desporto. Michael Jordan e Cristiano Ronaldo são exemplos de atletas que não só usam Nike, mas também incorporam a mentalidade da marca. Também o facto de fazer parcerias com artistas, como o Travis Scott, transforma os seus produtos ainda mais desejados, criando uma sensação de exclusividade e aumentando a procura.


A Nike também investe em inovação e na melhoria da experiência dos utilizadores. Um exemplo disto é a plataforma Nike By You, que permite personalizar sapatilhas.

Outro grande trunfo da Nike no marketing digital é o Nike+ Run Club (NRC), uma aplicação que vai mais além de apenas registar corridas dos clientes, ou seja, cria uma comunidade de corredores. Também oferece treinos personalizados e desafios interativos, fazendo com que os utilizadores se conectem com treinadores e também atletas profissionais, vendendo aos consumidores um estilo de vida ativo e motivador. No Nike+ Run Club também está presente o gamification, algo que faz com que os utilizadores fiquem mais engaged com a marca, incentivado assim a determinação e consistência nos treinos, através de desafios, estatísticas da sua performance e também recompensas digitais.



Desta forma, este tipo de estratégia fortalece a lealdade à marca, criando uma relação duradoura com os consumidores. A Nike criou uma comunidade e os consumidores querem fazer parte dela.

E vocês, acreditam que outras marcas também poderiam adotar esta estratégia de transformar os seus clientes em membros de uma comunidade?


1 comentário:

  1. Aqui está uma excelente análise!
    A Nike conseguiu, efetivamente, criar uma verdadeira cultura em torno do seu nome.
    Quando pensamos na marca, não a vemos como uma mera loja de sapatilhas e artigos de desporto, mas sim como um símbolo de motivação, objetivos e superação. Na verdade, existe uma grande proximidade com a identidade e os valores da marca, alcançada pela combinação estratégica entre storytelling, experiências personalizadas e figuras estimulantes.
    A construção de uma comunidade, que fortalece o sentimento de pertença à marca, é uma prática que pode ser aplicada em diversos setores. A estratégia vai muito além da venda de um produto, trata-se de proporcionar uma experiência, um propósito, um sonho, ou um estilo de vida.
    Também se coloca uma questão: como podem as marcas garantir que esse sentimento de pertença é genuíno e não apenas uma estratégia comercial?

    ResponderEliminar