domingo, 1 de maio de 2022

Dia da Mãe? Todos os dias!

Hoje celebra-se o Dia da Mãe em Portugal. Todos os anos, no primeiro domingo do mês de maio, este dia pretende homenagear a figura familiar materna. Mas este é também um dia importante para as marcas (se o souberem aproveitar).

Ao longo dos anos, lojas físicas e virtuais aproveitam esta data para investir em campanhas para o dia da mãe, convertendo-se em vendas e até captação de novos clientes. No Brasil e nos EUA esta é a segunda data mais importante para o comércio, a seguir ao Natal. No entanto, com a pandemia, as celebrações em família ganharam outros formatos e, desta forma, as empresas viram-se obrigadas a repensar o tipo de campanhas para comemorar este dia. O e-commerce passou a ser o principal ponto de compra e venda, já que não era possível fazer compras em lojas físicas.

Uma das estratégias que mais se viu nos anos em que estivemos confinados, apesar de já existir há mais tempo, foi a entrega de presentes em casa, como se estivéssemos a mandar vir comida. Por exemplo, através da aplicação da Uber Eats é possível fazer uma encomenda personalizada (coffrets, perfumes, chocolates, pequeno-almoço, livros e muito mais!) e colocar a localização de entrega diferente da encomenda. Desta forma, as mães recebem o seu presente em casa, tentando assim encurtar a distância a que nos víamos obrigados. 

Além disso, o conteúdo da publicidade das marcas também foi repensado, tenso sido orientado para a realidade que todos vivíamos na altura.

Campanha da "Vodafone" em 2020:

Destaca-se também o papel das marcas em incluir questões sociais nas suas campanhas, enaltecendo não apenas o papel importante que uma mãe tem na vida de um filho, realçando o agradecimento que lhes é merecido (em qualquer dia do ano), mas alertando também para temas que começam, apenas mais recentemente, a ser falados publicamente: a dificuldade de ser mãe e mulher ao mesmo tempo, as dificuldades da maternidade, como a amamentação, ou o constante julgamento próprio sobre o bom desempenho no papel de mãe.

Campanha da marca "O Boticário" no Brasil, 2022:


Campanha da "Vodafone", 2020:


Assim, a estratégia das marcas passa por apostar em anúncios do tipo storytelling, onde os consumidores se revêm e se ligam emocionalmente, o que leva ao desencadeamento da compra. Além disso, para que consigam reforçar o número de vendas nesta "quadra" festiva, devem direcionar as suas campanhas para quem vai comprar e não para as mães, que irão receber os presentes.

2 comentários:

  1. Olá Jéssica! De facto, o método do storytelling funciona muito bem neste tipo de anúncios. Eu achei interessante e engraçado o post do Instagram do Lidl Portugal, onde se lê: "Feliz dia da primeira pessoa que te levou ao Lidl ... E te deixou sozinho na fila para ir buscar qualquer coisa". Sabemos que isso é um facto: "oh filho/a, fica aqui enquanto eu vou buscar isto que me esqueci"! Mas mesmo assim... acabamos sempre por voltar com elas ao LIDL!

    Feliz dia da mãe! :)

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  2. Olá Jéssica! O dia da mãe é efetivamente uma grande oportunidade de promoção de várias marcas. Muitas delas tentam, através de branded content, vincular a sua marca a valores positivos que tenham significado para os consumidores, que neste caso são os filhos. Outra estratégia cada vez mais utilizada é o recurso a influenciadores. Estes dão a conhecer marcas que talvez o público antes não conhecesse e muitas vezes incentivam a compra através de códigos promocionais.

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