Hoje em dia, a ASOS estendeu a sua atividade muito para além de reproduções do estilo das celebridades, tornando-se líder no mundo da moda digital, com quase 20 milhões de utilizadores ativos, sobretudo millennials. Ainda assim, a lógica “As Seen On Screen” mantém-se, mesmo que reinventada…
Seguindo outras "visual search tools" como a Pinterest Lens ou a Screenshop, apoiada por Kim Kardashian, a ASOS lançou a funcionalidade StyleMatch. Quando o utilizador faz upload de uma foto de um outfit ou visual usado por uma celebridade, influencer ou simplesmente alguém desconhecido que viu na rua, numa revista ou numa rede social, a StyleMatch devolve em poucos segundos resultados semelhantes a partir de uma base de 85,000 artigos que podem ser adquiridos na ASOS a preços bem mais convidativos do que os sugeridos pela Screenshop. Cerca de 30% das pesquisas do Google são por imagens, 80% dos contactos da ASOS com clientes são feitos via mobile, assim como 70% das encomendas. Apesar de estas "visual search tools" já existirem (como o Google Lens Style Match), esta é uma das primeiras detidas por uma loja online, a par com o eBay. Um verdadeiro "Shazam para moda"...
- Perguntar à “Alexa o que acha do nosso look e obter dicas de styling
- Comparar diferentes outfits e descobrir o que nos fica melhor com o Style Check
- Refrescar o look com novos itens que combinem com os que já existem no armário
Fontes:
Apesar de conhecer a ASOS há já algum tempo e ser pontualmente consumidora da loja, desconhecia tanto o propósito por detrás da sua criação como a existência da funcionalidade de StyleMatch, que considero uma mais-valia para evitar aquelas situações em que perdemos imenso tempo a correr inúmeros sites à procura de uma determinada peça pela qual nos "apaixonámos" e muitas vezes terminamos essa pesquisa sem sucesso nenhum.
ResponderEliminarRelativamente à Amazon Echo Look, parece-me uma ferramenta ainda mais interessante para evitar os tão típicos "não tenho nada para vestir" (essencialmente das mulheres) simplesmente por não sabermos como conjugar as peças que já temos no nosso armário, e que nos levam por vezes a gastar dinheiro em novas peças das quais se calhar não precisávamos assim tanto no armário.
Muito obrigada por esta partilha, professora! Irei certamente pesquisar mais sobre estas ferramentes.