quarta-feira, 13 de maio de 2020

O engagement dos influenciadores portugueses

A Brinfer, uma plataforma que analisa dados relativamente ao Instagram, lançou estes dias a lista dos influenciadores portugueses com mais engagement a nível nacional (dados analisados desde o dia 14 de janeiro de 2020 até ao dia 12 de fevereiro de 2020).

Para ter engagement, não basta ter muitos seguidores, é necessário haver interações entre esses seguidores e o dono da página, ou seja, para serem consideradas contas com elevado engagement é preciso haver um considerável número de gostos e de comentários. Atualmente, o Instagram é uma das redes socais mais utilizadas pelos famosos para interagirem com o seu público, para mostrarem o seu dia-a-dia, divulgarem o seu trabalho e as coisas de que mais gostam.

Ao longo desta lista podemos encontrar apresentadores/as, jogadores de futebol, atrizes/atores, youtubers, comediantes, bloguers, entre outros, sendo que os primeiros lugares são ocupados por pessoas como: Cristiano Ronaldo, Cristina Ferreira, Sara Sampaio e Rita Pereira.


Olhando para os números apresentados neste relatório, percebemos que não é à toa que cada vez mais as marcas recorrem a estes influencers de forma a publicitar os seus produtos e alcançar novos públicos. Podemos ver o caso da parceria entre o CR7 e a Nike, a Rita Pereira e a Prozis, a Cristina Ferreira e a L'Oréal, entre outros.


Podem consultar a referida lista aqui.

1 comentário:

  1. Olá, Gabriela!

    De facto, a estratégia de utilização de influencers pelas marcas para promoção dos seus produtos é cada vez mais comum. Não obstante, é bastante paradoxal que consideremos estas opiniões como mais úteis ou relevantes para nós (enquanto consumidores) em detrimento de feedback feito por anónimos que não foram pagos por marcas e que, portanto, não têm quaisquer incentivos adicionais (para lá da informação pela informação) para promover a marca X ou Y.

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