No passado domingo, dia 27 de abril, durante o jogo
Barcelona x Villareal, uma banana é atirada ao campo no momento em que Dani Alves
se preparar para marcar um canto. O vídeo que registou o momento e a reação do
jogador rapidamente se tornou viral e o movimento de apoio hastag# Somos todos Macacos propagou-se.
https://www.youtube.com/watch?v=q52a2TWXziU
No entanto, segundo podemos ver na revista sábado (http://www.sabado.pt/Multimedia/Videos/Desporto/Dani-Alves-come-banana-atirada-por-adeptos.aspx), não se
tratou de uma situação espontânea mas sim de campanha publicitária anti-racismo
que ao que parece resultou bem.
Este foi o mote para a campanha da New York Rescue Mission, que se tornou viral em pouco tempo, quase dois milhões de pessoas já viram o vídeo.
Abordaram algumas pessoas, para desempenharem o papel de sem-abrigo numa das rua de Nova Iorque com o intuito de chamarem em seguida os seus familiares com a desculpa de irem realizar uma entrevista para um documentário, onde a caminho da prova passariam por eles, que estariam maquilhados e completamente transformados em sem-abrigo, para ver a reacção dos familiares, se os reconheceriam ou não.
E a conclusão do estudo, foi que nenhum dos participantes reconheceu os seus amigos, tios, primos, mulher... Passaram por eles e muitos nem olharam, outros olharam mas não identificaram. Esta campanha teve como principal objectivo avisar para este problema que a nossa sociedade encontra, e reforçar o quanto isto é real.
Os sem-abrigo tornam-se assim tão invisíveis, que não notávamos que se tratava de um parente nosso? Que vocês acham? Cá em Portugal vivemos a mesma realidade?
Deixo-vos o vídeo:
Para mim a frase que melhor retrata esta campanha:
"(...) things are a lot more real than you expect..."
No passado Domingo (27/04/2014) foi apresentado na TVI o novo programa de Domingo à noite, o Rising Star. A diferença é que desta vez quem manda é o espectador!
Através do download da aplicação para smartphones e ipads, o espectador poderá escolher quais os cantores que quer ver passar à fase seguinte. Para isso necessita de registar-se com o seu perfil do Facebook ou com o email e assim, independentemente do voto ser positivo ou nulo, a fotografia do perfil do espectador surge no grande ecrã do programa.
Com esta aposta inovadora, o público começa a interagir com o programa com que se identifica, sentido-se envolvido na ação e sem necessitar de gastar dinheiro com as chamadas telefónicas. Além disso, o download da aplicação e a participação são totalmente gratuitas.
E vocês, o que acham do novo programa inovador? Será que irá atingir os mais idosos da sociedade que não têm qualquer relação com as novas tecnologias e agora estão impossibilitados de interagir com o programa? Ou será que a televisão portuguesa começa a consciencializar que o consumidor é cada vez mais "on"?!
Podem ver como funciona aqui e o vídeo de apresentação aqui!
Acredito que muitos de vocês também tenham ficado
admirados com o novo anúncio da Lacoste, e que vos tenha prendido a vossa
atenção.
Sem dúvida alguma o novo anúncio da marca Lacoste,
veio alterar a sua aposta consecutiva nas suas campanhas televisivas exclusivamente
centradas nos seus perfumes. Desta vez ilustra a marca como um todo, ao fazer
uma analogia com um momento crucial que todos nós já vivemos: o primeiro beijo.
Apela desta forma às emoções fortes, ao amor, ao drama. E para além da
televisão está presente nas salas de cinemas.
A campanha faz uma analogia entre o momento do
primeiro beijo com o salto de um edifício rumo ao desconhecido, intitulado “The
big Leap”, com o slogan “Life is a Beautiful Sport”. Comparando
assim este momento especial com a sensação de saltar no infinito. Atraindo o
espectador para este mundo desconhecido, que tanto fascina as pessoas.
A aposta da marca como um todo foi um desafio que
considero que foi superado, e que a marca só veio a ganhar com esta nova
apresentação. Para além de atrair mais público veio evidenciar todo o seu
potencial enquanto uma grande marca diversificada.
A criatividade foi da agência Francesa BETC Paris.
Deixo-vos o video:
Deixo algumas imagens da campanha associada ao anúncio:
E vocês que acharam desta nova aposta da marca Lacoste?
Os beacons são mais um exemplo de aproximação entre o mundo offline e online. Tratam-se de pequenos transmissões de informação que permitem às empresas, lojas ou a qualquer outro tipo de estabelecimento apresentar, através da microlocalização, informações no dispositivo móvel do consumidor. A tecnologia foi lançada pela Apple ("iBeacons") e recorre ao Bluetooth 4.0 (também designado Bluetooth de baixo consumo de energia), permitindo uma duração de vida desses transmissores de cerca de 2 anos e uma conexão entre dispositivos até 70m de distância.
Como funciona? Os consumidores descarregam a aplicação móvel da loja para o dispositivo móvel, autorizando o acesso aos seus dados pessoais e à sua localização. Uma vez na loja, a aplicação deteta o sinal do transmissor (beacon) e envia mensagens personalizadas para o dispositivo móvel, como informações ou localização de um produto, cupões de desconto baseado em compras anteriores, serviço de entrega personalizado, etc.
Para os retalhistas, os beacons permitem, por um lado, comunicar com o consumidor a baixo preço (um kit de 3 beacons custa 99 dólares) e com pouca manutenção dos dados e, por outro, oferecer ao consumidor uma experiência diferente.
Mas os beacons têm suscitado alguma discussão sobre questões de privacidade. Será que os consumidores vão render-se a esta tecnologia móvel permitindo o acesso aos seus dados, localizações e outras informações? Uma coisa é certa, esta tecnologia vai revolucionar o mercado e mudar as regras do jogo.
Para o lançamento do novo modelo i30 na Holanda, a empresa sul-coreana Hyundai criou uma experiência de hipnose on-line. A sessão é conduzida por Peter Powers, um conhecido hipnotizador britânico.
O objetivo é fazer os consumidores a experienciarem o Hyundai i30 de uma forma nunca antes vista. Embora seja uma experiência completamente segura, os usuários devem participar de livre vontade e perfeitamente conscientes dos poderes combinados de Peter Powers e do Hyundai i30.
Os corajosos que aceitarem o desafio só têm de garantir que estão em um local onde não vão ser incomodados, pôr os headphones e se deixar levar por uma experiência única.
Pela primeira vez na história, em 2013 o investimento em publicidade online nos Estados Unidos ultrapassou o investimento em publicidade na televisão (source: www.iab.net).
O investimento em publicidade online na terra do Tio Sam ultrapassou os 42 biliões de dólares em 2013 e o investimento em tráfego mobile continua a disparar.
Estaremos nós perante uma mudança de paradigma? Qual será a evolução da publicidade nos próximos anos?
Já sinto uma certa nostalgia por podermos deixar de ver este tipo de preciosidades na televisão:
E passarmos a viver numa interação do tipo:
Sim, eu sei. A imagem é larga de mais e mete-se onde não devia. À semelhança de alguma publicidade online!
Bem sei que há publicidade online de qualidade e existem cada vez mais plataformas e features para melhorarem a experiência do utilizador na internet. Contudo, não posso ficar indiferente a situações como as que partilhei convosco na imagem acima.
Estou curiosa por viver a evolução da publicidade nos próximos anos. E tu?
Uma "vulgar" entrevista de emprego é o mote para a criação de uma das melhores campanhas de marketing dos últimos tempos.
"A empresa Rethom Inc. colocou um anúncio de emprego na internet para procurar um Diretor de Operações e 24 pessoas responderam ao anúncio, sem saberem que a empresa é fictícia.
Foram convocados para uma entrevista realizada através de videoconferência e aí ficaram a saber que estavam realmente a candidatar-se ao emprego mais complicado e duro do mundo."
Mas para quem ainda não viu (e para não estragar a surpresa), aqui está o vídeo:
"O tal Diretor de Operações que se procura deve ter disponibilidade total, 24 horas por dia, para dar todo o tipo de assistência ao “cliente”, a função é desempenhada quase sempre em pé, não há intervalos fixos para almoço ou jantar e neste cargo trabalha-se, no mínimo, 135 horas por semana. Procura-se alguém com experiência na área financeira, médica e até em artes culinárias e é reforçada a ideia que os momentos de maior trabalho são as férias, o Natal e o Dia de Ação de Graças. A motivação dos candidatos esmorece à medida que são dados pormenores sobre a função, em especial porque este trabalho nem sequer é remunerado.
É nesta altura que o entrevistador começa a desvendar toda a verdade. Esta função não é desempenhada por uma mas sim por milhões de pessoas, o cargo afinal é o de Mãe e todos os candidatos começam a pensar nas suas próprias mães e em todos os sacrifícios realizados em prol deles próprios."
Contextualizando, esta campanha foi desenvolvida para a empresa Cardstore, uma empresa especializada em "cartões boas festas", e teve como base uma campanha especifica para o dia da mãe que se aproxima. Rapidamente esta campanha tornou-se viral, atingindo publico não só nos Estados Unidos, mas em todo o mundo. É fantástica a forma como os produtores da campanha conseguiram captar a atenção e envolver o publico para a mensagem do vídeo:
O famoso vídeo para a final do Super Bowl que não deixa ninguém indiferente. Um vídeo que emociona, prende e motiva o espectador!
Retratando momentos cruciais na vida de qualquer ser humano, a Microsoft faz uma aproximação perfeita entre os sucessos pessoais e o sucesso da empresa em partilhar momentos destes, tornando-os especiais!
Aliado à inovação de ponta, os seus serviços provam ser uma mais valia e, acima de tudo, provam não discriminar ninguém!
Se estão fartos de apanhar secas, então bebam FANTA! Ajudou??? Pois a mim também não!
Realmente, aconselho a ver esta publicidade da marca: https://www.youtube.com/watch?v=pVuyobN5oYE
Não entendi mesmo o intuito da ligação de um refrigerante a momentos de "seca". Ok, compreende-se que um refrigerante seja uma bebida associada a ocasiões festivas, mas daí a criar uma música de pseudo-coro não associo muito bem.
Se em marketing vamos aprender a conjugar conteúdos que importem ao consumidor, então a FANTA não deve ter departamento de marketing!
A
Dove é uma marca que se compromete em criar um mundo onde reina a beleza e,
consequentemente, a confiança em cada um de nós. Deste modo, esta criou uma
campanha publicitária, onde pretende, mais do que mostrar a sua missão, apresentar
o segredo para uma vida repleta de beleza.
Assim sendo, a Dove
convidou um grupo de mulheres para que testassem um produto designado de RB-X,
isto é, um adesivo que, teoricamente liberta uma substância com a finalidade de
aumentar a auto-estima.
Este grupo de
mulheres tinha de usar o produto 12 horas por dia, durante 2 semanas e gravar
um vídeo de forma a mostrar o progresso do processo. É possível verificar que
nos primeiros vídeos não existe qualquer diferença, no entanto, ao longo das 2
semanas as voluntárias tornam-se mais confiantes e sociáveis.
No final das
2 semanas, o grupo de mulheres percebeu que o adesivo não tinha qualquer substância
que influenciasse a sua mudança de atitude, contudo ficaram satisfeitas e, esta
campanha permitiu que as voluntárias aceitassem a sua beleza como ela é, independentemente
da existência de algumas imperfeições.
Desta forma,
a Dove conseguiu realçar que a beleza é um estado de espírito!
quinta-feira, 10 de abril de 2014
Olá, boa noite a todos
A ideia do nosso vídeo (Grupo 1 - Trabalho de Web Marketing; Ferrero Rocher versus Guylian), surgiu da ideia da publicidade tão conhecida do "Ambrósio, apetecia-me algo", uma publicidade com mais de uma década. Repensamos nesta publicidade e construímos a nossa versão, como é que seria o pedido da Madame nos dias de hoje?
(E depois, claro, colocamos a sazonalidade das duas marcas patenteadas no trabalho)
(A apresentação em si, o prezzi, também foi uma alusão a perfis do facebook.)
Como já tem vindo a ser tradição, a Ben & Jerry's celebrou o seu aniversário com um evento, no qual distribui gelados por todos os seus fãs!
O "Free Cone Day" representa uma excelente oportunidade de dar a conhecer os seus produtos a novos clientes, mas também uma oportunidade de agradecer a todos os clientes que já são fãs da marca.
"Existe melhor forma de dizer "obrigado" do que com gelado grátis?"
E a verdade é que as pessoas adoram coisas grátis!
O evento que se realizou hoje no Palácio de Cristal da Cidade do Porto, contou não só com cerca de 2700 adesões no evento criado pela marca no Facebook, mas também com centenas de pessoas que fizeram fila para adquirir o seu gelado.
Este tipo de acções são um excelente exemplo de como uma marca pode promover o contacto com o seu publico.
Com um investimento relativamente pequeno torna-se possível criar um "buzz" positivo em torno da marca, acrescentando-se assim, valor para a organização.
Link do evento: https://www.facebook.com/events/299826156839870/302095973279555/?notif_t=plan_mall_activity
O pior que pode acontecer a uma marca nesta era digital é um fã (ou fãs) tornar-se num "hater" (haters) por causa de uma má experiência, por exemplo. Já ouvimos e vimos exemplos de casos que correram muito mal, recordo, os já clássicos, Ensitel e EDP.
Responder a estes clientes não é fácil e pode sair muito caro - recordemos a Pepsi, caso Ronaldo.
Na pesquisa para o trabalho de webmarketing encontrei um caso de uma cliente muito insatisfeita com o serviço da Alamo Drafthouse.
Não vou contar mais. Convido-vos a ver e a deixarem a vossa opinião acerca da resposta da Alamo Drafthouse.
Mostro-vos uma iniciativa de
crowdfunding em Portugal recentemente divulgada.
O filme “Por ela” foi escrito por
Nuno Markl e procura financiamento numa plataforma de crowdfunding, a PPL, da
Orange Bird.
Nuno Markl indica que o filme “‘Por
Ela’ é uma comédia, é uma tragédia - é um bocado como a vida”. Conta com a
presença de várias figuras públicas e de diversas áreas como César Mourão, Ana
Bacalhau e Tonán Quito.
Nesta iniciativa de crowdfunding,
qualquer um pode contribuir financeiramente para a produção do filme. Podem
contribuir com valores que iniciam em 1 euro, estando habilitados a ganhar
prémios, a terem recompensas com o financiamento que vão desde um agradecimento
no genérico final do filme até à
obtenção do título de “Produtor Executivo”.
Segundo o humorista, o objetivo é
“lançar o maior crowdfunding alguma vez pedido em Portugal”. Para que o filme
seja produzido serão necessários 100.000 euros que estão a ser solicitados à
comunidade num espaço de 45 dias.
Quem pretende financiar o projeto
pode encontrar informação sobre o mesmo e sobre o funcionamento do
financiamento e recompensas em http://ppl.com.pt/pt/prj/porelaofilme
Na divulgação do projeto, Nuno
Markl indica que “o crowdfunding é o futuro da cultura”,uma vez que existem
“poucos patrocinadores a apoiar a cultura com grandes quantidades de dinheiro”.
Concordam com esta afirmação do
humorista Nuno Markl?
O set dos Ghostbusters (filme de 1994 com Bill Murray), uma criação do fã australiano da LEGO Brent Waller, chega às lojas em Junho e será vendido por $49,99 nos Estados Unidos. O seu lançamento vai coincidir com o 30º aniversário da fita. Esta criação é uma das seis resultantes do último projecto de crowdsourcing da LEGO onde os fãs podem publicar e propôr os seus próprios designs.
A plataforma LEGO Cuusoo - "my LEGO wish" em Japonês - ajuda a empresa a desenvolver ideias inspiradas dos seus fãs. Os projetos submetidos que obtenham mais de 10 000 votos são avaliados pelos executivos da LEGO de forma a garantir a sua usabilidade, segurança e conformidade com a marca LEGO. Os fãs que vêem os seus modelos escolhidos recebem 1% das receitas de vendas. De 3 em 3 meses, a LEGO controla as votações, sendo que em Maio criações como uma loja da Apple e um comboio inspirado em Júlio Verne em LEGO terão atingido a meta dos 10 000 votos, devendo ser os próximos a ser postos à venda.
Pode soar a mais uma verdade "la Palice" mas a visualização de vídeos através da internet em telemóveis (mobile) e tablets está a crescer a um ritmo alucinante! Isto representa obviamente uma enorme oportunidade para os marketers por esse mundo fora...
Um relatório recente publicado pela Ooyala (para o qual deixo link no fim do post) constata que o tempo passado a ver vídeos em tablets e telemóveis aumentou 719% (!!!) desde o último trimestre de 2011.
Só no último trimestre de 2013, os telemóveis e tablets aumentaram a sua "quota" no mercado das visualizações de vídeos online para 43%. A Ooyala prevê que em 2016 este valor atinja os 50%, mais um sinal de que os chamados computadores pessoais (sobretudo os laptops) estão claramente em vias de extinção. Concordam com esta última opinião?
Não é portanto de estranhar que mesmo o YouTube já tenha começado a colocar publicidade em muitos dos seus conteúdos.
Como já temos visto nas aulas de Web Marketing e Comércio Eletrónico, as promoções e descontos atualmente são considerados como chic's e até em produtos direcionados para um target de classe A e B, se podem fazer.
Falando de promoções, acho que um caso especial e que tem levado a um marketing viral extremo até porque já há potenciais compradores apenas por terem visto o lançamento na Coreia do Sul, é o Galaxy S5 da Samsung. Dia 11 de Abril será lançado este dispositivo com outro disponível denominado por Gear Fit - direcionado para o exercício físico e que serve como relógio inteligente. Até ao fim do mês, a promoção será de € 109, apenas em Portugal e a previsão de vendas é bastante alta, podem consultar em: http://www.dinheirovivo.pt/Buzz/Artigo/CIECO334000.html
Com isto se pode ver que realmente a evolução das tecnologias é imensa e este novo telemóvel será resistente à água e pó, e ainda consegue identificar impressões digitais. Antes, não achava isto possível num dispositivo destes.
Fazendo analogia com o Google Maps, mas sem qualquer ligação
a Google, um grupo de holandeses criou o Google Naps que permite encontrar de
locais onde “passar pelas brasas” ou mesmo dormir de forma gratuita.
Através do endereço: http://www.googlenaps.info/googlenaps.php
podemos, enquanto utilizadores, identificar ou procurar o melhor local para fazer
um cochilo.
Fica a Notícia: http://www.publico.pt/tecnologia/noticia/sabe-onde-dormir-uma-soneca-diga-ao-google-naps-1630232
Acabei de visualizar o vídeo que a seguir estará disponível. Foi uma iniciativa da organização Inspirit, que decorreu no Centro Comercial Oeiras Parque, e há quem denomine esta iniciativa de marketing social.
O objetivo era que alguns consumidores, escolhidos aleatoriamente, provassem o novo cacau quente e dessem a sua opinião. Como uma simples e comum prova de bebidas novas que decorrem em supermercados, hipermercados, na rua, ou noutro local.
O resultado desta "prova" foi o seguinte:
O objetivo deste tipo de marketing é o de "atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição". Antes de ter lido a notícia, achei que seria mais um simples e abusivo contacto com os consumidores.
Mas, para quem viu o vídeo (como eu), a definição faz todo o sentido.
E agora com as questões ultimamente referidas em Web Marketing, na complementaridade do offline com o online, com vista a melhores resultados, achei que esse era um segundo motivo para vos partilhar.
O dia das mentiras tem servido para as empresas tecnológicas comunicarem com os seus utilizadores de forma criativa e engraçada. Destaco algumas das petas do dia.
O Tumblr, por exemplo, permitiu fazer um upgrade gratuito para a versão Pro que, na verdade, acionava a colocação de cartolas nas cabeças dos seus avatares. http://www.tumblr.com/tagged/tumblr-pro
O browser Opera apresentou uma versão especial desenhada para gatos e, para o mesmo segmento de mercado, o Linkedin lançou o serviço "Linkedin CYMK (cats you may know)".
E vocês, caíram nalguma mentirinha digital? :) Conhecem outras?