domingo, 20 de março de 2022

Quais foram os melhores anúncios nacionais de 2021?

Quando pensamos nas melhores ações publicitárias nacionais do ano passado, que anúncios nos surgem logo na cabeça? Muito provavelmente um dos que estão no Top 3 do estudo "Publivaga" da Marktest, com base as métricas "recordação", "agrado" e "eficiência". 

O estudo em questão abrangeu os principais setores em Portugal: bancos, lojas de eletrónica/informática/eletrodomésticos, seguradoras, super/hipermercados e telecomunicações e concluiu que, em 2021, foram exibidos na televisão nacional cerca de 400 anúncios. Os super/hipermercados representam a maior fatia deste número, na ordem dos 40%.

Ao longo de todo o ano passado, o "Publivaga" analisou a recordação de publicidade das respetivas marcas e anúncios. Para cada anúncio de televisão, o estudo avalia a sua recordação comprovada (impacto), assim como o agrado suscitado, aos quais se acrescentam o investimento publicitário e os GRP's obtidos (audiência da publicidade).

Os três anúncios com os melhores resultados em cada uma das três métricas são: "Quem trouxe foi o Pingo Doce" (métrica "recordação"), "Começar de novo", da Vodafone (métrica "agrado") e "Nova casa - Ana Guiomar e Diogo Valsassina", também da Vodafone (métrica "eficiência"). 

Lembram-se bem destes anúncios ou precisam de os rever? Quem é que na altura do Natal do ano passado não cantava "Quem trouxe, quem trouxe, foi o Pingo Doce"?

"Quem trouxe foi o Pingo Doce"

"Começar de novo"


"Nova casa - Ana Guiomar e Diogo Valsassina"


Qual foi o vosso preferido de 2021? Algum destes ou outro que não está neste Top 3? 


Fontes:

Marketeer

"Publivaga" - Marktest

3 comentários:

  1. Olá Ana!
    De facto, estes anúncios publicitários abonam a favor da marca muito pelo facto de apelarem ao lado emocional do consumidor. Captam com mais facilidade a atenção (escassa) do consumidor dos dias de hoje, uma vez que desperta a curiosidade através das métricas que referiste: "recordação", "agrado" e "eficiência". Como já tivemos oportunidade de abordar nas aulas, principalmente na época natalícia, já todos nós esperamos ver anúncios de marcas como a Coca Cola, Pingo Doce, Vodafone, entre outras, que apelam ao sentimento através de uma pequena história. Isto potência o "consumer engagement" e torna a marca mais relacionável.
    Sem dúvida de que o que fica "mais no ouvido" é o anúncio do Pingo Doce :)

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  2. É verdade, sem dúvida que apela ao interesse do consumidor e deixa no mesmo uma memória afetiva e que muitas vezes perdura no tempo. Não posso deixar de relembrar a adaptação da música infantil da autoria do José Barata Moura "Joana, come a papa", popularizado do anúncio da Nestlé das papas CERELAC... Ainda hoje presente na nossa memória, indissociáveis desta marca/produto.

    85 anos CERELAC:
    https://www.youtube.com/watch?v=I0zj0U9f17o

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  3. São, sem dúvida, dos melhores anúncios de 2021. O do Pingo Doce a minha avó paterna ainda hoje canta enquanto faz o almocinho! Sugiro um anuncio da Delta, também, mas já de 2022, julgo eu. Relacionado com o COVID e que relatava a história de uma enfermeira no tempo de Pandemia. E como um bom café era a salvação de uma noite complicada em que, muitas vezes, tinha que comunicar aos familiares a morte. Confesso que no principio não percebi o que teria a ver uma coisa com a outra - café com pandemia? Mas, de facto, o anúncio estava espetacular: primeiro contava a história e prendia-te ao ecrã com um assunto sensível, um testemunho incrível e uma marca "nossa". Só depois revelava a marca e o produto, de forma discreta mas marcante.

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