domingo, 13 de março de 2016

Óculos inteligentes que corrigem a falta de visão

A área da saúde têm sofrido uma grande evolução graças à inovação tecnológica e, se há poucos dias tomamos conhecimento do novo kit portátil de exame oftalmológico, o Peek, em que era possível detectar problemas oftalmológicos recorrendo a um smartphone, eis que agora surgem os óculos inteligentes capazes de corrigirem a nossa falta de visão.
Como passamos cada vez mais tempo do nosso dia em frente ao computador, é normal chegarmos exaustos ao final do dia. Consequentemente, podemos passar a sofrer de hipermetropia, que consiste no erro de focalização da imagem no olho, ou de presbiopia (vista cansada), que é muito comum aparecer a partir dos 40 anos de idade.
  

No entanto, estes problemas podem ser corrigidos, em tempo real, pelos óculos inteligentes desenvolvidos pela empresa israelita Deep Optics.

A Deep Optics tem trabalhado numa lente que possui uma camada de cristal líquido transparente. Esse material, quando estimulado por uma corrente elétrica muda o seu índice de refracção, ou seja, altera a forma como a luz atravessa a lente e chega ao olho. Os óculos têm sensores instalados que monitorizam os olhos do utilizador. Caso o utilizador esteja a olhar para um objeto que está perto, os sensores detetam a distância e enviam essa informação a um chip. Esse chip, envia os sinais elétricos que farão com que as lentes se adaptem às necessidades.

O limite de correção destes óculos é de até três graus e, segundo a Deep Optics, corresponde ao alcance visual das lentes multifocais convencionais.
A Deep Optics já recebeu um apoio de 4 milhões de dólares e espera-se que estes óculos cheguem ao mercado em breve.
Podem ver o vídeo explicativo em: https://youtu.be/3qMi55ejWmY

Fonte: Pplware

1 comentário:

  1. Aqui está mais um bom exemplo de uma inovação tecnológica que promete beneficiar em grande escala o nível de vida do ser humano.
    Hoje em dia, cada vez mais a preocupação com a saúde e bem-estar é algo bastante visível na sociedade em geral. No entanto, são vários os motivos que têm levado a uma mudança bastante significativa no campo da tecnologia médica. Seja pelo aumento da procura (inclusão de novos segmentos como utilizadores dos serviços de saúde), seja pelo aumento de oferta (uma maior complexidade e diversificação de serviços).
    Uma grande proporção das técnicas, instrumentos e recursos de diagnósticos e terapêuticos hoje utilizados eram desconhecidos há trinta anos atrás e, a cada ano, novos conhecimentos e produtos relacionados com a saúde tornam-se disponíveis.

    ResponderEliminar