domingo, 28 de fevereiro de 2021

Anchorage: o banco de criptomoedas liderado por um português

Anchorage é uma fintech que tem estado na ribalta. É o primeiro banco de criptomoedas aprovado a nível federal nos EUA e foi fundado, em 2017, por um português.

Com a plataforma, qualquer banco pode criar produtos com mais de 100 criptomoedas, dizendo o fundador que "se for um banco e quiser comprar uma bitcoin diretamente numa aplicação bancária, vai à Anchorage e damos capacidade para fazer custódia das chaves privadas e partes técnicas. Também passa a ser possível a compra e venda destes ativos pelo banco".

Atualmente, conta com 4 escritórios, um deles no Porto, e no futuro tem como objetivo expandir a sua atividade para Lisboa.

Em 2020, a Bitcoin cresceu mais de 300% e, nos primeiros meses de 2021, ultrapassou a valorização de 50 mil dólares. Moedas rivais como a Ethereum, que cresceu mais de 600% em 2020, ou mesmo a “moeda-meme”, a Dogecoin, que chegou a registar um crescimento de perto de 1000% só no início deste ano, também contribuíram para o fenómeno.

Ainda recentemente, a Tesla e a Square anunciaram que tinham feito investimentos significativos em criptomoedas como forma de valorizar a sua tesouraria, num contexto de perigo de inflação, com muitos países a imprimirem mais dinheiro para combater os “estragos” da pandemia. Com cada vez mais empresas, financeiras e não-financeiras, a incluir criptomoedas nos seus portfólios, o futuro da Anchorage parece risonho.

Deixo-vos um vídeo da entrevista ao fundador:


Fonte 1
Fonte 2
Fonte 3

2 comentários:

  1. Excelente tópico, Catarina!

    A Economia está a tornar-se cada vez mais digital, pelo que a criptomoeda poderá ser o futuro!

    Creio que, o desenvolvimento de novas criptomoedas vai surgir ainda em várias partes do mundo, já que se trata de um sistema seguro e também mais rápido comparado com outros meios de pagamento. Acredito, por isso, que a Anchorage terá um futuro promissor, uma vez que há cada vez mais empresas a juntar-se a esta revolução.

    Parabéns pelo post!

    ResponderEliminar
  2. Para todos aqueles que tiverem interesse sobre o tópico das cryptocurrencies, deixo o link de uma nova empresa portuguesa que tem como objetivo providenciar maior litereacia fnaceira ao público em geral e desmitificar alguns mitos: https://daily.newcapital.pt/categorias/criptomoedas/

    Na minha opinião, acredito que as criptomoedas podem desempenhar um papel essencial no futuro, ainda assim, a sua volatilidade, pode trazer muita incerteza.

    Vamos esperar mais uns meses e tentar perceber se haverá mais empresas a investir em criptomoedas tal como a Tesla.

    ResponderEliminar