Quando pensamos nas melhores ações publicitárias nacionais do ano passado, que anúncios nos surgem logo na cabeça? Muito provavelmente um dos que estão no Top 3 do estudo "Publivaga" da Marktest, com base as métricas "recordação", "agrado" e "eficiência".
O estudo em questão abrangeu os principais setores em Portugal: bancos, lojas de eletrónica/informática/eletrodomésticos, seguradoras, super/hipermercados e telecomunicações e concluiu que, em 2021, foram exibidos na televisão nacional cerca de 400 anúncios. Os super/hipermercados representam a maior fatia deste número, na ordem dos 40%.
Ao longo de todo o ano passado, o "Publivaga" analisou a recordação de publicidade das respetivas marcas e anúncios. Para cada anúncio de televisão, o estudo avalia a sua recordação comprovada (impacto), assim como o agrado suscitado, aos quais se acrescentam o investimento publicitário e os GRP's obtidos (audiência da publicidade).
Os três anúncios com os melhores resultados em cada uma das três métricas são: "Quem trouxe foi o Pingo Doce" (métrica "recordação"), "Começar de novo", da Vodafone (métrica "agrado") e "Nova casa - Ana Guiomar e Diogo Valsassina", também da Vodafone (métrica "eficiência").
Lembram-se bem destes anúncios ou precisam de os rever? Quem é que na altura do Natal do ano passado não cantava "Quem trouxe, quem trouxe, foi o Pingo Doce"?
"Quem trouxe foi o Pingo Doce"
"Começar de novo"
"Nova casa - Ana Guiomar e Diogo Valsassina"
Qual foi o vosso preferido de 2021? Algum destes ou outro que não está neste Top 3?
Fontes:
Olá Ana!
ResponderEliminarDe facto, estes anúncios publicitários abonam a favor da marca muito pelo facto de apelarem ao lado emocional do consumidor. Captam com mais facilidade a atenção (escassa) do consumidor dos dias de hoje, uma vez que desperta a curiosidade através das métricas que referiste: "recordação", "agrado" e "eficiência". Como já tivemos oportunidade de abordar nas aulas, principalmente na época natalícia, já todos nós esperamos ver anúncios de marcas como a Coca Cola, Pingo Doce, Vodafone, entre outras, que apelam ao sentimento através de uma pequena história. Isto potência o "consumer engagement" e torna a marca mais relacionável.
Sem dúvida de que o que fica "mais no ouvido" é o anúncio do Pingo Doce :)
É verdade, sem dúvida que apela ao interesse do consumidor e deixa no mesmo uma memória afetiva e que muitas vezes perdura no tempo. Não posso deixar de relembrar a adaptação da música infantil da autoria do José Barata Moura "Joana, come a papa", popularizado do anúncio da Nestlé das papas CERELAC... Ainda hoje presente na nossa memória, indissociáveis desta marca/produto.
ResponderEliminar85 anos CERELAC:
https://www.youtube.com/watch?v=I0zj0U9f17o
São, sem dúvida, dos melhores anúncios de 2021. O do Pingo Doce a minha avó paterna ainda hoje canta enquanto faz o almocinho! Sugiro um anuncio da Delta, também, mas já de 2022, julgo eu. Relacionado com o COVID e que relatava a história de uma enfermeira no tempo de Pandemia. E como um bom café era a salvação de uma noite complicada em que, muitas vezes, tinha que comunicar aos familiares a morte. Confesso que no principio não percebi o que teria a ver uma coisa com a outra - café com pandemia? Mas, de facto, o anúncio estava espetacular: primeiro contava a história e prendia-te ao ecrã com um assunto sensível, um testemunho incrível e uma marca "nossa". Só depois revelava a marca e o produto, de forma discreta mas marcante.
ResponderEliminar