quarta-feira, 14 de março de 2012

O Premium Low Cost

Um conceito novo que surge em Portugal, é o Premium Low Cost. O caso que encontrei está ligado ao segmento do fitness e bem-estar. Os Ginásios Fitness Hut pretendem ser o primeiro serviço no país que explora o segmento low cost que, segundo os seus mentores, é um segmento ainda não explorado no ramo do fitness. A ideia é a seguinte: Prestar um serviço considerado premium, com equipamentos de topo, aulas de grupo de grande qualidade, em zonas nobres das cidades, a um preço low-cost. Para além disso, ainda aposta nas redes sociais, em newsletters, e marcações de aulas via net.
Provavelmente, este conceito foi criado a pensar no cliente que gosta de usufruir de um serviço de luxo ao mais baixo preço possível. No fundo, é uma tentativa da empresa de acompanhar não só as novas tendências do mercado mas também as preferências dos consumidores de hoje que são bipolares e que são de extremos. O consumidor ganha poder e obriga as organizações a adaptarem-se ás suas necessidades.
O Consumidor Avatar que é cada vez mais exigente, tem aqui um serviço perfeito à sua medida!
Só me resta dizer, que esta ideia surge dos mesmos executivos que implantaram há 14 anos, o conceito de ginásios premium em Portugal.
É fantástico como tudo muda em pouco tempo!

Todo o artigo aqui

4 comentários:

  1. Gosto da ideia! É tal e qual, andar no ginásio é chic e está na moda...mas já quase ninguém dá um balurdio por isso! Isto é bom porque vai de encontro ao que muitos consumidores querem. No meu caso, que gosto de fazer aulas de grupo, compensa!! Já vi que vai abrir um no Porto :)

    Espero que abram mais e que este conceito se alargue...efectivamente os mais antigos podem perder clientes, mas isto é mesmo assim.

    Do 8 ao 80. Vou ao ginásio barato e depois encho a barriguinha num restaurante bem chic!

    ResponderEliminar
  2. Suponho que os equipamentos e instalações, sendo premium, impliquem elevados custos fixos. A poupança deve ser nos custos variáveis (ex: toalhas e etc). Assim de repente, faz lembrar o modelo da Ryanair: os elevados custos fixos da companhia de aviação são compensados por baixo custo variável que se reflecte num preço igualmente baixo, atarindo grande quantidade de clientes. Será? Cada aula deve ser a abarrotar para rentabilizar ao máximo...:) Note-se que o conceito de serviço premium não se resume à localização e aos equipamentos, como nos pretendem convencer...

    ResponderEliminar
  3. Há um no Centro Comercial Trindade. Anunciam baixos preços em troca de "eliminar custos extra, associados a serviços que a maioria dos clientes acabam por nunca usufruir.". Lá está, o conceito Low Cost. Tendo em conta a localização acredito mesmo que vá estar lotado.

    FAQs aqui: http://www.fitnesshut.pt/faqs.php
    Claro que são FAQs respondidas a pensar na promoção do ginásio, o que me faz desconfiar um bocadinho :)

    Depois, há variações no preço. Se quiser só usar máquinas tenho um preço. Se quiser aulas de grupo tenho outro.O que facilita para aquele utilizador que so faz uma modalidade e paga o mesmo que outro que usufruiu de tudo. Nesse sentido, pode ser interessante. Além disso, se quiser livre transito pagarei mais do que se estiver condicionada a um horário. O que não deixa também de ser inteligente para alocar capacidades.
    http://www.fitnesshut.pt/inscricao-fpre-step3.php

    ResponderEliminar
  4. É sem dúvida uma excelente ideia, uma vez que cria uma oferta diferenciada e inovadora num mercado extremamente saturado.

    Segundo já li acerca do assunto, o low cost é possível porque este ginásio concentra-se no fitness (cárdio, musculação e aulas de grupo), prescindindo de piscina, spa, banho turco, jacuzzi, entre outras coisas. Coisas estas que são pouco valorizadas por muitos utilizadores e que representam custos de construção e manutenção muito elevados.

    Além disso, a área média destes ginásios é muito mais baixa quando comparada com a principal concorrência (Holmes Place, Solinca, Virgin Active, etc.), o que representa também uma enorme poupança.

    ResponderEliminar