segunda-feira, 18 de março de 2019

Publicidade indesejada com fim à vista?

Não é novidade para ninguém que as publicidades sugeridas nos motores de busca se aproximam cada vez mais do utilizador em questão. Isto funciona através da recolha de dados online relativos a cada indivíduo, e a plataforma por si só faz aproximar os anúncios com as necessidades pessoais de cada um, melhorando a experiência tanto do utilizador como também das empresas que chegam mais  facilmente ao seu público alvo.


Mas este trabalho passa igualmente por eliminar conteúdo potencialmente indesejado. Só em 2018, o Google removeu mais de 6 milhões de anúncios fraudulentos por dia, um total de 2,3 mil milhões de anúncios ao longo do ano. É um valor 28% mais baixo do que em 2017, em parte devido a maiores restrições no tipo de publicidade que o Google autoriza.

A estratégia passa por desviar o foco de anúncios específicos para os utilizadores responsáveis por esses mesmos anúncios. Em 2018, foram bloqueadas quase um milhão de contas de anúncios publicitários, quase o dobro do valor de 2017.

O phishing (atacantes disfarçam-se de entidades legítimas, como bancos, para enganar utilizadores e levá-los a fornecer dados confidenciais) e anúncios, disfarçados de notícias falsas para levar os utilizadores a clicar neles, continuam a ser um problema.

Qual é a vossa opinião? Sentem que estes esforços de aproximar a publicidade do utilizador e eliminar conteúdo indesejado estão a ter resultado?

Fontes:
https://support.google.com/adspolicy/answer/143465?hl=en
https://www.publico.pt/2019/03/14/tecnologia/noticia/google-removeu-23-mil-milhoes-anuncios-2018-1865371?fbclid=IwAR0hGd2mzrZoL6-ftBANBKkHzlt8mFIFKVWSKmBsdCjM78uptfeDWHDbDFc

2 comentários:

  1. Realmente, é interessante a forma como se tem contornado a situação dos anúncios indesejados, e considero que está realmente a existir uma aproximação entre as publicidades/anúncios sugeridos e o utilizador, conseguindo assim eliminar conteúdo com o qual o consumidor não tem qualquer ligação. Ainda assim, e falando por experiência própria, é “preocupante” (tornando-se até assustador!) a quantidade de anúncios publicitários que aparecem em todos os nossos aparelhos eletrónicos imediatamente após a pesquisa sobre um determinado assunto num dos nossos dispositivos.
    Além disto, considero ainda que existe algum trabalho no sentido de eliminar e/ou reduzir os anúncios que aparecem ao clicar em alguns links aquando de uma pesquisa no google.

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  2. Odeio ser obrigada a ver anúncios publicitários! Quando vemos televisão, temos a opção de mudar de canal quando a publicidade começa. Na internet isso já não é possível (a não ser utilizando Ad Blocks): estamos constantemente a ser bombardeados com informação comercial...

    A verdade é que esta nova filtragem pode tornar a experiência menos desagradável. No entanto, surgem algumas questões de privacidade. Este filtro é feito com base na acumulação de dados nossos... Pesquisa "Google Is Listening To Everything We Say" e assusta-te!

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