segunda-feira, 30 de abril de 2018

Receber dinheiro por respirar?


Eis que o episódio 2 da primeira temporada de Black Mirror chega á nossa realidade. Neste episódio a maioria da sociedade deve pedalar bicicletas de exercícios para produzir electricidade e ganhar moedas virtuais, chamadas de "Méritos".

Aldric Négrier, engenheiro de telecomunicações, teve a ideia de criar um protótipo de uma plataforma rotativa que facilita a prática de meditação. E como funciona esta plataforma? Basicamente as pessoas sentam-se em cima da plataforma e esta faz terapia de cores interativa, o que permite que as pessoas quando chegam cansadas e stressadas do trabalho a casa, possam facilmente se distrair com as cores e entrar mais facilmente no estado de meditação.
Como esta plataforma tem um custo elevado para o consumidor final, então, Aldric Négrier, teve, também, a ideia de criar um sensor que reconhece que a pessoa está a meditar e que posteriormente recompensa este esforço através de moedas virtuais que podem ser trocadas por bitcoins ou por dólares. E, como funciona este sensor? “Em termos práticos vamos ter à venda um sensor que se coloca ao peito ou na barriga, embora seja completamente indiferente no que diz respeito à funcionalidade. Este sensor deteta a postura da pessoa — se está sentada, deitada, de pé, inclinada, de lado — e, numa primeira fase, deteta, ao inspirar e ao expirar, a extensão do tórax. Esta é a primeira diferença: a maior parte dos sensores mede o ritmo cardíaco, mas quase nenhum mede o esforço respiratório”

Assim, através da utilização deste kit, o ZenVow, que incentiva a prática da meditação, o consumidor pode sentir-se mais estimulado e tentado a respirar e a descontrair.

O que acham desta iniciativa? Acham que a longo prazo poderá ser rentável?

Para mais informaçao consultar: ZenVow

domingo, 29 de abril de 2018

Sondagem "Com a Internet, o consumidor tornou-se mais poderoso ou menos livre?"

Sim, os consumidores têm megafones digitais. E acesso à "customização em massa". E produzem os seus próprios conteúdos, e vendem as suas próprias criações. Tudo à distância de um click. Acesso livre, a qualquer hora, em qualquer lugar. Mais poder? As marcas já não detêm o controlo? Talvez. Ou não.
A propósito do tema, venho propôr a todos uma sondagem, disponível na barra lateral. Podem começar a votar...

"Internet of Trees"


A ideia surgiu quando quatro amigos de faculdade se juntaram ao final do dia para conversar e beber uns copos. O tema dos incêndios surgiu e os quatro sentiram que podiam dar o seu contributo ao tentar encontrar uma forma de deteção de incêndios mais económica e eficiente.
Assim, surgiu a ideia de ligar as árvores à internet através de várias caixas que são colocadas estrategicamente nas árvores de um determinado terreno. Assim, através da utilização de sensores, é possivel monitorizar uma série de parâmetros ambientais criando assim uma Smart Forest.
Estas caixas recolhem informação e comunicam umas com as outras, passando ciclicamente a informação recolhida até chegar a um concentrador. É esse concentrador que está ligado, atualmente por uma ligação 2G, aos servidores centrais da Smart Forest.

A informação depositada é depois processada e mostrada aos utilizadores, através de um painel disponível na Internet, programada em HTML5, para poder funcionar em todos os dispositivos.
Nesse painel, podem ver-se os agentes, identificados através de um código de cores que alerta para o estado de cada uma das caixas.
Quando o sistema deteta uma situação grave, isto é, um alarme que indique suspeita de incêndio, os utilizadores recebem não apenas uma informação visível no painel de controlo, mas também uma SMS, um e-mail ou mesmo uma chamada telefónica automática.
A ideia será a contruir algoritmos de machine learning e de inteligência artificial para dar outro valor à informação que é recolhida.

Actualmente, este sistema está a ser implementado na Quinta do Pisão, em pleno Parque Natural Sintra-Cascais, e com um piloto na serra de Monchique.

Para mais informações, consultar: Smart Forest

Personalização com produção mais rápida

A Adidas abriu uma nova fábrica, a Speedfactory, que produz artigos de uma forma automatizada e três vezes mais rápido.

A Speedfactory da Adidas abriu em Atlanta, na Geórgia. Comparando com as restantes fábricas de calçado, tem uma grande diferença: foi implementado um sistema de fabricação completamente automatizado, o que permite uma maior velocidade de produção.

Através da implementação deste modelo de produção, vai ser possível personalizar indefinidamente os sapatos com patchess e outros detalhes conforme o gosto de cada um. Assim, o consumidor poderá ter o artigo que deseja através de uma personalização completa mas sem comprometer a velocidade de produção.
Com esta fábrica a Adidas revela: “Temos a ambição de ter 50% das nossas vendas sob o que chamamos programas de velocidade. Isso significa que o produto que é criado numa temporada sai [para os mercados] nessa mesma temporada”.

O que acham desta mudança na forma de produção? Consideram que a aproximação entre o consumidor e a produção do artigo é benéfica tanto para a marca como para o consumidor?

Mais poderá ser consultado em: Speedfactory

sábado, 28 de abril de 2018

"Comunique-se" lança guia completo de Marketing Digital para escritórios de contabilidade

A Comunique-se é uma empresa de comunicação e tecnologia que decidiu expandir-se para outros mercados com soluções para problemas de restaurantes, escritórios de contabilidade e advocacia. Recentemente, a empresa, lançou um guia completo para os escritórios de contabilidade que procuram ganhar "terreno" no mundo digital, tendo uma presença e um destaque na internet através de estratégias de marketing digital. 

Cada vez mais o marketing digital e as suas estratégias são uma das ferramentas mais utilizadas e mais eficazes para atrair novos clientes. Isto está associado ao conceito de inbound marketing (marketing de atração), ou seja é um conjunto de estratégias que têm como principal objetivo atrair e converter clientes voluntariamente através do relacionamento e educação do consumidor. Esta estratégia de marketing é bastante popular em empresas de tecnologia que conseguiram atrair inúmeros clientes para as suas empresas, a consequência foi o facto de estas mesmo conseguiram aumentar as suas vendas aos poucos.

Com este fenómeno, outros setores, tais como os escritórios de contabilidade começaram também a investir e a apostar no marketing digital. O Ebook (guia da empresa) realça ponto essenciais tais como ter um site bem estruturado, necessidade de criar um blog, analisar resultados, entre outros.

Segundo o CEO da Comunique-se, a evolução da tecnologia vai se modificar rapidamente e as empresas que não conseguirem acompanhar irão ficar para trás e foi por isso mesmo que a empresa decidiu criar um guia para ajudar a trazer soluções. Com este guia, a empresa já conseguiu ajudar diversas empresas expandido-as para outros setores.
No caso dos escritórios de contabilidade, conquistavam se os clientes por word-of-mouth. A estratégia era boa e funcionava bem, contudo era limitada e não era possível atingir um número muito grande de pessoas. Com o crescimento online, novas oportunidades surgiram e desta forma foi mais fácil crescer e atrair novos clientes utilizando as estratégias corretas.

Fontes: https://exame.abril.com.br/negocios/dino/empresa-divulga-guia-completo-de-marketing-digital-para-escritorios-de-contabilidade/

sexta-feira, 27 de abril de 2018

Big Data is watching you!

A propósito da linha ténue entre a disponibilização dos dados dos utilizadores e a acessibilidade no acesso à informação, segue um artigo (assustador) sobre a quantidade e qualidade de dados que a Google e o Facebook detêm sobre todos nós.
Até onde estamos nós dispostos a ceder pela nossa comodidade?
Até onde vai a linha da ética das empresas na recolha de dados para fins comerciais (ou outros)?

domingo, 22 de abril de 2018

Super Bock e Licor Beirão juntos a caminhar para a liderança no Facebook?

Há 2 dias (20 de Abril) a marca Licor Beirão publica no seu facebook, como nos têm habituado uma frase divertida dedicada aos amigos que chegam sempre tarde.
No mesmo dia a Super Bock faz também uma publicação em homenagem aos amigos atrasados e aproveita para interagir com a marca de bebidas alcoólicas com mais gostos no facebook (Licor Beirão, cerca de 930 mil gostos).

A legenda era “Oh, Licor Beirão, temos amigos em comum?”, onde a página do facebook do licor estava mesmo identificada. A marca Licor Beirão ainda não respondeu e nem se sabe se vai responder, mas a interação digital pública entre as duas marcas de bebidas não é coisa nova.

No dia 2 de Agosto de 2017 a Licor Beirão provoca a Super Bock no facebook com uma foto tirada a um camião da marca de cerveja que homenageava os habitantes da região das Beiras.
A legenda da foto tinha a seguinte mensagem: “Não somos nós que o dizemos…Obrigado, Super Bock!”

A resposta por parte da Super Bock não tardou e no dia 4 de Agosto de 2017 na altura da campanha de celebração do 90º aniversários da marca a SB avançou com um convite para festa, “Licor Beirão, quem é amigo, quem é?”

Na mesma publicação a Licor Beirão agradeceu o convite e informou que levava o digestivo.

Em 2017, Pedro Girão diretor de operações da empresa (10.digital) responsável pelo Marketing do Licor Beirão comentou a interação entre as 2 marcas e afirmou
“Ambas [as marcas] celebram a amizade, a reunião entre amigos. Ambas comunicam com humor e de forma irreverente, sendo marcas portuguesas com tradição no digital. Acreditámos que se adequava a 100% ao tom de comunicação e à estratégia do nosso cliente, o Licor Beirão; e acreditámos que a Super Bock perceberia que era uma boa oportunidade para ambas as marcas. Felizmente foi o que veio a acontecer: acabou por ser uma situação de 'win-win’”
Será que está para breve interacções mais frequentes entre as 2 marcas com mais seguidores no Facebook em Portugal no setor de alimentação em bebidas?? Os seguidores de ambas as páginas só têm a ganhar pois publicações divertidas e criativas é o que se quer ver. Por sua vez as marcas ganham “buzz” e poderão alcançar novos seguidores.

Fontes:
https://www.facebook.com/olicordeportugal/?
https://www.facebook.com/SuperBock/?
http://blog.10.digital/
https://www.briefing.pt/marketing/40647-licor-beirao-apanha-boleia-com-super-bock.html
https://www.noticiasaominuto.com/pais/843235/super-bock-e-licor-beirao-desafiam-se-no-facebook-culpa-e-deste-slogan
http://www.meiosepublicidade.pt/2017/08/post-do-licor-beirao-provoca-super-bock-leva-resposta-da-marca-cerveja/

sexta-feira, 20 de abril de 2018

Realidade Aumentada chega ao Snapchat

Após a introdução no Instagram da possibilidade de verem os preços e comprarem através da plataforma, a Snapchat reinventa-se adicionando uma nova funcionalidade (shoppable AR), que possibilita aos anunciantes usar lentes pagas (filtros) e ferramentas de compra.
Com esta nova funcionalidade, os utilizadores podem adicionar novas lentes com realidade aumentada nos seus vídeos, podendo adicionar um botão que remete para uma página externa, como o website da marca, uma loja virtual ou apenas um vídeo, tudo isto sem sair da aplicação.

Apesar de ainda não estar disponível, a funcionalidade já foi testada por marcas como a Adidas, Clairol e King (empresa que desenvolve jogos do Candy Crush). A marca espera reconquistar os consumidores com esta funcionalidade, que torna muito mais fácil o processo de compra.

São cada vez mais as marcas que se rendem ao Blended Marketing para atrair e captar os clientes, que são cada vez mais difíceis de conquistar e que querem cada vez mais experienciar tudo.

Fonte:
http://marketeer.pt/2018/04/19/novas-lentes-do-snapchat-permitem-fazer-compras/

ASOS pela diversidade

A retalhista britânica ASOS já vem a algum tempo se posicionando contra os padrões de beleza impostos pelo mundo fashion e apostando em coleções voltadas para o público plus size, gestante e em peças para mulheres de diferentes alturas.
No próprio site é possível observar o mesmo look em diversos tipos de corpos, retratando modelos reais em imagens sem retoques.
No final de março, a marca encantou a Internet do mundo todo ao exibir a modelo Vivian Eyo-Ephraim que é negra e plus-size utilizando bikini no seu site.
De maneira simples e não intrusiva, rapidamente a ação tornou-se viral, com muitas mulheres a publicar Tweets a respeito da iniciativa que trouxe inclusão e representatividade à marca.
Fonte:
https://www.independent.co.uk/life-style/fashion/asos-social-media-praise-plus-size-bikini-model-twitter-vivian-eyo-ephraim-a8282716.html

"Retail Mirror" – a inovação no ato de compra

Numa sociedade cada vez mais online, algumas empresas continuam a tentar arranjar soluções para lacunas da venda estritamente online.
Apesar das estatísticas ditarem que cada vez mais as compras são feitas online, há, todavia, uma grande percentagem de pessoas que prefere o showrooming. Isto é, continuam a preferir experimentar os produtos numa loja física, mas efetuam a compra online, dado os preços e condições serem mais atrativos, sendo isto facilmente explicado pelos menores custos de operação de uma loja virtual.

Aliando o gosto do consumidor pela experiência física e a sua falta de tempo para procedimentos longos, eis que a Oak Labs e a Panasonic se juntaram para criar o Retail Mirror.

O Retail Mirror é um espelho para provadores que permite ao cliente escolher entre cores e tamanhos da roupa disponíveis, comprar na loja ou receber os produtos em casa. A sua tecnologia inteligente permite também fazer um histórico do cliente, possibilitando, desta forma, uma experiência mais interativa e seletiva, podendo este tornar-se num conselheiro online e propor novos produtos e combinações com base no histórico de compra.

Havendo já outras opções de provadores interativos, o Retail Mirror inova com a opção de o cliente poder efetuar o pagamento diretamente no provador usando, para tal, o seu smartphone. Isto permite aliar o gosto do consumidor pela experimentação física dos produtos e a comodidade de uma compra rápida e entregue em casa.

Fontes:
http://grandeconsumo.com/noticia/20533/nova-tecnologia-permite-pagar-no-provador?utm_campaign=GC+News+12%2F03%2F2018&utm_source=Grande+Consumo&utm_medium=email#.WqkzoEbc2V8.facebook
https://www.soluxions-magazine.com/retail-mirror-payer-direct-cabine/

quinta-feira, 19 de abril de 2018

Starbucks encerra lojas para dar formação contra o racismo

A cadeia de lojas Starbucks anunciou que vai fechar mais de oito mil lojas nos Estados Unidos, durante a tarde de 29 de maio, para dar formação aos funcionários sobre preconceitos e práticas racistas. Esta medida surgiu depois de dois clientes negros terem sido detidos quando aguardavam num dos estabelecimentos desta rede em Filadélfia.

O caso que está na origem da polémica aconteceu na semana passada e foi registado num vídeo que foi partilhado no Twitter e se tornou viral. O vídeo registou o momento em que seis agentes da polícia, chamados pela gerente da loja, abordaram dois homens negros que estavam sentados e lhes pediram que abandonassem o local. Acabaram por ser expulsos algemados e ficaram detidos durante nove horas, até serem libertados sem qualquer acusação.
O diretor da empresa, Kevin Johnson, pediu desculpas pelo que considerou ser um incidente que merece repreensão e garantiu que vão ser tomadas medidas para “prevenir que tais incidentes voltem a acontecer”.
A loja da Starbucks em causa esteve encerrada devido a protestos e só reabriu esta terça-feira.
O diretor da empresa passou ainda os últimos dias em Filadélfia para estar em contacto com a comunidade e perceber onde é que a empresa falhou e o que é preciso fazer para resolver este problema.

Mas um pedido de desculpas pode não ser o suficiente para reparar a imagem junto do público e, a pensar nisso, a empresa anunciou que vai fechar todas as 8.000 lojas nos Estados Unidos durante a tarde de 29 de maio. Durante essa tarde, cerca de 175.000 funcionários vão receber uma formação contra práticas racistas para que situações como esta não se repitam.

Com estas ações a Starbucks tentou evitar buzz negativo, dando uma resposta imediata, explicando o sucedido e reconhecendo o incómodo causado através de um pedido de desculpas pelo Twitter, utilizando o mesmo meio pelo qual o vídeo se tornou viral. A marca partilhou ainda o que está a fazer para resolver a situação com firmeza, mas evitando radicais manifestações de força.

Fontes:
https://news.starbucks.com/views/starbucks-ceo-reprehensible-outcome-in-philadelphia-incident?utm_source=twitter&utm_medium=social&utm_campaign=springfy18
https://twitter.com/missydepino/status/984539713016094721
https://twitter.com/Starbucks/status/985350075181219840?ref_src=twsrc%5Etfw&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.studentproblems.com%2Fstarbucks-apologise-in-racism-controversy%2F&tfw_creator=BradLengden9&tfw_site=StudentProblemshttps://www.studentproblems.com/starbucks-apologise-in-racism-controversy/
https://www.jn.pt/mundo/interior/starbucks-fecha-oito-mil-lojas-para-dar-formacao-apos-acusacao-de-racismo-9267072.html

quarta-feira, 18 de abril de 2018

A personalização pode ser uma faca de dois gumes

No passado dia 17 de abril, tive o prazer assistir ao Congresso de "Future shapping jobs" que aconteceu na FEUP e foi promovido pelos estudantes do mestrado de Engenharia e Gestão de Serviços, nossos vizinhos.
Uma das sessões do dia foi sobre AI (artificial intelligence) e além de vários tópicos abordados, onde machine learning foi o foco principal, foi falada numa empresa muito badalada: a Netflix.
Como já sabem, a Netflix é uma plataforma de streaming de conteúdos de entertenimento e, uma das features que esta plataforma tem é um sistema de recomendação personalizado, fazendo com seja apresentado ao subscritor vários filmes e séries com base no que ele já viu ou pesquisou.
Pois bem, nada de novo até aqui. Estamos bem familiarizados com este tipo de práticas. O que aqui é interessante de frisar é que o sistema se tornou "perfeito demais", tão perfeito que, em vez de aumentar o número de subscrições ativas, estava a diminui-las.
A Netflix descobriu que o comportamento generalizado da maioria dos seus subscritores era o de "devorar" séries inteiras num curto espaço de tempo, em vez de uma visualização doseada. Ora, agregando esta tendência a um ótimo sistema de recomendações, o que começou a acontecer foi que, os subscritores assistiram às séries que lhes interessava de uma assentada só e cancelavam a subscrição no mês seguinte.
Dito isto, dei-me ao trabalho de ir pesquisar a mais recente publicação sobre o algoritmo da netflix e que alterações estão a fazer para combater esta "excelência que foi alcançada". Gostava ainda de sugerir que lessem o artigo, pois aborda temas interessantes, como por exemplo a dicotomia exploitation vs exploration que me era desconhecida, mas também os comentários, em baixo, onde alguns utilizadores se queixam de como o sistema de sugestões "definitely need some work". 

Artigo da Thrillist

Benfica Safety video | Emirates Airlines


A Empresa aérea Emirates patrocina o time do Benfica.
Em vez de colocar somente a logomarca, como as outras patrocinadoras, a Emirates inova ao simular os preparativos de um voo, só que no campo de jogo, minutos antes de começar a partida, pra delírio da torcida.
Como estratégia que podemos classificar como Blended MKT onde o alcance da ação off-line Ao Vivo foi de aprox. 65.000 torcedores. Porem ao realizar esta iniciativa singular a viralizacao on-line é imediata e eminente, prova disso foi que recebi o vídeo de um amigo que mora em Sinop, interior do estado do Mato Grosso no Brasil, além dos 3.033.372 views no Youtube.

https://youtu.be/jAF2hZxdFRE

terça-feira, 17 de abril de 2018

Estante Virtual - O Primeiro Market-Place de Nicho Brasileiro

Em 2005 a internet no Brasil já estava engatinhando e com ela os grandes e-commerces nacionais começavam a dar os seus primeiros passos. Em meio ao "boom" da era digital, surgiu a Estante Virtual, um e-commerce que reúne diversos alfarrabistas (sebos) que estão situados em todo o Brasil.
O portal funciona como um marketplace, um site que reúne compradores com vendedores em um só lugar, onde os pequenos alfarrabistas podem anunciar e vender seus livros usados ou novos para utilizadores do país todo.

A ideia surgiu em 2005, quando um jovem administrador percebeu a dificuldade de encontrar livros acadêmicos para sua tese de mestrado, uma vez que não havia um catálogo online nem integração entre os alfarrabistas.

Em março de 2017, a Estante Virtual possuía mais de 16 milhões de livros seminovos e usados, dentre eles alguns exemplares únicos, raros e esgotados. Além de mais de 2 mil vendedores cadastrados.

Encaixando-se perfeitamente na teoria da cauda longa, de Chris Anderson, a Estante Virtual se posiciona como o primeiro marketplace de nicho do Brasil, que possui aproximadamente 4 milhões de leitores cadastrados e vende 10 mil livros por dia.

Além de uma ideia inovadora, ao menos para o mercado brasileiro naquela altura, a empresa também conseguiu se diferenciar por seu modelo de negócio. Suas fontes de receita são através da assinatura, que os livreiros precisam fazer para expor seus produtos, e também pela comissão de cada livro vendido.

Atualmente, a empresa ampliou o seu discurso, pois além de exemplares raros, ela também oferece diversos livros com um preço abaixo da média praticada pelas livrarias tradicionais.A Estante Virtual é mais um exemplo que ilustra como é possível sobreviver aos grandes players, desde que você encontre um nicho do mercado que está em busca de uma solução para a sua queixa ("dor").

Fontes:
www.estantevirtual.com.br
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cauda_longa
https://pt.slideshare.net/AndreGarcia/estante-virtual-operacao-e-gestao-de-um-marketplace
https://www.youtube.com/watch?v=vT7S6op753I
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estante_Virtual

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Rótulos que celebram amizades imperfeitas

No sentido de dar continuidade ao seu movimento em prol da amizade, a Super Bock apresenta agora 15 novos rótulos temporários, destinados a celebrar e a defender a amizade, agora com todos os defeitos. Através de uma abordagem “descontraída e bem-humorada”, a marca desafia os consumidores a identificar vários defeitos dos seus amigos nos rótulos das garrafas Super Bock.
Cada um estes tipos de amigos conta com um rótulo correspondente, originando portanto 15 rótulos diferentes para os 15 diferentes tipos de amigo disponíveis. O amigo exagerado está representado por um rótulo com dimensão superior, já o amigo do contra está associado ao rótulo com as letras ao contrário. Segundo o diretor de Marketing da marca, a ideia é criar um pretexto para uma conversa e um brinde
Esta campanha está também disponível nas plataformas digitais, sendo disponibilizado o anúncio televisivo, permitindo que os consumidores identifiquem os seus amigos (com os respetivos defeitos) e lhes enviem o vídeo personalizado ou o partilhem nas redes sociais.
A marca conta já com diversas campanhas defensoras da amizade conhecidas, marcando também atualmente uma presença gigantesca no facebook através das suas publicações personalizadas aos eventos mais falados, sempre com um toque de humor. Desta forma conseguem criar um engagement com os consumidores, que se identificam com a marca, que gostam de partilhar as mensagens engraçadas que a marca publica, e desta forma conseguem também aumentar o passa-a-palavra.

E vocês, também celebram a amizade com a Super Bock?

Fontes:
https://www.imagensdemarca.pt/artigo/super-bock-celebra-amizade-com-todos-os-seus-defeitos/
http://www.meiosepublicidade.pt/2018/04/super-bock-muda-temporariamente-rotulos/
http://marketeer.pt/2018/04/13/super-bock-celebra-amizades-imperfeitas/

sábado, 14 de abril de 2018

Muse dão concerto com alinhamento escolhido pelos fãs

No passado dia 24 de Fevereiro, os Muse, banda britânica de rock progressivo/alternativo, deram um concerto em Paris onde o alinhamento foi em grande parte escolhido pelos fãs.

Os detentores de bilhete tinham a possibilidade de votar online dentro de um conjunto de canções previamente selecionadas pelas banda.
Para além disso, no dia do concerto, a banda fez um inquérito no facebook sobre três questões relacionadas com as músicas do concerto: 1) que faixa bónus deveriam tocar; 2) que música prog. deveriam tocar e; 3) com que música deveriam terminar o concerto.
Para além disso o concerto foi transmitido em direto em diferentes plataformas tais como o facebook, o youtube e o twitter.

No final do concerto o vocalista, Matt Bellamy tweetou as músicas mais votadas e quantos votos tinha recebido cada música.

Resultado de imagem para muse

Nesta ação levada a cabo pela banda é possível analisar diferentes estratégias de marketing estudadas nas aulas tais como o youModel ou o Blended Marketing entre o online (redes sociais, sistema de votação) e o offline (o concerto em si).

Fontes:
http://blitz.sapo.pt/principal/update/2018-02-26-Muse-deram-concerto-em-Paris-com-alinhamento-escolhido-pelos-fas
http://www.musewiki.org/Paris_Cigale_2018_(gig)

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Filme “O Círculo”: uma reflexão sobre a falta de privacidade na era digital

No ano passado foi lançado nos cinemas do mundo todo o filme “O Círculo” (The Circle, EUA, 2017), que retrata através da ficção, o cotidiano de uma famosa e gigantesca empresa do ramo de tecnologia digital e comunicações, que possuía entre seus principais negócios, uma popular rede social que conectava a vida privada de seus usuários às suas contas on line e um sistema de mini câmeras que eram espalhadas por todos os lados, a filmar toda e qualquer coisa. A personagem principal é uma jovem que passa a trabalhar na empresa e logo se destaca pelo seu potencial em meio às redes sociais. Por causa disso, os líderes da companhia propõem que a jovem passe a transmitir sua vida 24 horas por dia, em tempo real. Com o desenrolar do enredo, as coisas não acontecem como eles esperavam e acabam perdendo o controle sobre suas ações.

O filme busca retratar um universo distópico, onde a nova era digital é trazida como tema principal e bastante atual, fazendo o espectador refletir sobre os limites da falta de privacidade nas redes sociais e na internet como um todo, o compartilhamento de informações pessoais, a idolatria a empresas emblemáticas deste setor, onde se percebe uma clara alusão a grandes companhias como Google, Apple e Facebook.
A rede social mostrada na ficção faz referência aos recursos do Instagram e Facebook, com os quais os utilizadores podem documentar toda e qualquer atividade realizada em seu dia-a-dia, podendo ultrapassar os limites entre o público e o privado, de forma perigosa. Além disso, é abordado também o tema da iminente ameaça e vigilância global por meio das mais avançadas tecnologias digitais e do possível uso indevido do big data extraídos das redes sociais, plataformas e websites.
O roteiro do filme não é dos melhores, mas certamente serve como ponto de partida para pensarmos sobre o quanto as redes sociais nos põem expostos e vulneráveis e o quanto podemos ser frágeis dentro do mundo virtual. Ao mesmo tempo que acreditamos que os avanços tecnológicos atuais, o advento da web 3.0, as facilidades de comunicação e a rapidez das informações nos trazem cada vez mais liberdade, podemos pensar também que, por outro lado estamos cada vez mais reféns das empresas, não só das que atuam com tecnologias digitais, mas todas as que investem em marketing digital e suas ferramentas.

A questão que fica e que proponho aos colegas para discussão é: até que ponto isto nos pode ser bom?
O alvo somos nós e somos cada vez mais facilmente atingidos.
Fontes:
http://cinegnose.blogspot.pt
http://adorocinema.com

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Red Bull Quest - Video Jogos e as Marcas


Não é mais um mistério que o mercado Gamer vem crescendo de maneira exponencial no mundo, e as marcas querem estar sempre, na medida do possível, presente nesta nova tendência.
Por isso a Red Bull lançou nos Estados Unidos da America e no Reino Unido o Red Bull Quest, uma campanha conjunta com o jogo Destiny, um jogo eletrônico de tiro em primeira pessoa.
Na campanha, lançada junto com a expansão do jogo "Destiny: The Taken King", cada lata promocional da Red Bull continha um código que poderia ser usado em um site e assim conseguir benefícios dentro do jogo para assim ganhar mais experiência para o seu personagem, além de ter novas "Quests"(missões dentro do jogo) exclusivas para as pessoas que conseguissem estes códigos com as latas da Red Bull além de mini-missões junto com estes códigos.
Além disto para impulsionar sua campanha a Red Bull usou como endorsement alguns atletas patrocinados da marca para divulgar esta promoção ao público em um vídeo promocional.

O sucesso da campanha se deu pelo fato do conhecimento do comportamento deste grupo 'Tribal", de modo que sabiam que na maioria das vezes, este público consome energéticos enquanto jogam, além de muitas vezes este publico está tão imerso nos jogos que estarão sempre dispostos a adquirir qualquer forma de conteúdo expandido relativo ao que está jogando. Fazendo com que, mesmo que não consumam o produto, efetuassem a compra para poder ter acesso a este conteúdo exclusivo.
Mas o que realmente tudo isto significa? Significa que hoje em dia o virtual esta se misturando com o real, surgem sempre novas tecnologias como a realidade aumentada, video-jogos por imersão, e-sports, entre outras tendências que juntam estas realidades, e o essencial é que as marcas estejam sempre a frente destas tecnologias e estarem sempre procurando estar em contato com seus clientes.

Mas deixa-se as perguntas:
O mercado gamer pode ser uma nova mídia? Faz parte do produto? Ou hoje em dia tudo é dinâmico e conectado?

Fontes:
https://www.redbull.com/gb-en/destiny-red-bull-uk-codes-release-date-confirmed
http://www.ign.com/wikis/destiny/Red_Bull_Quest
https://www.redbull.com/us-en/red-bull-quest-reveal

Mais duas alternativas para pagar os seus impostos

O mundo online está a desenvolver-se a cada dia que passa, alcançando todos os setores. Recentemente, a Autoridade Tributária lançou uma aplicação designada por Situação Fiscal. Esta pode ser adquirida na App Store ou no Google Play e está disponível para sistemas IOS ou Android.
Para entrar nesta aplicação só precisa de pôr o número de identificação fiscal e a senha de contribuinte.

Depois de entrar tem 4 opções: pode verificar a qualquer momento se os seus dados pessoais estão corretos, tais como, a morada e o IBAN; pode ver que pagamentos é que estão em falta, o seu prazo e pode mesmo pagar naquele momento; pode ver que reembolsos é que o Estado lhe deve e se já o fez ou se está em falta; e, por fim, pode aceder ao portal das finanças.

Na aplicação aparecem todos os pagamentos referentes aos Impostos, como o IVA, IRC, IRS, IUC e IMI, assim como, as dívidas.
A grande vantagem é então reduzir a probabilidade de se esquecer de efetuar um pagamento pois, atualmente, é rara a pessoa que passa um dia sem ir ao telemóvel.
Segundo o ministro das Finanças, Mário Centeno, é também possível o pagamento de impostos por pagamento direto, com excepção do IVA, que segundo o mesmo "vai evitar coimas e custos associados por falta de pagamento de impostos nos prazos legais". As finanças já sabem quanto tem de pagar e avisam-no 15 dias antes, retirando o valor estipulado da sua conta no dia previsto, eliminado assim o pagamento de multas por atraso no pagamento.
Para aderir ao débito direto, basta ir ao portal das finanças. Na primeira página encontrará disponível a entrada na aplicação e depois é só carregar em pagamento e em pedido de adesão. É muito importante confirmar o IBAN, escolher o limite máximo do débito e definir até quando quer fazer esses débitos diretos. No fim, aparece um contrato com todos os dados para confirmar que está tudo correto.
A Ministra da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, afirmou que o débito direto permite uma poupança de 2,9 milhões de euros em custos administrativos, assim como, 7,145 horas, valores muito elevados.
De facto, no ano anterior a este, 2017, o montante de coimas por falta de pagamento do IUC rondou os 54 milhões de euros. Ambas as novas funcionalidades têm como objetivo evitar as multas por atraso nos pagamentos, tentando utilizar os meios mais utilizados pelos contribuintes de forma a que estes não se esqueçam do que têm a fazer.
Atualmente, o contribuinte pode pagar através de referências no multibanco ou através do MB Way ou ainda através do QR Code, nos locais de pagamento que estejam equipados com estes leitores. As várias opções permitem assim que o contribuinte opte pelo meio mais cómodo para si.


Se detetar um erro pode ligar ao seu banco e pedir para que lhe devolvam o dinheiro, não sendo preciso pedir autorização às Finanças. É possível ainda alterar ou cancelar os débitos diretos a qualquer momento.
Desta forma, o pagamento de impostos pode ser feito de forma cómoda, simples e segura. Aspetos essenciais para os dias de hoje. Atualmente, as pessoas procuram resolver os seus problemas em qualquer momento do dia e em qualquer lugar, e estas funcionalidades permitem exatamente isso. Dão a possibilidade de uma pessoa utilizar o mundo online para efetuar pagamentos e verificar que está tudo em ordem, ao mesmo tempo, que reduzem em larga medida os custos associados a estes pagamentos.

Fontes:
https://www.msn.com/pt-pt/video/noticias/como-evitar-multas-por-atraso-no-pagamento-de-impostos/vi-AAvMq5o?ocid=spartandhp
https://www.publico.pt/2018/03/02/economia/noticia/nova-aplicacao-movel-permite-aos-contribuintes-pagar-impostos-e-consultar-situacao-fiscal-1805198
https://www.jornaldenegocios.pt/economia/impostos/detalhe/fisco-lanca-nova-aplicacao-para-consultar-e-pagar-impostos

terça-feira, 10 de abril de 2018

ZARA Blended: a Realidade Aumentada nas Lojas


Numa iniciativa blended, a Zara prepara-se para lançar uma app de realidade aumentada em 120 das suas lojas físicas em todo o mundo a partir de 12 de Abril.
Os clientes que instalarem a app vão poder apontar o seu smartphone para certas montras ou sensores dentro da loja e ver modelos reais ganhar vida nos seus visores, desfilando e mesmo falando, tendo vestidos itens selecionados da coleção da Zara, podendo depois clicar naqueles que lhes interessam e concretizar a compra. A app permitirá fazer o mesmo ao passar o smartphone por uma encomenda recebida via online. Para além de funcionalidades ligadas à compra, a app permite também partilhar a experiência nas redes sociais, encorajando os utilizadores a tirar e publicar fotos dos hologramas. Download disponível em https://go.zara/fb-augmentedreality

Segundo Tim Cook, CEO da Apple, poucos setores se adequam tanto à realidade aumentada como o da moda, e espera-se que o seu uso seja a norma no futuro.

Em Janeiro, a Zara tinha já lançado uma pop-up store em Londres, muito semelhante à Loja do Futuro da Farfetch na mesma cidade, onde é possível experimentar as roupas na loja, mas encomendá-las apenas online, para entrega em casa no mesmo dia se a ordem for colocada antes das 14h. Os colaboradores ajudam os clientes através de dispositivos móveis disponíveis na loja. A pop-up store está ainda equipada com espelhos "mágicos" inteligentes, que apresentam recomendações aos clientes para determinado outfit e sugerem acessórios e outros itens que combinam com cada estilo pessoal.

Estas iniciativas surgem como resposta da Zara ao crescimento dos grandes players de moda online, como a ASOS (case study a abordar nas próximas aulas), e à cada vez maior preferência dos millennialls por compras online. Outras marcas de moda como a H&M ou a GAP, ou mesmo a IKEA, seguem o mesmo caminho. Depois de algumas experiências menos convincentes como os Google Glasses, a Realidade Aumentada (RA) conheceu o seu apogeu em 2016 com o jogo Pokémon Go, que provou que certas aplicações da tecnologia poderiam resultar em negócios de milhões. No entanto, a RA ainda precisa de ganhar escala. A seu favor estão a grande aposta da Google e sobretudo da Apple, com o lançamento do ARKit, e o facto da RA não precisar de nenhum hardware especial ou dispendioso para funcionar. Mas para já ainda permanece uma promessa...


Fontes:
https://www.standard.co.uk/fashion/zara-to-launch-an-augmented-reality-app-in-its-stores-a3789441.HTML
https://www.theguardian.com/technology/2017/aug/30/ar-augmented-reality-apple-google-smartphone-ikea-pokemon-go

segunda-feira, 9 de abril de 2018

A bicicleta do Ronaldo rende likes nas redes sociais das marcas

A bicicleta de Cristiano Ronaldo no jogo do Real Madrid frente ao Juventus aconteceu há uma semana e continua a percorrer os nossos feeds. Aquele que, segundo o jogador, deve ser seguramente o melhor golo da sua carreira pôs a internet em alvoroço e foi notícia na imprensa nacional e internacional. Para as marcas, esta é também uma ótima oportunidade de comunicação, principalmente no universo digital dado o seu caráter imediato. Foi o que aconteceu com várias marcas portuguesas, que não deixaram escapar o momento para interagir de forma criativa com as suas comunidades nas redes sociais e otimizar a sua presença nestas ferramentas.
Deixo alguns exemplos abaixo:


Bang Bang Agency (esta agência aproveitou a oportunidade para mostrar exemplos do seu trabalho)

As redes sociais são uma das formas mais rápidas de as marcas chegarem aos seus consumidores, e possibilitam comunicar de forma quase imediata. Estas publicações garantiram likes, visualizações e muitas partilhas no digital, tornando-se virais. Para além disso, atraíram buzz não só online como também no offline, através de word-of-mouth. Para além de criar empatia com a comunidade, as marcas mostram-se divertidas e criativas. São um bom exemplo de engagement digital que deve, porém, estar sempre de acordo com o tom de voz da marca (brand voice). E vocês, o que acharam destas publicações?

Fontes:
http://marketeer.pt/2018/04/06/bicicleta-de-ronaldo-faz-disparar-numero-de-noticias/
https://eco.pt/2018/04/06/como-as-marcas-aproveitaram-a-bicicleta-de-ronaldo/

Microsoft lança nova campanha e aposta em influenciadores

A Microsoft escolheu a SamyRoad, plataforma especializada que junta marcas a milhares de criadores de conteúdo e influenciadores digitais, para desenvolver uma nova campanha de divulgação que se estende a todos os produtos Surface da empresa norte-americana e ao território ibérico. A nível nacional, Tiago Froufe, Diretor da Luvin, Marta Tili, Co-founder da HomeLovers e Marta D’Orey, escritora e fotógrafa, foram os influenciadores escolhidos para retratar e promover a utilização do Surface Book 2, do Surface Pro e do Surface Laptop, criando conteúdos que vão ser partilhados nas redes sociais. Neste sentido, os protagonistas mostram como a tecnologia da Microsoft os tem ajudado a atingir bons resultados nas suas vidas profissionais. Já em Espanha, o projeto foi trabalhado com Barbara Crespo, blogger, Ana Gayoso, autora do blog La Champanera e o youtuber Juan Arroita.

A campanha #CreateYourOwnSucess retrata o dia-a-dia de personalidades com diferentes percursos e escolhas profissionais de sucesso, unidas pela admiração das características da família Surface, associando cada produto ao perfil e preferências de cada um dos protagonistas.
Num conjunto de oito peças, um filme de 30" por cada protagonista português, uma peça por cada protagonista espanhol, e duas peças de 60’’, englobando os filmes de cada país foi possível estabelecer uma ponte entre cada produto e o quotidiano do utilizador realçando a versatilidade dos produtos Surface que se adequam a cada perfil acompanhando os seus desafios e sucessos de forma incomparável.

Os influenciadores estabelecem então uma tradução entre o técnico, o marketing e a realidade prática dos utilizadores criando assim um eixo de ligação entre a marca e os consumidores.



Fonte:
http://marketeer.pt/2018/03/28/microsoft-lanca-nova-campanha-com-influenciadores/
http://www.meiosepublicidade.pt/2018/03/samyroad-escolhida-divulgar-produtos-da-microsoft/

domingo, 8 de abril de 2018

Comida em casa com a Uber

O UberEATS é a mais recente aplicação lançada pela Uber que efetua entregas de comida ao domicílio. A app surgiu em Novembro do ano passado, abrange apenas a área de Lisboa e conta com cerca de 90 parcerias de restauração, tendo somado no mês passado as 250.
Para usufruir do serviço basta descarregar a aplicação e criar uma conta. Caso já use o serviço Uber então pode usar a mesma conta. Para fazer o pedido o primeiro passo é indicar o local de entrega, seguindo-se a escolha do restaurante e os pratos desejados. Depois basta esperar. À semelhança da aplicação Uber, é possível acompanhar o estado do pedido em tempo real, desde o momento em que se efetua o pedido até ao trajeto pelo parceiro de entrega, e no fim pode ainda avaliar o serviço. A marca propõe-se ainda entregar os pedidos em 30 minutos.
A entrega é feita através de mota e a taxa praticada é de 2,9€ pela utilização do serviço. Ainda para facilitar a experiência, a equipa que desenvolveu a app criou filtros para detalhar a escolha, torná-la mais rápida, bem como uma área que possibilita o agendamento dos próximos pedidos.
Rui Bento, diretor geral da Uber Iberia, afirma que a aplicação de entrega de comida tem sido das maiores apostas da empresa, tendo tornar-se em algumas cidades o principal serviço que oferece.

Alguns dos restaurantes aderentes são o McDonald’s, Go Natural, Vitaminas, Honorato, Work to Walk e Capri.

Fontes:
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noticias/uber-eats-ja-esta-disponivel-na-area-do-parque-das-nacoes-272598

sexta-feira, 6 de abril de 2018

OFF=ON

Em 2012, a C&A do Brasil resolveu colocar o Facebook nas suas prateleiras. Decidiram adotar uma ação que exibia a contagem de likes da rede social na loja física.
Tratou-se de uma coleção do Dia das Mães, exibida numa app “Fashion Like”, e os likes em cada peça no Facebook eram atualizados em tempo real no cabide especialmente feito para a ação.

De acordo com a C&A, o cabide especial com a coleção para o Dia das Mães possui um PC conectado à internet . Controles de arduíno estavam ligados a essa máquina refletindo a votação em tempo real no Facebook da empresa. Assim, o contador era atualizado imediatamente assim que alguém colocava um “like”.
Segundo a C&A, a ação foi levada a cabo tendo em conta o facto de as mulheres costumarem pedir uma segunda opinião das amigas. Esta foi uma ação inteligente, para mostrar quais as roupas preferidas das pessoas na internet e ajudar na compra dos consumidores no “mundo real”.


Assim, podemos afirmar que o online está cada vez mais presente no offline, e que, com isso, a escolha do consumidor torna-se mais facilitada e, ao mesmo tempo, permite-lhes ter melhores experiências, enquanto consumidores.

quarta-feira, 4 de abril de 2018

O poder dos anúncios/publicidade no Youtube

Utilizar o Youtube, através dos anúncios, para impulsionar o negócio/marca e chegar ao seu público-alvo tem várias vantagens:
  • Um dos  sites mais visitados, aumentando a possibilidade do anúncio ser visto
  • Possibilidade de segmentar a exibição dos anúncios para que quem veja seja realmente o público-alvo
  • A empresa é quem escolhe em que horários o anúncio aparecerá
  • Adaptabilidade da plataforma, o Youtube é compatível com vários dispositivos, o que traz maior certeza de um grande alcance dos anúncios
  • Pagamento por ação, pode acontecer através do custo por visualização ou do custo po clique na miniatura
Para além disso, tem a capacidade de partilha nas redes sociais, incluindo as principais redes como Facebook, Twitter e Google+.
Após referir a importância do investimento em anúncios no Youtube que resultam num aumento sustentável do investimento em publicidade, mencionarei os diferentes tipos de anúncios.

1- Anúncios Trueview
Resultam do método do custo por visualização, o anunciante só paga quando as pessoas assistem ao anúncio completo. Sendo os "anúncios em vídeo não ignorável" e os "anúncios bumper" com maior impacto, pois são obrigadas a presenciar para conseguir assistir ao vídeo.

2- Banners Default
A principal característica é que aparecem fora dos vídeos, mas dentro da página, tratando-se de uma publicidade paga por "cliques".
3- Formato Masthead
Idêntico ao formato banner, mas orientados para empresas com orçamentos elásticos. Caracterizam-se por serem exibidos exclusivamente na página principal do Youtube e permite reservar o espaço para banners da parte superior do Youtube por 24 horas.

Fontes:
https://support.google.com/youtube/answer/2467968?hl=pt-BR
https://support.google.com/youtube/answer/188038
http://mestredoadwords.com.br/como-funciona-a-publicidade-no-youtube/
https://www.youtube.com/intl/pt-BR_ALL/yt/advertise/how-it-works/
https://postcron.com/pt/blog/publicidade-no-youtube/
https://expandedramblings.com/