sexta-feira, 29 de abril de 2011

What happens in Vegas....doesn't stay in Vegas

Mais uma vez, o poder da Internet foi revelado, fazendo com que uma descoberta, aparentemente inocente, fosse revelada para todo o mundo numa questão de horas. Refiro-me à grave descoberta que foi feita à uma questão de dias que, ao que parece, os dispositivos iPhone da Apple andam a fazer tracking à localização dos usuários, mesmo quando estes desligam a funcionalidade.


http://www.google.com/#sclient=psy&hl=en&biw=1440&bih=799&source=hp&q=iphone+is+tracking+you&aq=f&aqi=&aql=&oq=&pbx=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&fp=b08b13f1c13fec94



Tão grande foi o alvoroço, que até o próprio Steve Jobs (CEO da Apple) veio, em parte, desmentir o problema. Segundo este, o dispositivo apenas mantém uma lista de Hotspots WiFi e de células de rede disponíveis em determinada localização, para facilitar em momentos posteriores, a determinação das coordenadas GPS do usuário, quando este necessitar destas. Simultaneamente este ficheiro era enviado à Apple posteriormente, quando o utilizador ligasse o seu dispositivo ao iTunes e realizasse uma sincronização. De qualquer forma a Apple afirma que está empenhada em proteger a privacidade dos seus clientes e garante estar a criar um hotfix para limitar o tamanho que esse ficheiro pode atingir e garante que no próximo "Major Release" do iOS (iOS 5?) esse ficheiro será encriptado.



Neste momento que está tão em voga a problemática da privacidade online. Primeiro o facebook, e agora a PSN e este "problema" nos iPhones, será que podemos confiar na Internet? Ou será que caminhamos para um situação em que os utilizadores vão duvidar cada vez mais da Internet e evitar o seu uso para determinados fins?

2 comentários:

  1. Olá Tiago,
    Pois, mais um artigo a mostrar o lado mais negro da internet e das tecnologias. Só neste blog é o segundo post esta semana. Estamos a lidar com uma coisa que nos traz muitas vantagens, mas parece que acarreta consigo também alguns problemas. O pior é que nós ainda não percebemos a gravidade destas coisas. Estamos a lidar com algo novo e não sabemos ao certo com o que podemos contar.

    Uma mesma coisa se passa com p.e o Google Earth, conseguimos ver lugares em tempo real e com uma qualidade extraordinária. Não precisamos de viajar para conhecer novos lugares e novas pessoas. Por outros lado estamos constantemente a ser vistos e "controlados" por outras pessoas. E se quem nos vê é uma pessoa como nós, e queira apenas descobrir um novo restaurante? Ou se isto servir para os policias fazerem uma melhor vigilância? Não parece haver qualquer problema. O problema é se essa pessoa for alguém com outros interesses, mais duvidosos.

    São dois lados da mesma moeda.. Parece que vou ter de ter mais cuidado, sabemos lá se são os nossos pais a "espreitar" a rua da faculdade =)

    ResponderEliminar
  2. Parece que ontem a Sony foi vítima de novo ataque, desta vez ao seu serviço Sony Online Entertainment, que cancelou com receio de nova intrusão.
    Consta também que a polícia holandesa está, alegadamente, a aceder aos dados dos utilizadores dos sistemas de GPS da TomTom para realizar controlos de velocidade. E que a Google, através da AdMob, está a reter indevidamente dados dos clientes.

    Num mundo em que domina a fragvergence - convergência de conteúdos em meios fragmentados - estas situações serão cada vez mais uma realidade. São cada vez mais os utilizadores de smartphones ligados à Internet, de consolas com redes de jogos online e de tablets sempre conectados. As mesmas palavras chave são usadas noutras páginas, permitindo acesso a ainda mais informações privadas. Este crescimento tem potenciado o roubo de dados. O negócio de venda de dados confidenciais está a crescer e a tornar-se uma das principais fontes de receitas no mundo paralelo da pirataria informática.

    Os gadgets são imans para os piratas informáticos. Teoria da conspiração? :)

    ResponderEliminar