segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

TikTok: A Nova Estrela das Redes Sociais



O TikTok foi criado no final de 2017 e em 2019 foi a segunda aplicação mais transferida do mundo, com 220 milhões de downloads. O TikTok nasceu quando a chinesa ByteDance comprou a Musical.ly por mil milhões de dólares e a fundiu com a Douyin. A aplicação é um autentico fenómeno e já conta com 500 milhões de utilizadores em 150 países (sobretudo na China, Índia e EUA), tendo já ultrapassado três vezes o número de utilizadores do Twitter. Em Portugal, é a 13a aplicação mais descarregada na Play Store.


66% dos utilizadores têm menos de 30 anos, ou seja, o público-alvo pertence maioritariamente às Gerações Z (nascidos entre 2000 e 2010) e Y (nascidos entre 1985 e 1999). Estes utilizadores gravam, editam e partilham diariamente vídeos muito curtos (15 a 60 segundos de duração), com música e a mostrar truques, acrobacias, playbacks, danças, piadas ou partidas, com o objetivo de os tornar virais. Por esse motivo, o TikTok é visto como um sucessor da aplicação extinta Vine. O interface é muito fluído e usa um vasto conjunto de filtros, efeitos de realidade aumentada, stickers e emojis. Um poderoso algoritmo seleciona os vídeos mais populares para cada pessoa, resultando numa interminável lista de microvídeos. Com talento, dedicação e alguma sorte, jovens tornam-se celebridades digitais em poucos dias.

O segredo do sucesso pode também estar nos desafios lançados na plataforma, como o #tumbleweedchallenge do comediante Jimmy Fallon que convidava os participantes a atirarem-se para o chão e rebolarem como plantas levadas pelo vento. Outros desafios incluem o #faketravel, que incentiva os participantes a fingir que viajaram para outro lado a partir de casa ou o #grababook, que incentiva a abrir um livro numa página aleatória e ler a primeira palavra. Muitas vezes é o próprio TikTok que sugere desafios, tais como listar o maior número de países enquanto um relógio faz a contagem decrescente ou encenar uma luta contra o ecrã.


Em 2019, várias marcas, incluindo as preferidas pela Geração Z, tais como a Apple, a Hershey, a Oreo, a Doritos, a Pepsi, a Nike, a Adidas e até o SL Benfica passaram a estar presentes na plataforma. O TikTok permite comunicar com uma geração mais nova, que há muito abandonou o Facebook e se mudou para o Instagram ou para o Snapchat. A rede tem também já influenciadores digitais, como os adolescentes Maverick e Cash Baker, com mais de 25 milhões de seguidores. Ainda assim, considerando que a idade média dos utilizadores é baixa, a rede social poderá ainda não ser considerada vantajosa para muitas marcas. 

 

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