terça-feira, 29 de junho de 2010

A MaCdonald's no Mundial

O Campeonato do Mundo de futebol é o momento muito especial sendo que grande parte dos investimentos financeiros das grandes marcas estão direccionados para esta época por forma a associarem-se ao evento e promoverem-se entre os fâs do futebol.

Bem como fâ de futebol que sou, não deixo de saudar muitas das iniciativas que são levadas a cabo pelas marcas. Refiro-me a uma das iniciativas da Macdonald’s. A primeira questão que coloco é onde é que os Hamburgers se misturam com o futebol?Pois é, não fará muito sentido mas o que é certo é que nas imediações de qualquer estádio de futebol temos um restaurante Macdonald’s . Se pensarmos no exemplo do Mac do Dragão chega-se rapidamente à conclusão que futebol e hamburgers são uma combinação “explosiva”, dado que em dia de jogos está sempre para lá de cheio.
Como patrocionador oficial do Campeonato de Mundo a Macdonald’s deu o seu nome a um dos concursos presentes no site da da fifa (http://www.fifa.com/) de seu nome Fantasy da Copa do Mundo FiFA/McDonald’s .

Basicamente neste espaço competimos contra outros usuários seleccionando um onze inicial , será atribuída uma pontuação no final da rodada. Este programa para além das habituais recompensas monetárias para os vencedores promove a interectividade e uma enorme competitividade entre os usuários através da criação de ligas jogadas entre amigos e desconhecidos . Neste momento este concurso conta com cerca de um milhão de participantes .

Com uma simples apoio a um jogo e com pouco investimento a Macdonald’s consegue num abrir e fechar de olhos concentrar a atenção de um conjunto de fâs em torno da marca , passando uma mensagem clara, promovendo uma associação entre o futebol e o consumo de produtos Macdonald’s.

1 comentário:

  1. A McDonald's há já muitos anos que se vem associando à FIFA e aos Campeonatos do Mundo. A estratégia da empresa em gastar milhões em publicidade parece que dá mesmo frutos. Cada vez mais a McDonald´s aparece e com mais força. Por muito que seja criticada não lhe faltam clientes.

    Contudo parece-me pertinente levantar uma questão. Será que ao redor de um restaurante McDonald´s há sempre muita gente por causa da sua envolvente ou por causa do próprio restaurante? Parece-me que se verifica mais rapidamente a segunda premissa do que a primeira. Onde quer que haja um McDonald's há pessoas, não é por acaso.

    A empresa foi capaz de criar um sentimento de afecto para com os consumidores. Parece-me quase como que uma relação amor ódio. Às vezes já não podemos ouvir falar da McDonald´s mas também já não conseguiríamos viver sem ela.

    Associar-se ao à FIFA é associar-se a milhares de fãs, associar-se ao sentimento de paixão pelo futebol. E a bola de neve (clientes) cresce e cresce e cresce.

    ResponderEliminar