sábado, 9 de abril de 2016

Desintoxicação da tecnologia

“Há cada vez mais pessoas isoladas, muito concentradas na sua vida. Devia haver um sítio sem internet onde as pessoas abrissem o coração.”

Foi em Londres, uma cidade tão grande e cheia de pessoas (isoladas), que surgiu a ideia. Uma arquiteta e uma psicóloga, ambas uma vez lá emigrantes, combinaram os seus conhecimentos e motivações e criaram a marca Offline Portugal e, mais recentemente, a sua primeira iniciativa: uma guest house com o objetivo de desintoxicar viciados em tecnologia, que, atualmente, representam uma grande parte da sociedade.

Há, realmente, um número cada vez maior de pessoas dependentes dos muitos gadgets tecnológicos que, para além disso, vivem constantemente sob stress e tão concentradas na sua vida e no que o planeamento desta envolve, que carecem de espontaneidade. Foi, então, neste sentido, que surgiu a necessidade de um sitio que permitisse às pessoas “fugirem” desta nova dependência e pudessem focar-se nas relações humanas e outras experiências estimulantes social e intelectualmente.

Telemóveis, tablets e computadores são guardados na receção durante a estadia na guest house, sendo que em caso de emergência é permitida aos hóspedes o acesso a estes. A Offline House tem capacidade para receber 15 hóspedes, aos quais oferece uma série de atividades alternativas à tecnologia, desde aulas de surf, ioga ou até mesmo tocar instrumentos musicais que se encontram estrategicamente distribuídos pela casa. Para além disso, esta “pausa da internet” pretende incentivar os seus utilizadores a socializarem como antigamente, muito ao contrário do que se assiste hoje em dia: jovens, entre amigos, agarrados constantemente ao telemóvel e, muitas vezes, sem sequer haver uma troca de palavras. É ao encontro desta ideia de “socializar como antigamente” que a casa dispõe de cinco suites com nomes muito originais, como, por exemplo, VHS, Cassette e Walkman.

As fundadoras pretendem, ainda, expandir o projeto e reforçar a sua missão de proporcionar às pessoas uma maior abertura para interagir e conectar-se com outras pessoas, através de iniciativas inovadoras como dias offline em escolas, campos de férias para crianças, encontros gastronómicos sem internet nem telemóvel, festas e concertos.

Fonte: http://www.dinheirovivo.pt/fazedores/offline-house-musica-aulas-de-surf-e-de-yoga-para-um-detox-digital/

1 comentário:

  1. Com a influencia cada vez maior da tecnologia na nossa vida, é natural que surja a necessidade deste tipo de serviços... Penso que a dependência surge muitas vezes devido ao facto de utilizarmos a tecnologia em contexto escolar/de trabalho e também num contexto mais descontraído e de entretenimento, o que faz com que as pessoas não consigam "desligar-se". Acho que a criação deste tipo de serviço poderá ser um bom exemplo da tendência de surgimento/crescimento de fenómenos como o dos alterconsumidores e o do anti-consumismo.

    ResponderEliminar