segunda-feira, 27 de maio de 2019

Se é caro, é bom! Marketing rude ou uma chamada de atenção?





Em novembro, a Payless, uma marca americana que vende calçado a retalho e a preços bastante acessíveis, pregou uma partida a um grupo de 60 influencers. A marca organizou um evento numa loja falsa a que deram o nome de "Palessi" e onde colocaram à venda os seus sapatos por mais de 640$ e que habitualmente custam à volta de 20$.

Com esta campanha, a marca queria reforçar a ideia, num tom provocativo, de que os seus produtos estão a par das tendências e, ainda assim, são vendidos a um preço acessível. Doug Cameron, o Chief Creative Officer, referiu que seria uma experiência social que poderia desafiar a atual cultura de influência do mundo da moda e que existem determinados padrões culturais que podem alterar o valor percebido de "quase tudo". Foram dadas várias pistas sociais e visuais (do ambiente físico, por exemplo) aos consumidores  e isso fez com que os produtos fossem vistos como de luxo.


Imagem relacionada


Mas porque resultou?

O preço é um posicionamento
Coisas baratas são automaticamente vistas como tendo má qualidade e, muitas vezes, a própria qualidade do produto não é avaliada.

O branding é poderoso
Os preços, a loja decorada como uma loja de luxo e o próprio nome "Palessi" fizeram com que a marca se posicionasse numa questão de segundos no mercado de luxo.


No final desta experiência social, o valor que pagaram pelos sapatos foi devolvido. Mas será que estamos a perder a nossa capacidade para avaliar a qualidade de um produto e não nos conseguimos abstrair de algumas variáveis?


https://www.cbsnews.com/news/payless-sold-discount-shoes-at-luxury-prices-and-it-worked/
https://www.vox.com/the-goods/2018/11/30/18119773/payless-shoesource-fake-luxury-store-hoax-branding
https://tc-creatives.com/paylesss-palessi-demonstrates-the-power-of-brand-positioning/

1 comentário:

  1. Cada vez mais se tem perdido a noção sobre o que é realmente de boa qualidade. Muitas das vezes preço não é qualidade! Mas acabamos por ser tão influenciados, sobretudo nas redes sociais, por pessoas/influencers ou marcas a utilizar produtos extremamente caros estando estes associados a uma hierarquia superior. Acabamos por pagar a marca e não a qualidade..
    Esta experiência social veio mostrar isto mesmo.. o quão fácil é "enganar" o consumidor. E por vezes o quão facilmente nos deixamos enganar!! Basta haver uma loja mais luxuosamente decorada, um estrangeirismo no nome e estamos conquistados!!
    É melhor andarmos mais atentos ao que se passa à nossa volta.. assim podemos escapar a este tipo de estudo social que ocorre diariamente nas nossas escolhas.

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