terça-feira, 4 de março de 2014

Oscars 2014: Social Media Winners are...brands!

As marcas foram grandes vencedoras na noite dos Óscares 2014.
A selfie de Ellen DeGeneres, tirada com um smartphone Samsung Galaxy Note, entrou para a história por ser a mensagem mais retweetada de sempre.

                                            https://twitter.com/TheEllenShow/statuses/440322224407314432

A fotografia tem gerado alguma polémica pois poderá ter sido mais planeada do que espontânea. Embora a Samsung negue que a selfie fizesse parte de um plano de marketing, tinha sido acordado que o smartphone Galaxy deveria ser integrado, de alguma forma, na cerimónia da entrega dos Óscares. De referir que a Samsung é pelo quinto ano consecutivo uma das principais patrocinadoras do evento.

"It was a great plug for the Samsung brand," said Allen Adamson, managing director at Landor Associates, a branding firm owned by WPP PLC.
"Ellen's selfie is going to be more impactful than their commercials. You can't buy that magic of going viral," he added.
Having products appear in a program—product placement—has been a part of the TV business since the early days of the medium.
But it has become a more popular marketing technique in recent years as ad-skipping via digital video recorders has prompted marketers to look for ways to break free of the confines of the commercial break." (cf. Notícia 1)
Extra - Behind the Preplanned Oscar Selfie: Samsung's Ad Strategy (reportagem de 2:42)

Mas a Samsung não foi a única marca vencedora dos Óscares 2014.  
Ellen DeGeneres encomendou pizza da Big Mama's and Papa's Pizzeria (de Los Angeles) para alguns convidados da audiência. Curiosamente, as caixas das pizzas tinha o logótipo da Coca-Cola, numa noite em que a rival Pepsi era uma das marcas anunciantes com exclusividade na noite dos Óscares.

 
                                                    https://twitter.com/TheEllenShow/status/440629608715542528/photo/1

Ora, é cada vez mais nas redes sociais que as pessoas afirmam um certo estilo de vida, trocam experiências e sociabilizam-se. Por isso, é crucial para as empresas potenciarem a sua presença nas redes sociais e desenvolverem nos consumidores um sentimento de afetividade e de pertença com as suas marcas.

Notícia 1: http://online.wsj.com/news/articles/SB10001424052702304585004579417533278962674
Notícia 2: http://adage.com/article/media/coca-cola-steals-pepsi-thunder-oscars-pizza-stunt/291951/

7 comentários:

  1. Aqui podemos realçar não só a divulgação das marcas como samsung ou pizza da Big Mama's and Papa's Pizzeria mas também a própria divulgação de uma marca-pessoa. Sim, não nos podemos focar só no web marketing que conduz à promoção de marcas comerciais mas também marcas-pessoa/personalidade ou marcas-país. Um caso que comprove isto é mesmo a rede social instagram em que a maior parte dos famosos coloca todo o tipo de fotografias desde o pequeno almoço ao animal de estimação.

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  2. Olá Leonor! Um bom exemplo de Marketing Viral, que baseia o seu poder de contágio no efeito-rede, que propaga o "vírus"e se traduz num meio de comunicação ao mesmo tempo económico, eficaz e credível.
    Assim, a ideia é que o conteúdo seja de tal forma "apaixonante" (pelo seu carácter humorístico, polémico, original, etc...) que gere uma "epidemia" permitida, vista como não-intrusiva. Não é a primeira vez que a cerimónia dos Óscares é usada para "espalhar vírus"...recordo aqui um post do nosso blog da edição de 2012: http://webmktfep.blogspot.pt/2012/02/auto-promocao-os-oscars-2012-e-o-caso.html

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  3. É curioso ver a semelhança deste caso com o da Domino's hoje analisado em aula.
    O buzz gerado acerca da famosa selfie resultou, segundo dados da Kontera, em 40 mil referências à Samsung nas redes sociais durante as três horas e meia que durou a cerimónia. Dessas referêncas, 23% são menções positivas, 69% neutras e 8% negativas.

    Para evitar o buzz negativo, a Samsung reagiu da seguinte maneira:
    1) Resposta imediata: explicou à comunidade que não se tratou de um golpe publicitário e que foi uma "surpresa formidável para todos”. “Como parceiros dos Óscares e com (um contrato de) publicidade indirecta (product placement) com a ABC, tivemos o prazer de ver a Ellen inserir, muito naturalmente, o nosso aparelho no momento dessa selfie de que toda a gente fala”, lê-se na declaração citada pela AFP. “Foi uma surpresa formidável para todos, ela captou algo que ninguém esperava.”

    2) Humanizar a marca: transformou a sua mediatização em acção social e de notoriedade para a marca, doando três milhões de dólares a distribuir pelo hospital pediátrico de St. Jude, em Memphis, Tennessee, e pelo Humane Society, uma organização internacional que pugna pelo fim do sofrimento de humanos e demais animais. Os destinatários, que recebem 1,5 milhões de dólares cada, foram escolhidos por Ellen DeGeneres.

    3) Lutar com as mesmas armas: quando a iniciativa de solidariedade foi anunciado, o número de partilhas rondava os três milhões, o que significa que a Samsung estaria a doar um dólar por cada retweet.

    Se antes não foi um golpe publicitário, agora foi muito bem jogado! :)

    Notícia em: http://www.publico.pt/cultura/noticia/surpreendida-com-selfie-dos-oscares-samsung-vai-doar-2-milhoes-de-euros-1627306

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  4. A selfie tem dado que falar de facto, ainda por cima porque durante a mesma cerimónia a apresentadora foi "apanhada" a tweetar através do iPhone, o que gerou ainda mais desconfiança em como tudo foi programado. Pessoalmente acho que tanto as pizzas como a selfie foram programadas e bem pagas, a Samsung apressou-se a negar porque podia gerar efeito negativo no público.

    Mas fica a dúvida... :)

    Aqui fica a prova:

    http://sploid.gizmodo.com/ellen-degeneres-is-actually-using-an-iphone-backstage-1534933693?utm_campaign=socialflow_gizmodo_facebook&utm_source=gizmodo_facebook&utm_medium=socialflow

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  5. Estes dias vi uma reportagem que fez lembrar esta mensagem da Leonor.. uma "selfie à tuga" mas por uma boa causa... É claramente feito o paralelismo entre a campanha Missão Sorriso e o fenómeno da Ellen nos Óscares... Esperemos agora que gere um ruído possitivo para o Continente. Aqui vai o link:

    http://webmktfep.blogspot.pt/2014/03/oscars-2014-social-media-winners.html#comment-form

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  6. Patrícia, como parece ter havido um lapso na disponibilização do link, passo então a indicar o endereço para a selfie e respetiva reportagem da Missão Sorriso:
    Selfie: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=718922454830630&set=pb.249957248393822.-2207520000.1395879008.&type=3&theater

    Reportagem: http://on-pt.com/?id=89416&feedcat=5&feedsubcat=5

    É interessante ver como as selfies estão a ser cada vez mais usadas como ferramentas de marketing digital permitindo uma maior aproximação emocional das marcas junto dos consumidores.

    Já agora, por curiosidade, a revista Time publicou recentemente um artigo com o ranking das cidades do mundo com mais selfies por habitante. Em primeiro lugar, está a Makati City (Filipinas) com 258 selfies por cada 100 mil habitantes e Lisboa encontra-se, em 35º lugar, com 56 selfies por cada 100 mil habitantes.
    Artigo: http://time.com/selfies-cities-world-rankings/

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