domingo, 3 de março de 2024

Realidade Virtual, uma aposta cada vez mais importante

São cada vez mais as empresas e destinos turísticos que diversificam a oferta dos seus serviços através da chamada realidade virtual, para assim acentuarem a sua posição no mercado.

Como todos vocês já devem saber, a realidade virtual é uma tecnologia imersiva, que possibilita a cada um mergulhar num ambiente virtual simulado e daí retirar uma experiência totalmente única. Essa experiência é realizada através do uso de óculos, por exemplo, tal como podem ver na imagem que se segue.



As visitas à Quinta do Vallado, já contam com uma experiência em realidade virtual, onde é dado a conhecer, a cada hóspede, todo o processo realizado no tempo da vindima, promovendo assim, a história da Quinta, bem como um pouco da cultura portuguesa.



Desta forma, turistas e até mesmo residentes nacionais, poderão influenciar outras pessoas a vir conhecer um pouco mais do processo vinícola, sendo uma mais valia não só para o reconhecimento da Quinta do Vallado, como também do nosso país.

Consta ainda referir que, a aplicação das novas tecnologias nas empresas, quer de serviços ou produtos, é cada vez mais benéfica, uma vez que podem destacar-se da concorrência e, deste modo, marcar o seu território no mercado.


Fontes:
https://4infra.com.br/realidade-virtual-para-empresas/
https://app.parlamento.pt/webutils/docs/doc.pdf?path=6148523063484d364c793968636d356c6443397a6158526c63793959566b786c5a793944543030764e6b4e46543142515343395451555a4655464a534c305276593356745a57353062334e4259335270646d6c6b5957526c5132397461584e7a595738764d44426d4e32526a4d7a63744e575179595330304d3259314c5745775a5455744d444e6b4d6d493259544d7a4d6a52684c6e426b5a673d3d&fich=00f7dc37-5d2a-43f5-a0e5-03d2b6a3324a.pdf&Inline=true
https://www.instagram.com/quintadovallado/p/C10Dil0MgOs/?ref=shop_looks&hl=en&img_index=3

2 comentários:

  1. A Quinta do Vallado, ao incorporar a Realidade Virtual nas suas visitas, destaca não apenas a história da Quinta, mas também promove a cultura portuguesa. Essa abordagem não só pode atrair mais turistas, mas também destacar a empresa no mercado, evidenciando o valor das novas tecnologias para diferenciação e reconhecimento. De facto, é mesmo uma experiência interessante e chamativa.
    São cada vez mais as opções de entretenimento que recorrem a RV.
    Deixo em baixo uma experiência em Realidade Virtual que eu mesma já visitei, e recomendo:
    https://www.viralvr.pt/

    ResponderEliminar
  2. Olá Inês, adorei a tua publicação, a realidade virtual é uma área que me fascina muito!

    Acho que é uma estratégia de marketing muito inovadora, principalmente em Portugal onde esta inovação disruptiva ainda é pouco usada. Chama a atenção dos consumidores e principalmente dos turistas que não podem passar pelo Porto sem fazer uma prova de vinhos, entre tantas adegas e quintas, a Quinta do Vallado vai sem dúvida destacar-se pela experiencia que proporciona.

    No ano passado eu tive a oportunidade de ter uma experiência de realidade virtual usando uns óculos iguais a esses que mostras, e adorei. A única questão que me deixa um pouco de pé atrás com esta inovação é o facto de ao fim de 10/15 minutos começarmos a ficar meio zonzos e com dor de cabeça, acho que ainda há muito para evoluir nessa perspectiva.

    Pesquisei um pouco e descobri que o Banco BPI abriu em Portugal um balcão metaverso através de realidade virtual, deixo aqui a notícia.

    É também possível viajar no tempo até 2005, para qualquer local que esteja no Google Street View através de uma plataforma chamada “Wander”.

    O metaverso e a realidade virtual estão a evoluir cada vez mais e eu acho este tipo de experiencias mesmo fascinantes pois permitem-nos viajar no tempo e ter uma experiencia de um serviço que estamos a pensar comprar mesmo antes de o comprar, o que resolve um dos principais problemas dos serviços.

    ResponderEliminar