terça-feira, 15 de março de 2016

Governo quer mais tecnologia nas aulas para reduzir o insucesso escolar

O secretário de Estado da Educação defendeu, em Torres Vedras, que é preciso mudar práticas pedagógicas, por exemplo com a introdução de conteúdos digitais, para reduzir o insucesso escolar.
Para o secretário de Estado da Educação, "antes só o professor era detentor do conhecimento e agora o conhecimento anda no bolso de todos e está à distância de um clique", referindo-se aos telemóveis inteligentes ("smartphones") com acesso à Internet.
Por isso, defendeu, "a escola tem de mudar" e é preciso "repensar como se aprende melhor para ter menos insucesso escolar", promovendo cada vez mais "competências digitais" no uso e pesquisa de informação através de computadores, tablets ou smartphones.


Esta parece-me uma excelente abordagem. Como temos vindo a falar, a geração Millennials tem características muito próprias e o facto ter nascido no mundo digital faz com que seja difícil por vezes a aceitação de meios mais tradicionais para a aprendizagem e muito mais fácil a manipulação de conteúdos digitais (basta ver como hoje em dia qualquer criança já consegue utilizar estes dispositivos).  Por isso mesmo, porque não experimentar outras formas de lhes transmitir o conteúdo? A questão que se coloca futuramente será: É mesmo a falta de meios digitais a causa do insucesso/desinteresse dos alunos ou há outros fatores a considerar para melhorar o desempenho escolar? 

Fonte: Sapo

1 comentário:

  1. De facto, a introdução de mais tecnologias na educação pode ser um fator motivador para a geração Millennials, já que para estes as aulas “tradicionais” não fazem muito sentido.
    Apesar de já se verificar algumas evoluções na educação, consequentes da evolução tecnológica, (como por exemplo, a substituição dos típicos quadros pretos de giz pelos quadros interativos), a verdade é que este sector precisa de evoluir muito mais para poder acompanhar o desenvolvimento da sociedade. Sabemos o que prende a atenção dos alunos e é necessário usarmos isso a favor da aprendizagem.
    Não sabemos é até que ponto os professores e o sistema de ensino estão preparados para estas mudanças.

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