quinta-feira, 22 de março de 2018

Snapchat: um caso de milhões

Recentemente, a rede social Snapchat foi surpreendida com uma descida na cotação das suas ações na ordem dos 6% o que fez com que a empresa perdesse 800 milhões de dólares. Em causa está um anúncio publicitado na aplicação móvel Snapchat para o jogo de perguntas chamado Woud You Rather o qual fazia referência ao caso de agressão de Chris Brown contra a cantora da Pop Rihanna em 2009. O utilizador era então levado a escolher se “Prefere dar um estalo a Rihanna?” ou “Um murro a Chris Brown”.

As reações negativas não tardaram a chegar inclusivamente por parte da cantora que se manifestou no Insta Stories do Instagram pedindo respeito pelas vítimas de violência doméstica. "Snapchat, eu sei que já não és a minha aplicação preferida! Mas estou a tentar perceber qual é o objetivo desta confusão! Eu gostava de chamar de ignorância, mas sei que vocês não são assim tão burros! Gastaram dinheiro em algo que vai envergonhar, de forma intencional, as vítimas de violência doméstica e fizeram uma piada sobre isso. Isto não é sobre os meus sentimentos até porque eu não tenho muitos...mas todas as mulheres, crianças e homens de violência doméstica no passado e especialmente às que ainda não superaram isso... Vocês dececionaram-nos! Tenham vergonha. Deitem fora a aplicação."


Depois de toda esta vaga de comentários negativos e de desaprovação vários representantes da marca vieram a público lamentar o sucedido e mostrar que não se identificam com tal publicidade. Explicaram também que tudo não passou de um erro de aprovação e que o mesmo foi removido assim que deram conta. "O anúncio foi revisto e aprovado por engano, pois viola as nossas diretrizes publicitárias. Removemos imediatamente o anúncio no fim de semana passado, que foi quando tomámos conhecimento. Lamentamos que isso tenha acontecido", diz a empresa em comunicado citado pela Reuters. No entanto, isso não evitou que outros utilizadores demonstrassem o seu descontentamento como é o caso da filha do ex-Presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, que recorreu ao Twiiter para se manifestar.


Apesar de todos os esforços, Rihanna não aceitou as desculpas da empresa e usou o Twitter para continuar a censurar o episódio, apelando ainda aos seus fãs para desinstalarem a app. É mais um revés para a imagem pública do Snapchat, depois de Kyllie Jenner, em fevereiro, ter publicado no Twitter que não gostava do novo design do Snapchat, possivelmente influenciando também os seus fãs a abandonar o serviço.

Em suma, todos sabemos que os anúncios publicitados nas redes sociais são sujeitos a aprovação e que geram grande impacto, mas isto significa que o Snapchat aprovou um anúncio que incita a violência levando-me a questionar se de facto se tratou mesmo de um erro. Toda esta situação acabou por sair demasiado cara à empresa liderada por Evan Spiegel numa altura em que esta ainda estava a recuperar da sua última perda.

Fontes:
https://observador.pt/2018/03/16/prefere-dar-um-estalo-a-rihanna-ou-um-murro-a-chris-brown-a-campanha-nojenta-que-levou-o-snapchat-a-valer-menos-mil-milhoes-de-dolares/
http://sicnoticias.sapo.pt/mundo/2018-03-15-Rihanna-condena-Snapchat-apos-anuncio-ofensivo
https://www.jn.pt/pessoas/interior/snapchat-perde-mil-milhoes-de-dolares-com-um-tweet-de-kylie-jenner-9139401.html
https://www.reuters.com/article/us-people-rihanna-snapchat/rihanna-urges-fans-to-delete-snapchat-after-ad-mocking-assault-by-brown-idUSKCN1GR2KV

Sem comentários:

Enviar um comentário