sexta-feira, 10 de março de 2023

Email Marketing: Uma ferramenta repleta de potencialidades

Num mundo cada vez mais dominado pelo digital, e onde as marcas e empresas recorrem às mais variadas ferramentas e abordagens para se diferenciarem da concorrência. É fulcral que a sua estratégia de marketing digital vá de acordo com os interesses do seu público-alvo(s), revelando-se a necessidade inerente de criação de conteúdo apelativo e dinâmico. Algo que vai muito para além da atuação nas redes sociais.

O email marketing é um dos meios mais eficazes para envolver e fidelizar os consumidores a uma marca, empresa ou negócio. De um modo simples, o email marketing consiste em criar emails e newsletters com o objetivo de promover algo ou apresentar novos produtos e serviços. A partir desta ferramenta, constroem-se relações duradouras, fruto do envolvimento personalizado, para além de aumentar a notoriedade e o conhecimento pela marca.

Uma aposta no email marketing traz um conjunto abrangente de vantagens:

  • Criação de conteúdo personalizado - Desde algo simples, como incluir o nome do destinatário no corpo do email, até à inserção de diferentes imagens, textos ou temas, de acordo com o público-alvo que se pretende atingir. Neste caso, pode-se recorrer ao envio de diferentes emails para várias listas de contactos, tendo por base a segmentação realizada anteriormente;
  • Crescimento das vendas - Ao apresentar novos produtos e serviços nas campanhas de email marketing, está-se a encorajar os clientes à sua aquisição, a par de se poder oferecer promoções e preços especiais;
  • Gerar tráfego para o website e geração de leads - Adotar call-to-actions (CTA´s), nomeadamente links (no formato de um botão, por exemplo) ao longo do email, que remetam para o website é uma das formas mais eficazes para enviar utilizadores para o website. A utilização de CTA´s eficazes contribui igualmente para a geração de leads. Deve-se ter em atenção que a lista de subscritores deverá se tratar de potenciais clientes;
  • Produção de campanhas rentáveis - Enquanto que as campanhas tradicionais, como a impressa, podem ser dispendiosas, as campanhas de email marketing tendem a ser mais rentáveis. Por exemplo, não haverá despesas ao nível de correio e não se terá de pagar por meios de distribuição física;
  • Medição do desempenho - Ao se ter acesso a várias métricas (KPI´s) - taxa de abertura, taxa de rejeição, taxa de unsubscribe e taxa de conversão - percebe-se quais são os tipos de campanha que obtém melhores resultados;
  • Recolha de feedbacks - O envio de formulários de satisfação permite obter o feedback dos clientes, e os aspetos que podem ser melhorados. Mantém-se assim uma atenção constante na experiência do cliente, a fim de garantir que este mantém a interação e o envolvimento com a marca.

Contudo, é pertinente mencionar alguns aspetos que se deve ter em atenção:
  • Spam - Em alguns casos, os emails podem cair em pastas de spam, sendo ignorados totalmente pelos destinatários. Pode-se ainda receber queixas dos mesmos, caso o conteúdo do email não seja relevante;
  • Tempo de elaboração - Criar emails de sucesso leva o seu tempo, dado que exige constantemente novos conteúdos, modelos de email, e monitorização constante das campanhas;
  • Limitações de espaço - Emails de longa dimensão demoram tempo a carregar. No tempo que leva para o email carregar, o potencial cliente pode ter perdido o interesse e ter passado para outras coisas;
  • Design - O email é acessível através e vários dispositivos. Deve-se encontrar um design que funcione para todas as plataformas. O design deve ser agradável em diferentes dispositivos, de modo a não se perderem subscritores. Emails confusos, desorganizados, pouco profissionais e com erros, tornam-se frustrantes para os destinatários, uma vez que estes esperam conteúdo de elevada qualidade;
  • Elevada competitividade - Sabendo-se que o email marketing é uma ferramenta rentável e que traz um grande retorno ao nível do investimento, muitas empresas acabam por incorporá-lo na sua estratégia de marketing digital. Assim sendo, tornam-se crucial encontrar aspetos que se diferenciem da concorrência, nunca deixando de responder às necessidades da audiência.
Por fim, pode-se concluir que o email marketing é um forte aliado para as empresas dinamizarem e alavancares as suas estratégias de marketing digital. No entanto, devem dedicar recursos e tempo para criarem valor para a sua audiência, evitando cair em pastas de spam e, acima de tudo, no esquecimento.

E tu, conheces outras vantagens ou desvantagens do email marketing? Quais são as tuas plataformas favoritas? Recomendo o Mailchimp, dada a facilidade e liberdade na criação de conteúdos, e toda a sua utilização ser bastante intuitiva.


Fontes utilizadas:

4 comentários:

  1. Olá Gustavo,

    Gostei muito do teu post e da forma como acabas por tocar em todos os pontos dessa temática.
    No entanto, acho que vamos de encontro ao que eu disse num post anterior. Apesar de reconhecer todas as potencialidades dessa ferramenta, e de ser efetivamente criadora de valor acrescentado, eu, enquanto consumidora, não a adoro.

    O meu e-mail acaba por estar sempre cheio. Muito raramente abro e-mails que não os relacionados com faculdade, trabalho ou as minhas compras online e rapidamente carrego no botão ''deixar de receber este e-mail'', porque para além da insistência desmedida das equipas de Marketing de algumas empresas, o medo de ser vitima de algum scam está muito presente hoje.

    Por isso, talvez, tenha que começar a haver uma aposta noutro tipo de Marketing e este talvez deva ser ainda mais personalizado do que o e-mail Marketing, o qual muitas vezes apenas reporta os artigos que eu deixei em ''lista de espera'' no meu carrinho de compras.

    Obrigada pela tua partilha!

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  2. Boas Gustavo,
    Parabéns pelo POST, de facto é bastante pertinente.
    E sim, tal como nos dizes, existem diversas vantagens e desvantagens no uso do email marketing. Se tivesse de elencar 3 vantagens principais sem dúvida diria: o alcance, a personalização e a segmentação.
    1- O email marketing permite que as empresas alcancem um grande número de pessoas de uma forma relativamente fácil e económica.
    2- As empresas podem personalizar suas mensagens de email de acordo com os interesses e comportamentos dos seus destinatários.
    3- As empresas podem segmentar seus destinatários em grupos com base em informações demográficas, interesses e comportamentos.
    Por outro lado, apontando o mesmo número de desvantagens do email marketing diria: o spam, o bloqueio de email e a baixa taxa de abertura.
    1- Muitas vezes recebemos uma grande quantidade de emails indesejados, o que pode fazer com que as mensagens do email marketing sejam ignoradas ou marcadas como spam.
    2- Algunas contas de email têm filtros que bloqueiam automaticamente mensagens de email consideradas spam ou phishing.
    3- A taxa de abertura de emails varia muito de acordo com o público-alvo e a qualidade das mensagens, e muitos destinatários (nos quais eu também me incluo) simplesmente não abrem ou leem as mensagens.
    Quanto às plataformas de email marketing, há muitas opções disponíveis gosto muito da que nos recomendas e sugiro também a Constant Contact, que tem uma interface intuitiva e oferece muitas opções de personalização.
    Obrigado pela partilha.

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  3. Olá Gustavo, bem vindo ao blogue! Obrigada pela sua partilha sobre e-mail marketing, uma forma de comunicação que, se bem executada (p.e., com maior aposta na personalização e no consentimento prévio) pode acrescentar valor ao cliente, em complemento com outros meios. No entanto, por vezes a sua eficácia pode ser posta em causa, como referido pelos colegas. Obrigada Alexandra e Hugo pelos vossos comentários!

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  4. Olá Gustavo,
    Gostei bastante da tua partilha. Sem duvida que o e-mail marketing é uma ferramenta poderosa para as empresas que desejam alcançar o seu público-alvo de uma forma eficiente e com baixo custo.
    Para além das vantagens que mencionas-te acho pertinente referir que o custo-benefício deste tipo de marketing em comparação com outras formas de marketing é relativamente barato pois não é preciso investir em impressão, publicidade ou comunicação social. Com uma ferramenta de e-mail marketing, é possível enviar mensagens para a lista de contatos a um custo muito baixo.
    Um outro beneficio é o rastreamento: é possível acompanhar o comportamento dos usuários em relação ao e-mail recebido. Por exemplo, se a pessoa clicou em algum link, se ela compartilhou ou encaminhou o e-mail, entre outras informações que podem ajudar a aprimorar a estratégia de marketing.
    Tendo em conta todas as vantagens que referiste e estas mencionadas no meu comentário percebemos que é possível obter excelentes resultados em termos de envolvimento, conversão e fidelização de clientes.
    Contudo, tal como a professora referiu, para que esta acrescente valor aos seus clientes é fundamental que seja bem executada.

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