Mais uma vez, o poder da Internet foi revelado, fazendo com que uma descoberta, aparentemente inocente, fosse revelada para todo o mundo numa questão de horas. Refiro-me à grave descoberta que foi feita à uma questão de dias que, ao que parece, os dispositivos iPhone da Apple andam a fazer tracking à localização dos usuários, mesmo quando estes desligam a funcionalidade.
Tão grande foi o alvoroço, que até o próprio Steve Jobs (CEO da Apple) veio, em parte, desmentir o problema. Segundo este, o dispositivo apenas mantém uma lista de Hotspots WiFi e de células de rede disponíveis em determinada localização, para facilitar em momentos posteriores, a determinação das coordenadas GPS do usuário, quando este necessitar destas. Simultaneamente este ficheiro era enviado à Apple posteriormente, quando o utilizador ligasse o seu dispositivo ao iTunes e realizasse uma sincronização. De qualquer forma a Apple afirma que está empenhada em proteger a privacidade dos seus clientes e garante estar a criar um hotfix para limitar o tamanho que esse ficheiro pode atingir e garante que no próximo "Major Release" do iOS (iOS 5?) esse ficheiro será encriptado.
Neste momento que está tão em voga a problemática da privacidade online. Primeiro o facebook, e agora a PSN e este "problema" nos iPhones, será que podemos confiar na Internet? Ou será que caminhamos para um situação em que os utilizadores vão duvidar cada vez mais da Internet e evitar o seu uso para determinados fins?