No universo digital, onde captar a atenção dos utilizadores é cada vez mais desafiante, a Leroy Merlin está a dar que falar com uma campanha publicitária inesperada: LEROY MERLundies.
Sim, é verdade, uma linha aparentemente "fictícia" de cuecas.
A campanha divulgada nas redes sociais, com principal destaque no Instagram
e Youtube, publicita os "boxers para toda a obra". O conceito é básico,
uns boxers de cintura subida desenhados para assegurar mais conforto e
discrição em qualquer tipo de obra. O produto foi pensado tanto para clientes
profissionais da Leroy Merlin, como para os clientes de pequenos projetos e DIYs.
Mas, então, qual é o objetivo da Leroy Merlin? Como explicado num
comunicado oficial, o propósito é que "quem se dedica aos seus projetos o
possa fazer com liberdade de movimentos, sem preocupações adicionais, e
mostrando só o seu talento”. Sim, mostrando apenas o seu talento, e
nunca mais a sua "fenda", como explicado num Post no Instagram
da marca.
Os vídeos da campanha, que andam a circular nas redes, foram gravados num
tom divertido, impremeditável e até dramático. Pode parecer despropositado, mas
é certo que se trata de uma campanha muito perspicaz, e com um devido
propósito. Certamente, a marca não procura adicionar um produto desajustado à
sua gama de artigos de bricolage e casa, mas sim corroborar que a marca oferece
soluções para qualquer desafio ou contratempo doméstico.
O tom humorístico ditou a popularidade da campanha, e gerou a partilha da mesma
nas redes sociais. Numa rápida análise às interações no Instagram oficial da
marca, vemos que a campanha alcançou mais utilizadores do que o esperado,
comparativamente a publicações anteriores. De facto, uma das publicações da
campanha conta com mais de um milhão e setecentas mil visualizações, e sessenta e
quatro mil gostos registados num dia.
O mais recente
caso da Leroy Merlin evidencia, mais uma vez, que quem atreve-se a sair da
caixa tem maior hipótese de conquistar a atenção do público digital. A marca
não só lançou um conceito totalmente inesperado, como alinhou-o à sua visão e
valores de forma orgânica e cativante.
Na verdade, os boxers “fictícios”, estão disponíveis na loja de Alfragide, mas
limitados ao stock existente. Tal como dito pela marca, "os nossos olhos
agradecem"!
Fontes:
https://www.instagram.com/leroymerlinpt/reel/DHoCGz5NFnR/
https://pmemagazine.sapo.pt/leroy-merlin-lanca-boxers-para-toda-a-obra/
https://www.youtube.com/watch?v=uOgDuFATNgA
Olá Inês, post muito interessante! A campanha da Leroy Merlin, com os "boxers para toda a obra", é de facto um excelente exemplo de como o humor pode ser uma poderosa ferramenta de marketing. A ideia é original e surpreendente, e foi realmente uma maneira inteligente de associar um produto simples a algo tão quotidiano como a bricolage, mas com um toque de descontração.
ResponderEliminarO tom leve da campanha também reflete uma tendência cada vez mais comum nas marcas, de tentarem conectar-se com o público de uma forma mais informal e autêntica, especialmente nas redes sociais.
No geral, acho que a campanha gerou o impacto desejado, e sem dúvida criou uma boa conversa e interações nas redes sociais. Uma excelente jogada para atrair atenção de forma criativa!
Olá, Inês! Excelente post.
ResponderEliminarA campanha LEROY MERLundies é uma excelente combinação de marketing aliado ao humor, algo que muitas marcas ainda hesitam em explorar. Ao transformar uma situação quotidiana – a famosa “fenda” à mostra em situações de obras – numa oportunidade de comunicação criativa, a Leroy Merlin conseguiu captar a atenção do público de forma envolvente e natural.
Além disso, o facto de os boxers estarem realmente disponíveis na loja de Alfragide, cria um elo tangível entre a brincadeira e a experiência do consumidor.
Mas a questão que fica é: até que ponto campanhas humorísticas e inesperadas podem ser uma estratégia de longo prazo para marcas mais tradicionais? Será que o público se manteria envolvido se este tipo de comunicação fosse constante? Ou o fator surpresa é o que realmente faz a diferença?
Este é um ótimo exemplo de como o humor e a criatividade podem transformar uma simples campanha de marketing num sucesso viral! A Leroy Merlin conseguiu captar a atenção do público ao associar um problema comum da bricolage a "fenda" indesejada a uma solução inesperada e divertida.
ResponderEliminarAlém do impacto nas redes sociais, esta abordagem reforçou a identidade da marca de forma memorável, mostrando que reconhece realmente as necessidades do seu público comunicando assim de forma autêntica.