sábado, 5 de abril de 2014

LEGO Crowdsourcing

O set dos Ghostbusters (filme de 1994 com Bill Murray), uma criação do fã australiano da LEGO Brent Waller, chega às lojas em Junho e será vendido por $49,99 nos Estados Unidos. O seu lançamento vai coincidir com o 30º aniversário da fita. Esta criação é uma das seis resultantes do último projecto de crowdsourcing da LEGO onde os fãs podem publicar e propôr os seus próprios designs. 
A plataforma LEGO Cuusoo - "my LEGO wish" em Japonês - ajuda a empresa a desenvolver ideias inspiradas dos seus fãs. Os projetos submetidos que obtenham mais de 10 000 votos são avaliados pelos executivos da LEGO de forma a garantir a sua usabilidade, segurança e conformidade com a marca LEGO. Os fãs que vêem os seus modelos escolhidos recebem 1% das receitas de vendas. De 3 em 3 meses, a LEGO controla as votações, sendo que em Maio criações como uma loja da Apple e um comboio inspirado em Júlio Verne em LEGO terão atingido a meta dos 10 000 votos, devendo ser os próximos a ser postos à venda.

1 comentário:

  1. Professora,
    Este exemplo demonstra a necessidade de relacionamento da marca com os consumidores - os consumidores querem fazer parte do processo criativo; querem envolver-se intensamente com a marca.
    Penso que este modelo se estenderá no mercado. Aliás, há empresas que fazem do crowdsourcing o seu o modelo de negócio - https://www.threadless.com/ : os prossumers criam os designs e os mais votados são selecionados para produzir e os criados recebem 10% de comissão das vendas.

    As marcas estão atentas (ou deveriam estar) ao poder da multidão!

    ResponderEliminar