Importância do Marketing de Influência
O marketing de influência é muito importante, permite o estabelecimento de um relacionamento estreito (mais humanizado) entre a marca e o público alvo dos criadores de conteúdos, essencialmente digitais. Esta é uma estratégia que apoia a marca no seu posicionamento entre o público consumidor, bem como no contexto das redes sociais (onde estão presentes os potenciais consumidores, bem como os já fidelizados).Fenómeno CR7
Cristiano Ronaldo através dos seus números impressionantes de seguidores nas redes sociais (650M, https://www.instagram.com/cristiano/) executa contratos milionários com marcas globais, como: NIKE, Herbalife, Clear e a sua linha CR7 Underwear, perante Luanda (2024). Estas lucram e ganham consumidores através da publicidade feita por parte do CR7.Os consumidores seguem o estilo de vida e as causas defendidas por este atleta de alta competição, logo, acreditam que o é promovido é o melhor e ambicionam assemelharem-se à figura pública que vêm. Através do marketing de influência é criado no público consumidor o desejo e a necessidade de aquisição dos produtos/serviços divulgados, de modo a serem iguais ao seu ídolo, beneficiando a marca promotora em termos de lucro e notoriedade digital.
Relação entre a NIKE e o Marketing de Influência do Cristiano Ronaldo
Taxa de Aumento de
Seguidores no Instagram CR7. Fonte: (HypeAuditor, 2025) |
Taxa de Alcance no Instagram CR7. Fonte: (HypeAuditor, 2025) |
O marketing de influência resulta?
O Cristiano Ronaldo, representante da marca CR7, defende valores, causas e um estilo de vida com o qual o seu público-alvo se identifica. São exemplos:
- Consistência e Autenticidade;
- Diversificação;
- Disciplina e Ética de Trabalho;
- Carisma e Apelo Emocional;
- Desporto e Saúde Mental e Física.
Relação entre a NIKE e o Marketing de Influência do Cristiano Ronaldo
A marca NIKE, como mencionado por Gargioni (2023), tem como estratégia unir-se a figuras públicas conceituadas e com elevada reputação na indústria do desporto. A marca recorre aos que apresentem elevado alcance nas redes sociais (muitos seguidores) e valores iguais aos da marca. O objetivo é simples:
- Promoção dos produtos da NIKE através de campanhas visuais (Vídeos e Imagens);
- Aumento da visibilidade/alcance da NIKE;
- Captura da atenção dos consumidores (fidelizados e potenciais) através da presença nas redes sociais.
Campanha Just Do It com participação de Cristiano Ronaldo, em 2018. (Fonte: X https://x.com/cristiano/status/1000477830730395655)
Consequências Negativas do Marketing de Influência para as marcas
Em 2021, durante uma conferência de Imprensa Coletiva da Eurocopa, Cristiano Ronaldo retira da sua frente duas garrafas de Coca-Cola substituindo por uma garrafa de água. Tal ato impacto negativo imediato na bolsa de valores da Coca-Cola, gerando impacto na estratégia de comunicação da marca de refrigerante, de acordo com Ramos.Fontes
https://v4company.com/blog/cases-de-marketing/estrategia-de-marketing-da-nike.
https://hypeauditor.com/pt/instagram/cristiano/.
https://hypeauditor.com/pt/instagram/cristiano/.
Olá, Daniela! Adorei o seu artigo! Ele mostra como o marketing de influência é uma estratégia poderosa no digital, especialmente quando envolve figuras com grande alcance, como Cristiano Ronaldo. A sua imagem vai além do desporto, tornando-se uma marca global que gera impacto direto nas vendas e na notoriedade das empresas com as quais colabora, como a NIKE.
ResponderEliminarNo entanto, este tipo de estratégia também apresenta riscos. O caso da Coca-Cola na Eurocopa 2021 prova que um simples gesto de um influenciador pode afetar negativamente uma marca, o que reforça a importância de escolher parcerias alinhadas com os valores da empresa.
No web marketing, a influência digital pode ser uma ferramenta poderosa, mas deve ser bem planeada para evitar prejuízos e garantir que o público perceba a autenticidade da mensagem.
Concordo com o ponto que a Rafaela identificou sobre o alinhamento das parcerias com os valores da empresa.Numa pesquisa breve sobre o tema cheguei ao conceito de ‘Endorsement Theory'. Esta teoria sugere que a imagem e o valor de uma celebridade são "transferidos" para a marca ou produto a ser promovido. Mas para que tal aconteça o público da marca deve identificar-se com a imagem associada escolhida. Assim, a marca tem que projetar a parceria para espelhar os seus valores, mas ao mesmo tempo conectar-se com o segmento que está a ser alvo da campanha. É desafiante!
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