terça-feira, 13 de março de 2012

“Netizens”: a comunidade que vai mudar o marketing

Como já deve ser do vosso conhecimento, a QSP Summit realizou-se na passada semana na Exponor, no Porto, reunindo vários especialistas de marketing digital.

O indonésio Hermawan Kartajaya, considerado um dos 50 gurus que moldaram o futuro do Marketing, foi "cabeça de cartaz". Kartajaya acredita que a navegar a nova onda do Marketing estão os "netizens", uma comunidade emergente que já mudou a forma de comunicar com as marcas. Kartajaya, que criou o conceito de "Marketing 3.0", defendeu que "o consumidor acredita mais no que um amigo lhe diz numa rede social, do que na mensagem directa de uma marca".

A conferência foi dominada pelo poder amplificador das redes sociais. Com mais de 800 milhões de utilizadores, o Facebook foi uma referência incontornável. Segundo dados da ComScore, cerca de 55% da população mundial com acesso à internet utiliza o Facebook, percentagem que sobe para 85% em Portugal, onde 96% dos internautas utilizam alguma rede social. Os mesmos dados indicam que 1 em cada 7 minutos são passados no Facebook (FB). Vanessa Fitzgerald, responsável de marketing do FB na Europa defendeu que, para as marcas, o valor de uma conexão não é apenas o valor de um fã, mas de todo um efeito rede que se pode gerar. Os consumidores estão, assim, a tornar-se "anunciantes das marcas". As marcas podem tirar grande proveito se conseguirem sobretudo identificar aqueles fãs que gostam de ser opinion makers e exercer a sua influência.

É bom saber que nas aulas de Web Marketing também estamos a navegar na mesma (nova) onda...:)

3 comentários:

  1. Em "Marketing 3.0 Values-Driven Marketing" de Kotler e Kartajaya, li esta afirmação que acho resumir bem a época que estamos a atravessar e a passagem do Marketing 2.0 para o 3.0:

    "We have moved beyond the information age to the age of participation".

    Nenhuma marca pode ignorar ou deixar de chamar o consumidor a participar, seja como opinion maker ou criando e participando na produção de produtos e serviços.

    ResponderEliminar
  2. Concordo! De facto, o acesso massivo a meios de informação, permitiu o desenvolvimento de um consumidor altamente informado, exigente e até mesmo desconfiado do discurso das marcas. É mais fiável o que um amigo diz, do que o que a marca faz para vender. Neste sentido, surgem os opinion makers como os novos "players" no mercado. Esta tendência já é bem visível nos blog's femininos, onde as marcas oferecem aos seus autores produtos para teste, numa postura aparentemente desinteressada.

    ResponderEliminar