sábado, 16 de março de 2013

DEALER-CHIC: uma nova tendência


A origem

A procura por ofertas tornou-se parte da vida de muitos consumidores, sendo actualmente encarada como uma fonte de orgulho.

O conceito DEALER-CHIC traduz-se na obtenção das melhores ofertas, algo que actualmente é aceite e até mesmo desejável pelos consumidores. Esta tendência vai muito para além da poupança económica, acarreta emoção, empenho e controlo, traduz inteligência de quem a pratica, sendo também encarada como uma forma de estatuto.

Esta tendência de longo-prazo permite aos consumidores terem mais opções de escolha, maiores expectativas em relação aos produtos e maior controlo sobre a situação, o que torna os consumidores cada vez menos vinculados às marcas.  

Existem, essencialmente três razões para a tendência DEALER-CHIC continuar a crescer:

  • MAIS POR MENOS
Apesar da maioria dos consumidores ter disponível muito pouco dinheiro para gastar em compras, cada vez mais esses consumidores querem vivenciar experiências novas.




Exemplo: http://culturadeborla.blogs.sapo.pt/  Divulga a cultura de Lisboa, disponibilizando passatempos e acessos gratuitos a alguns espectáculos.

  • O MEIO É A MOTIVAÇÃO
As ofertas clássicas baseavam-se em coupons de papel, que eram genéricos e que necessitavam de ser processados publicamente no caixa. hoje em dia, as ofertas são fonte de inovação tecnológica  os coupons 2.0 são atractivos, podem ser acedidos online ou através do smartphone e traduzem ofertas personalizadas, exclusivas e até mesmo divertidas. 

  • O MELHOR DO MELHOR
Os consumidores acreditam que conseguem obter o melhor preço e os produtos de melhor qualidade, isto porque têm à sua disposição, previamente à compra, diversas avaliações sobre a performance do bem ou serviço que desejam. 

Exemplo: http://www.tripadvisor.com/ Disponibiliza dicas confiáveis sobre viagens e estadias de turistas reais. 




Evolução expectável

A manter-se esta tendência, espera-se que os consumidores se tornem cada vez mais condicionados às ofertas, contudo será também expectável que tenham acesso, em tempo real a avaliações cada vez mais completas e sérias dos produtos. Do lado das marcas, estas devem justificam o “full price” pelo adicionar de valor ao produto, algo que é “Incomparable”.

Note-se que, para as marcas, o DEALER-CHIC não significa apenas cortar no preço de venda e disponibilizar produtos de graça. Esta tendência deve ser aproveitada pelas marcas para atingir novos públicos-alvo, interagir com eles e assim conseguir apresentar novas ideias aos consumidores.  

Em suma, uma tendência com benefícios para ambas as partes. Afinal quantos de nós já adoptaram esta tendência sem, provavelmente, dar-mos conta dela?






1 comentário:

  1. Bem, no que diz respeito aos cupões, acho que, atualmente, eles estão outra vez na moda! Já vi várias marcas disponibilizarem cupões nos seus facebooks, nos sites, e confesso que já os usei. São, sem dúvida, um forte atrativo para os clientes! Depois existem também os cupões pagos (ex. Groupon, Odisseias, etc.)que nos dão acesso a um leque de produtos e serviços muito variados, a preços bem mais reduzidos! É impossível não nos sentirmos tentados perante estas "pechinchas"!

    Uma vez que mencionas o Tripadvisor, quero apenas dizer que este site é muito mais do que um guia para consumidores, é um guia para os especialistas também! Nas agências de viagens, sites como o Tripadvisor ou o Booking são as melhores formas de obter informação real acerca das mais diversas unidades hoteleiras.

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