sexta-feira, 29 de abril de 2011

What happens in Vegas....doesn't stay in Vegas

Mais uma vez, o poder da Internet foi revelado, fazendo com que uma descoberta, aparentemente inocente, fosse revelada para todo o mundo numa questão de horas. Refiro-me à grave descoberta que foi feita à uma questão de dias que, ao que parece, os dispositivos iPhone da Apple andam a fazer tracking à localização dos usuários, mesmo quando estes desligam a funcionalidade.


http://www.google.com/#sclient=psy&hl=en&biw=1440&bih=799&source=hp&q=iphone+is+tracking+you&aq=f&aqi=&aql=&oq=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=b08b13f1c13fec94



Tão grande foi o alvoroço, que até o próprio Steve Jobs (CEO da Apple) veio, em parte, desmentir o problema. Segundo este, o dispositivo apenas mantém uma lista de Hotspots WiFi e de células de rede disponíveis em determinada localização, para facilitar em momentos posteriores, a determinação das coordenadas GPS do usuário, quando este necessitar destas. Simultaneamente este ficheiro era enviado à Apple posteriormente, quando o utilizador ligasse o seu dispositivo ao iTunes e realizasse uma sincronização. De qualquer forma a Apple afirma que está empenhada em proteger a privacidade dos seus clientes e garante estar a criar um hotfix para limitar o tamanho que esse ficheiro pode atingir e garante que no próximo "Major Release" do iOS (iOS 5?) esse ficheiro será encriptado.



Neste momento que está tão em voga a problemática da privacidade online. Primeiro o facebook, e agora a PSN e este "problema" nos iPhones, será que podemos confiar na Internet? Ou será que caminhamos para um situação em que os utilizadores vão duvidar cada vez mais da Internet e evitar o seu uso para determinados fins?

TSF, a nova Ensitel? Como destruir uma reputação de anos em poucas horas-parte II

Sem querer entrar em qualquer tipo de critica ou comentário político (senão não saíamos daqui), coloco um link para um artigo muito interessante sobre o buzz negativo que se abateu sobre a TSF depois de um forum onde participou o Primeiro Ministro (que foi tudo menos parcial) e que está a arruinar a imagem de credibilidade construida pela TSF ao longo de décadas.

http://mktportugal.com/blog/?p=3175

quinta-feira, 28 de abril de 2011

A união faz o desconto

As barreiras do comércio electrónico começam a desvanecer-se. A confiança dos utilizadores neste canal de venda tem aumentado, os mecanismos de segurança também e começa a assitir-se ao regresso de alguns formatos, já experimentados, mas que reunem hoje maior potencial de sucesso. Depois dos livros de descontos, com vouchers para tudo e mais alguma coisa, há uma nova moda a propagar-se na internet. São os sites de compras colectivas, onde a expressão "juntos somos mais" faz todo o sentido. É que quantos mais aderirem às promoções divulgadas diariamente, maior o desconto. O mecanismo baseia-se no poder do passa palavra, na recomendação e na compensação dos clientes que indicam outros.


A Groupon, a LetsBonus e a Goodlife são algumas das maiores empresas de compras em grupo a operar em Portugal, existindo também os casos nacionais do Cardume, do Wau, da Plubee e do recém criado Sapo Voucher (a Plubee oferecia bilhetes com 50% de desconto para o FCP-Villareal:)). Oferecem descontos que podem ir até aos 90%, num amplo leque de experiências, desde refeições, massagens, tratamentos de beleza e escapadas de fim de semana. Os descontos estão disponíveis por um período curto de tempo e dependem do número de compras: quantos mais consumidores comprarem, mais barato fica.

A vantagem para as empresas que fornecem os serviços que estes sites de compras em grupo vendem mais baratos é a publicidade. Mediante uma comissão paga ao site, atraem consumidores com o desconto, para que depois quem sabe voltarem e pagarem a totalidade, numa estratégia de cross selling e up selling.


Entretanto, depois da Microsoft com o Bing Deals, os gigantes Google e Facebook preparam-se para entrar no negócio. Após tentar, sem sucesso, comprar o Groupon, a Google lança o Google Offers. Já o serviço do Facebook surge associado ao Facebook Places na sequência do programa de parcerias (Facebook Deals) que oferece promoções aos utilizadores quando estes fazem check in em negócios locias associados à iniciativa. Os membros do Facebook poderão comprar produtos e serviços a preços promocionais através da rede social e partilhar as promoções com a sua rede de amigos. O novo programa começará por ser testado nos EUA.


Mais do que prosumer, o consumidor é agora trysumer: pesquisa, acede e experimenta serviços que se calhar de outra forma desconheceria. E nas condições mais vantajosas, tiram partido do efeito rede.

E em tempo de crise, vale a pena ficar atento...

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Nokia e Microsoft unidos...!

Após declarações da Apple que confirmaram o excelente momento que está a viver, a Nokia e a Microsoft confirmam também a aliança que pretende recuperar a liderança e antiga posição na indústria....DOIS GRANDES E RECONHECIDOS NOMES EM UM SÓ PRODUCTO.

Video no Youtube (declarações CEO NOKIA -CEO MICROSOFT)

Receitas no último trimestre de € 45.013.000, 18.7 milhões de iPhones vendidos e os rumores da intenção de compra de empresas do sector pela Apple, têm feito que a concorrência por excelência (a Nokia e a Microsoft) assinem uma aliança para lutar pelo mercado que estão lentamente a perder, pois passaram de ter uma participação de 33% a 29% depois de terem sido substituídos pelo Smartphone com o Google Android, pelo Blackberry e pelo iPhone da Apple.

O objetivo da aliança dos gigantes de dois grandes sectores é reduzir custos, mas também aumentar o grau de inovação e benefícios para o cliente que compre o WindowsPhone que, apesar de que já está a ser vendido, agora vai ter um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft (Bing, Office, Xbox) e um tecnologia de hardware, mapas, sons e imagens criadas pela Nokia.

A ideia é juntar e misturar as MARCAS, competencias, habilidades, talentos, mercados, tecnologias, vão também aproveitar vantagens que lhes deu anos de experiência e sincronizar perfeitamente os desenvolvimentos de modo que excedam expectativas.... Assim surge o third ecosystem, o nome do futuro resultado desta importante aliança.



Os primeiros modelos vão estar prontos em 2012...Existem dúvidas sobre o sucesso, pois com certeza a Apple não vai perder este tempo para cobrir o mercado e para fidelizar ainda mais os consumidores e os fãs. Acham que pode ser tarde demais?



FONTES:
- http://conversations.nokia.com/2011/02/11/welcome-to-the-third-ecosystem/
- http://www.diarioregistrado.com/Tecnologia-nota-48709-Nokia-y-Microsoft-ratificaron-el-acuerdo-para-enfrentar-a-Apple-y-Google.html
- http://www.cincodias.com/articulo/empresas/Apple-acelera-avance-supera-45000-millones-liquidez/20110422cdscdiemp_1/


Sony alerta clientes Playstation para roubo de informação pessoal

Saiu hoje esta noticia no Diário Económico, que me fez pensar que o fenómeno de Pirataria na Internet pode passar a ser uma verdadeira dor de cabeça não só para todos nós que navegamos, mas também para as empresas que possuem Software com informações confidenciais dos aderentes. Em situações como esta, a empresa promotora da rede, com certeza que será reponsabilizada pelos danos causadas aos consumidores. Cada vez mais, as empresas tem de se preocupar com a protecção de dados dos seus clientes e se, eventualmente, forem alvo de pirataria, como devem reagir e comunicar às pessoas prejudicadas.

A Sony informou hoje ter ocorrido o roubo de informação privada dos seus clientes com conta de utilizador da rede PlayStation, incluindo na informação pessoal a relativa aos cartões de créditos. O anúncio da empresa nipónica, feito através da sua divisão para os Estados Unidos, ocorre quase uma semana depois de ter suspenso o acesso em linha à sua plataforma de jogos, devido ao que disse então ser uma "intrusão externa", sem ter dado mais detalhes, noticia a Efe.

A Sony admite agora que o nome, a morada, o correio electrónico, a data de nascimento e as palavras-passe para entrar na rede PlayStation poderiam estar na posse de terceiros, alheios à empresa, que conseguiram ultrapassar os seus sistemas de segurança.
A empresa admitiu ainda que os piratas informáticos podem ter tido acesso aos números dos cartões de crédito dos utilizadores e à data da sua validade, alertando os clientes para que tomem precauções.

Inacreditável David Beckham

Caros,
Muito provavelmente não iremos falar da marca associada ao video mas sim das proezas do Beckham.
Contudo, ao falarmos das proezas iremos concerteza falar das marcas envolvidas.

Uma vez mais, os canais do costume, Youtube, Facebook, etc.

Já agora, no lugar de ser algo muito elaborado, é só um filme capturado numa qualquer praia de LA, num quelquer final de tarde, com uma qualquer bola, e com uma lata de Pepsi. A simplicidade ainda conquista!

"Chama-se a isto o poder das marcas. E a simplicidade – quando se tem dinheiro – de fazer publicidade a uma marca, que praticamente não se vê.

“Unbelievable David Beckham” pela mão da Pepsi, é o título do anúncio de escassos um minuto e nove segundos que chegou esta semana ao primeiro lugar da publicidade viral mais vista. Este Beckham “inacreditável”, criado pela agência TBWA\Chiat\Day para promover a Diet Pepsi, soma já mais de três milhões de visualizações."
in Expresso Negócios

segunda-feira, 25 de abril de 2011

WebMkt: A máquina da felicidade

Que ideia genial. Apesar de ir contra uma regra básica do merchandising, segundo a qual deve haver fácil acesso aos produtos, a originalidade da acção, teve um impacto enorme nas vendas. Fabuloso!

domingo, 24 de abril de 2011

A Day Made Of Glass Corning's Vision For The Future With Specialty Glas...



Como lidar com esta realidade?
Achei este video fabuloso e não podia deixar de o partilhar aqui. Este futuro, ou será já presente, deixa-nos espantados, perplexos....mas muito entusiasmados.
Como tudo muda tão rapidamente com as novas tecnologias.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

A máquina da felicidade


Qual é a empresa que cria propositadamente um obstáculo entre os seu produto e os seus consumidores? Não é de certeza o mais normal, mas a Coca-cola criou uma máquina de venda de refrigerantes, com 3,5 metros. A ranhura para as moedas estava inacessível, ela estava bem lá em cima..

Qual foi o objectivo? Agir interactivamente com os consumidores, e sob o tema "a felicidade".

A Coca-Cola quis encontrar uma maneira de comemorar o Dia da Amizade, comemorado em Junho, em Buenos Aires e em Fevereiro no resto da América Latina.

A agência desenvolveu assim uma "máquina de amizade", que incentivava as pessoas que por ela passavam a trabalhar em conjunto para subir e inserir uma moeda numa das máquinas de Coca-Cola gigantes.

A campanha foi lançada na Argentina, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, Panamá, Honduras e Nicarágua.

Resultados da campanha:
- aumento de 1075% das vendas nessas máquinas

- durante as nove primeiras horas foram vendidas cerca de 800 garrafas em cada máquina

"(...) After the event thousands of comments were recorded on blogs and social networking sites documenting the campaign"

Cada vez mais as empresas tentam captar a atenção dos consumidores das formas mais originais possíveis. Esta campanha mostra que os consumidores aderem e que espalham isso junto dos seus amigos e nos blogues.

Ver vídeo, muito original

sábado, 16 de abril de 2011

A importância do logótipo - Spot Nike de apresentação das novas botas do CR7

Mais uma vez a Nike apresenta um spot com recurso à imagem dos jogadores de futebol que patrocina e com os quais desenvolve botas de futebol. Neste caso usou o Cristiano Ronaldo com uma botas criadas e desenvolvidas com a sua cooperação.

Elas vão ser utilizadas pela primeira vez no decorrer do jogo desta noite com o FC Barcelona.

Neste spot, fica uma vez mais evidente o facto de o nome da marca não ser mencionado, limitando-se a empresa a usar o seu logótipo que é universalmente reconhecido e representativo por si só da sua identidade.



sexta-feira, 15 de abril de 2011

Publicidade Personalizada a caminho da realidade

No seguimento do post da Ana Margarida sobre a diminuição do preço dos novos Kindle em virtude da inclusão de mais publicidade na utilização do produto, surge agora a notícia de que está a ser desenvolvida uma tecnologia que permite segmentar anúncios em dispositivos tácteis através do reconhecimento das impressões digitais do utilizador.

Basicamente, isto quer dizer que será possível identificar o utilizador de dum aparelho touch através das suas impressões digitais, e com isso analisar as suas preferências e comportamento online. Actualmente, este rastreamento é feito através de cookies existentes em alguns websites, que memorizam os nossos dados e reconhecem a nossa entrada sempre que lá voltamos (por exemplo quando abrimos a conta de e-mail sem termos de introduzir a password), mas com esta nova tecnologia simplesmente não conseguiremos impedir que nos reconheçam e monitorizem a nossa actividade...

Seria uma poderosa ferramenta de marketing relacional, pois com a obtenção de dados comportamentais dos consumidores não só se poderiam conhecer melhor as suas preferências, como também seria possível efectuar campanhas mais eficazes e direccionadas.

O problema óbvio desta situação é que o consumidor vê a sua privacidade cada vez mais restringida, e conforme é referido no artigo, com esta tecnologia os dados não podem ser apagados. Estará o poder do consumidor a passar para o lado da indústria?

A Adidas iniciou uma nova campanha de marketing - Adidas Trends - e através do MySpace dá a conhecer as novas tendências da música nacional. Para assinalar o arranque desta nova campanha, a Adidas apresenta um concerto gratuito da banda Expensive Soul. O programa Adidas Trends irá seleccionar as bandas mensalmente a partir dos tops de plays do myspace.


Após a campanha "All in One", onde a Adidas promoveu a união das várias marcas do grupo, esta nova campanha é fortíssima e envolve não só o Myspace mas também a Radio Comercial.


Apesar de a Adidas não ter nenhum negócio relacionado com a música, esta campanha prentede aproximar os fas à marca e envolvê-los no site oficial para que de forma indirecta os fas possam acompanhar a marca em primeira mão.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

E-Commerce em alta em Portugal

Duas notícias publicadas na semana passada revelam que o comércio electrónico em Portugal não só tem um elevado potencial, como também está a ser alvo de investimento por parte de algumas marcas de grande notoriedade.

Este post revela que existe já uma tendência acentuada nos hábitos de consumo em Portugal com vista ao aumento do volume de comércio electrónico. Quase 1 milhão de portugueses terão feito compras online em 2010, em especial roupas e sapatos.

Provavelmente, muito atenta a esta tendência, a Sonae MC decidiu inovar e introduzir uma nova modalidade nas compras online do Continente com o Drive. Este serviço permite aos clientes efectuarem as suas compras no Continente Online sem que tenham a necessidade de estar no domicílio para a recepção das mercadorias, podendo fazer o levantamento das mesmas na garagem da superfície comercial (inicialmente apenas disponível no Colombo em Lisboa). Esta modalidade traz maior flexibilidade ao processo de compra online, que até aqui "obrigava" o cliente a esperar pela entrega, permitindo-lhe agora poder deslocar-se ao ponto de venda para levantar a encomenda.

De salientar a análise que a Sonae MC relata nesta notícia acerca do seu comércio electrónico: 300 mil clientes registados, 4,5 milhões de visitas anuais, e um consumidor-tipo urbano que "procura conveniência
através de reduzidos tempos de compra e flexibilidade temporal".

De acordo com o director do Continente Online, Tiago Machado, a importância estratégica do comércio electrónico para a Sonae MC é significativa :
"existe um enorme potencial de crescimento, uma vez que a internet é o canal que, futuramente, será massificado pelas novas gerações."

terça-feira, 12 de abril de 2011

Publicidade Aumenta, preço DIMINUI

Existe mais uma forma de fazer chegar publicidade ao consumidor, podendo até ser vantajosa.

Segundo esta noticia:

http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/novo_kindle_mais_barato_traz_publicidade_1144731.html

A inclusão de publicidade, como screen savers, no Kindle possibilita que este seja comercializado a um preço menor do que o mesmo modelo sem publicidade. Podemos encontrar 3 partes interessadas nesta nova forma de publicitar (em produtos tecnológicos adquiridos pelo consumidor): a Amazon, querendo aumentar as vendas do produto; as empresas que patrocinam; e o próprio consumidor, comprando o produto mais barato.

E tendo em conta o poder do consumidor actualmente, não só ficam disponíveis os anúncios no produto como uma aplicação desenvolvida onde o consumidor sugere, escolhe e vota nos anúncios para o seu dispositivo. Criando esta interactividade, ao mesmo tempo que as empresas recebem feedback do consumidor, este ficará mais disposto a obter um produto que contenha publicidade.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

A Escassez leva à Abundância - Estratégias de Marketing

Na semana passada encontrei este post muito interessante relativamente ao tipo de estratégia que marcas com grandes comunidades de seguidores praticam quando lançam novos produtos no mercado.

De acordo com o autor, marcas como a Apple utilizam a escassez como estratégia de Marketing por forma a conseguirem imprimir maior notoriedade ao lançamento dos seus produtos, gerando sentimentos de estatuto e exclusividade nos primeiros compradores.



Resumindo as ideias enunciadas no artigo, sendo a Apple uma marca reconhecida como altamente inovadora e criadora, e ao mesmo tempo uma das mais desejadas do mundo, qualquer novo lançamento gera enormes expectativas por si só logo que é anunciado. Uma franja de consumidores (os "Inovadores") querem diferenciar-se dos demais sendo os pioneiros da compra destes produtos e gera-se uma corrida à compra na data de lançamento.

Estes "Inovadores" serão os grandes responsáveis pela exponenciação do "buzz" gerado à volta do produto para as massas. Irão querer mostrar a toda gente o seu novo "brinquedo" e
elogiar as funcionalidades que o distinguem daquilo que já existe com mensagens apaixonadas.

Os Media divulgam o "fenómeno", os resultados de busca no Google são maioritariamente provenientes de outros sites que não o da Apple, que assim indirectamente conseguiu comunicar às massas o seu novo produto sem recorrer aos meios tradicionais de comunicação: spots televisivos, "outdoors"... todos querem comprar o novo Apple!!

Para além de óptimos resultados ao nível das vendas deste produto, a marca Apple sai altamente reforçada de todo este processo, acumulando capital de notoriedade e valor que lhe permitirá repetir a estratégia no lançamento futuro de um novo produto.

Acham que esta estratégia está ao alcance de uma marca qualquer?

terça-feira, 5 de abril de 2011

Blaving – A rede social de Voz

A nova rede social adiciona o factor voz à tradicional escrita.

Este novo conceito inovador permite gravar pequenas mensagens de voz que posteriormente poderão ser partilhadas no Facebook, Twitter e Orkut.

Estaremos preparados para esta inovação?

Uma pequena apresentação

No site tem informação mais detalhada!

Haverá dois FIAT 500 iguais?

Será difícil!


Ao longo dos últimos anos as empresas têm apostado cada vez mais na diferenciação dos seus produtos como forma de ganhar quota de mercado e alargar o segmento alvo (estratégia one-to-one).


Pois bem, a Fiat não ficou alheia a este aspecto e lançou um novo produto (ou serão milhares?), em que desafia cada um de nós a escolher e “desenhar” o seu próprio carro.


Coloca ao dispor dos seus clientes, ou potenciais, a possibilidade de criar até 500.000 combinações, sendo assim difícil existir outro carro “igual ao nosso”.


Podemos escolher desde a cor do carro, até a cor dos estofos, jantes, autocolantes, entre outros.


Na página inicial do site, que já agora poderão consultar em http://www.fiat500byyou.com.pt/ , diz o seguinte: “Aqui encontras 500.000 opções de personalização. 500.000 maneiras para tu seres tu. Configura o teu 500 by you e sorri. É assim que te vais sentir quando o 500 by you for mesmo teu”.


Este tipo de marketing é individualizado e relacional, a marca como podemos constatar trata os seus clientes ou potenciais clientes por Tu, notando assim uma certa proximidade junto do consumidor.


É destinado a pessoas que gostam de ser diferentes, e sugere ao consumidor que é ele que escolhe e define o seu carro (único ou quase), transmitindo assim a estes consumidores uma sensação de pertença e uma maior afinidade pelo seu automóvel.


Os números são também eles curiosos, Fiat 500, dispõe de 500.000 combinações possíveis, dando assim relevância ao 500.


Aqui estão imagens do Fiat 500 personalizado por mim, poderão personalizar o vosso no site:










P.S. Se alguém pretender um Fiat 500 igual a este lembre-se que tem direitos de autor :)

Tissot Reality: A experiência dos consumidores

A Tissot tem um serviço online que permite "experienciar" e explorar alguns dos seus modelos, de uma forma interactiva...


Depois de experimentar esta aplicação, o utilizador tem a possibilidade de tirar uma foto da experiência e enviá-la para onde quiser, via bluetooth ou email. Quem sabe, partilhar a experiência no facebook para pedir opinião aos amigos!

Na minha opinião, esta é uma excelente forma de a Tissot interagir com os – possíveis – clientes, ao deixar que eles experimentem vários produtos até encontrar aquele que se identifica com eles.

Vejam e experimentem através do site: http://www.tissot.ch/reality/

Obama prepara campanha para 2012


A vasta e multidisciplinar equipa do Obama começou a preparar a campanha de 2012. As usuais conferências de imprensa foram substituídas por um comunicado via e-mail enviado pelo próprio Barack Obama e pela publicação de um vídeo de início de campanha na sua página pessoal.


Obama volta a investir na internet como principal meio de campanha. Pretende demonstrar que não é necessário investir em anúncios na TV de custo elevado e volta a definir o seu modelo de campanha com um focus na proximidade às pessoas e no word-of-mouth. Obama afirma que a campanha "será mais focada e inovadora do que qualquer outra que tenhamos feito antes".

segunda-feira, 4 de abril de 2011

O poder da WEB no mundo político


É extraordinário verificar o poder e importância que a Internet cada vez mais tem no mundo actual em que vivemos, em qualquer tipo de acções, como é exemplo a Re-eleição do Presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama. Foi através a Internet que o actual Presidente dos EUA iniciou os preparativos para a sua campanha em 2012, publicando um vídeo de início de campanha na sua página pessoal (www.barackobama.com). Tal como aconteceu em 2008, Obama volta a utilizar a Internet como o principal instrumento para a sua campanha, onde pretende demonstrar que o que é importante são as pessoas e um "atendimento mais personalizado". É verdade que em 2008 foi uma campanha com bastante impacto e com um resultado bastante positivo: "We Can". Contudo, numa "poll" realizada pela Universidade de Quinnipac, segundo o Diário Económico, as sondagens demonstram uma taxa de aprovação reduzida, prevendo uma "corrida" extremamente feroz. Será que através da Internet Obama conseguirá chegar mais próximo dos seus eleitores? E as redes sociais serão uma boa aposta para adquirir mais confiança e votos dos eleitores?

Podem ver o novo vídeo da re-eleição de Barack Obama no seguinte site: http://www.youtube.com/watch?v=f-VZLvVF1FQ&feature=player_embedded

Note-se que em Portugal também já houve campanhas praticamente realizadas através da Internet e das Redes Sociais, como é o caso da campanha do Fernando Nobre.

"It begins with us"!

Ford Focus lança o concurso The Match

No âmbito do lançamento a nível nacional do novo Focus, a Ford lançou o concurso online The Match, criado pela Ogilvy. O concurso, que pode ser seguido num site elaborado propositadamente para o efeito e na página do Facebook da marca, juntou 16 concorrentes (nesta fase já estão seleccionados os 6 finalistas) que se habilitam a uma viagem à volta do mundo e a um Ford Focus totalmente equipado. Até 15 de Abril, os concorrentes são convidados a apaixonarem-se e a perderem a cabeça com o novo Focus, com desafios para as diferentes fases da "relação": flirt, conquista, orgulho, romance, compromisso (fase actual) e casamento. Na fase de "Compromisso", os finalistas terão que demonstrar, até dia 8 de Abril, que estão prontos para "casar". Para serem seleccionados, os 16 escolhidos tiveram que enviar declarações de amor ao Ford Focus e aceder a loucuras propostas pela marca para provar a sua dedicação ao carro, como enviar o seu carro actual para abate e desmantelamento (sem garantia de que vão ganhar) e fazer tatuagens com o logotipo do Focus.


Numa campanha blended, o concurso tem ainda o apoio da Rádio Comercial e de Nuno Markl, e realiza vários eventos. No próximo dia 8 de Abril, terá lugar a festa da "Despedida de Solteiro". Os seis finalistas vão receber pistas sobre o local do evento, onde decorrerá um concerto, e só os primeiros 4 chegarão à final. A Ford também se encontra já a preparar o evento de lançamento do novo Focus, que terá projecções 3D, um jogo digital interactivo projectado na machada de um edifício e uma festa que decorrerá em simultâneo em 14 localidades do país.

sábado, 2 de abril de 2011

+ 1




A rivalidade entre a e a , na minha opinião, vai ser titânica, pois ambas querem este mercado.

Sendo a Google quem é, tendo a posição que tem, não pode ficar atrás das outras empresas do sector. Existem vários rumores, mas nasceu o Google +1.

A Google decidiu incluir o  no motor de busca, que permite ao utilizador dizer “like” sobre determinado URL. Ou seja, sempre que gostar do conteúdo apresentado, o utilizador deverá clicar nesse botão e as recomendações aparecerão para outros utilizadores (amigos, contactos de email ou utilizadores em geral), assim como indicação das pessoas que fizeram +1 naquele link.


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Leilões invertidos - "A revolutionary shopping experience"

É um conceito relativamente recente em Portugal que visa aproveitar da internet para leiloar os produtos de uma forma oposta à que estamos tradicionalmente habituados. Aqui ganha o leilão não quem oferece o preço mais alto mas sim o preço mais baixo!

De uma forma resumida o conceito é o seguinte:

"Neste tipo de leilões on-line, os utilizadores pagam por cada licitação que fazem, mesmo que acabem por não adquirir o produto.
Cada licitação custa em média 0,20€ (valor de cada crédito) e acrescenta mais 0,01€ ao valor total das licitações, ou seja, sempre que licita gasta 20 cêntimos e acrescenta 1 cêntimo ao valor total que vai pagar pelo produto caso o venha a adquirir. Cada licitação acresce um número de segundos, variável conforme o leilão, ao tempo final do leilão e 0,01€ ao preço do produto. Não existe tempo limite para cada leilão. O leilão termina quando não houver uma nova oferta dentro do período de tempo estabelecido. Neste caso, você será o “vencedor”, ou seja, o licitante que adquiriu o direito de compra do produto."
Fonte: http://fazerblogs.com/leiloes-invertidos/

Este conceito compra também já se está a utilizar nos mercados B2B.

Um pequeno vídeo a explicar um pouco como isto funciona.



Social Media em 5 minutos

Encontrei este vídeo no Facebook e achei que seria interessante partilhá-lo neste espaço. É um breve resumo sobre as potencialidades do Social Media como plataforma de comunicação e divulgação para as empresas, em comparação com os tradicionais meios.

Nos dias de hoje o foco na retorno gerado pelo investimento em campanhas de promoção é a regra, e nesse aspecto parece não haver canal à altura do Social Media, se souberem aproveitar correctamente as suas potencialidades.

Por outro lado, é um erro pensar que o Social Media apenas poderá causar real impacto na vertente B2C... Hoje em dia, quem não está aqui é como se não existisse!


Mais uma vez, o poder do Marketing Viral cria um novo fenômeno....Rebecca Black

Justin Bieber é um cantor canadense e fenômeno da internet, que após a publicação e do sucesso dos seus vídeos caseiros no YouTube, foi descoberto por um executivo da indústria da música que o lançou ao estrelato aos 13 anos de idade. Graças ao single “Baby”, agora conta com o título do vídeo mais visto de todos os tempos no YouTube, com 497.701.481 reproduções. No entanto, algumas semanas atrás alguém chegou para ameaçar este recorde...

Esse alguém é a Rebecca Black, que também com 13 anos de idade tem-se convertido no novo fenómeno das redes sociais e do YouTube não precisamente pelas suas habilidades musicais, muito pelo contrário, é famosa pela sua evidente falta de talento. Fez-se credora de três títulos importantes atribuídos por aclamação da comunidade da Web 2.0, nomeadamente: Pior cantora, pior música e pior vídeo do Youtube ... Embora seja possível que ela não encarne literalmente esses títulos... mais uma vez fica comprovado o poder do Marketing Viral. Há quem diga que é mais um caso de Marketing Undercover ou Astroturfing (recriar situações que dão a impressão de algo espontâneo ou natural), mas seja o que for seja, não há dúvida de que o conseguiram. No Twitter é o Trending Topic no qual diferentes celebridades têm participado. Por exemplo, o actor americano Charlie Sheen publicou: "Rebecca, nós não te odiamos por seres famosa. Tu és famosa porque nós odiamos-te ".

Após o lançamento de "Friday" no passado mês de Fevereiro, o vídeo foi reproduzido 70.613.951 vezes até à data, batendo os novos singles de ícones da música como Lady Gaga. Ainda não completou dois meses no mercado e já vendeu 40.000 copias segundo billboard.com e regista uma receita média semanal de 25.000 dólares... dinheiro que está a ser usado para missões humanitárias no Japão de acordo com as suas declarações durante a entrevista no famoso late show de Jay Leno. Com quantias como estas, definitivamente que falem mal, mas que falem!

Video Oficial com a quantidade de visitas

Entrevista em Today - HLN

FONTES:
- http://www.rpp.com.pe/2011-03-25-rebecca-black-donara-ganancias-de-friday-a-victimas-de-japon-noticia_348862.html
- http://www.readwriteweb.es/socialmedia/los-10-videos-mas-vistos-de-youtube/
- http://www.generaccion.com/usuarios/54938/charlie-sheen-rebecca-black-eres-famosa-porque-te-odiamos