sexta-feira, 17 de maio de 2024

O Regresso das Angels da VS: O Rebranding Inclusivo que Falhou

Um dos meus primeiros posts que fiz aqui no blogue foi sobre o rebranding inclusivo e a identidade da marca, focado no caso específico da Victoria's Secret. Hoje, vim fazer aquele que talvez é um dos meus últimos posts aqui no blogue (infelizmente) e fechar o ciclo, acabando com um dos temas que comecei.



Ao que parece, a marca Victoria's Secret anda a ler o nosso blogue Web Mkt! Isto porque, nesta quarta-feira a marca fez finalmente jus à minha publicação anterior.

Anteriormente, falei da VS como uma marca que perdeu a sua identidade no exato momento em que sentiu a necessidade de se adaptar às tendências e mudanças sociais. O rebrading inclusivo da marca passou por eliminar o seu grande desfile das suas modelos, conhecidas como Angels, visto que estas representavam corpos magros e considerados como inalcançáveis.

À partida, estas mudanças são positivas e vão ao encontro de uma sociedade cada vez mais preocupada com valores éticos e sociais. Num primeiro momento, o rebranding inclusivo pareceu ser o melhor para a marca, mas rapidamente resultou em muitas críticas e apelos para que o desfile da Angels voltasse tal como ele era antes.

Na última quarta-feira, dia 15, a VS mostra que não teve vergonha de voltar atrás. No seu TikTok e Instagram é publicado o vídeo que finalmente anuncia que o desfile das Angels vai voltar a ser tudo aquilo que era antes, ainda neste outono.


As reações são muito positivas e tudo isto foi anunciado nas redes sociais!


Nada disto impede que a marca dê continuidade a valores inclusivos em todos os seus outros eventos e lançamentos. Mas vemos que quando terminou com as Angels, talvez a VS tenha ido demasiado longe, tendo se esquecido da sua identidade.

Fontes:

https://eu.usatoday.com/story/entertainment/celebrities/2024/05/15/victorias-secret-fashion-show-return/73700622007/

https://www.tiktok.com/@victoriassecret/video/7369194879123082538?lang=pt-BR

https://www.instagram.com/p/C6_M3JcPY77/

3 comentários:

  1. Boa tarde Ana! Mas há alguma dúvida que a VS e outras marcas seguem o nosso blogue?! Interessante este fim de ciclo de publicações...e foram muitas e boas! Sobre este tópico, aconselho a ler o artigo publicado no número de Maio/Junho da Harvard Business Review "How Inclusive Brands Fuel Growth" de
    Omar Rodríguez-Vilá, Dionne Nickerson, e Sundar Bharadwaj.
    E como este post é o #101, é oficial! As turmas de 2017, 2019, 2020, 2022 e 2023 acabam de ser ultrapassadas pela vossa! Mas haveria alguma dúvida?! Parabéns à turma de 2024, you rock!

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    1. Olá, professora! Agradeço o comentário, o elogio e a partilha acerca do artigo, que é de meu grande interesse.
      Muitos parabéns à turma por ter atingido este recorde! Deixamos para a turma de 2025 um grande desafio.

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  2. Em 2024 não há dúvidas: desafio superado!

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