segunda-feira, 30 de maio de 2016

Pra lá do Marão, José Cid Não!

A retransmissão de uma entrevista do José Cid ao Nuno Markl, no Canal Q, gera uma onda de indignação contra o músico. O músico referiu-se aos Transmontanos como pessoas medonhas, feias e desdentadas e que nunca viram o mar.

O word-of-mouse e o buzz negativo gerado nas redes sociais levou o cantor a suspender a sua página de Facebook, mas a criação de uma página de Facebook "Todos contra José Cid" não tardou a ser criada.

Este buzz negativo levou José Cid a pedir desculpas à população.

Contudo, os efeitos das declarações do músico não tardaram a aparecer. O Concerto do Cantor na Festa da Cereja na Alfândega da Fé foi cancelado e está a ser agendada uma manifestação contra o cantor.


http://sicnoticias.sapo.pt/cultura/2016-05-30-Declaracoes-de-Jose-Cid-estao-a-indignar-Tras-os-Montes

2 comentários:

  1. Quando se trata de um artista, um gestor de topo, o rosto de uma marca/empresa, é preciso muito cuidado com o que se diz e transmite quer nas redes sociais, quer na comunicação social. Neste caso, José Cid teve a infeliz ideia de partilhar o que pensa(ou será que tentou fazer algum tipo de piada??) quando na verdade, com o poder da sua imagem, mesmo não sendo apreciador da musica, qualquer pessoa portuguesa conhece este cantor e ele teria bem mais a ganhar se conseguisse se tornar por exemplo um opinion maker.
    No caso da geração Y e X este cantor está mais presente na mente e no coração de alguns amantes da sua musica, muito mais que na minha geração-Millennium. Com esta atitude e comentários José Cid concerteza perdeu seguidores e penso que será difícil voltar a ser ouvido da mesma forma.

    ResponderEliminar
  2. Este é um excelente exemplo do poder actual das redes sociais embora, infelizmente, pelo impacto negativo que pode causar.
    A entrevista de José Cid ocorreu em 2010 num programa de entrevistas do comediante Nuno Markl. É curioso vermos que por essa altura o buzz em torno de um comentário menos feliz de José Cid pouco ou nada se fez ouvir.
    Contudo, a retransmissão da entrevista teve outro impacto! Quantos terão sido os transmontanos que terão visto a entrevista em directo tal como há 6 anos atrás? Porque terão apenas agora ficado revoltados? As redes sociais vieram dar uma ajudinha!
    Após a retransmissão da entrevista muitos foram os grupos que nasceram no Facebook contra o cantor e a unir transmontanos contra a mesma causa. Alguns ganharam mais de 7.000 apoiantes em menos de 24 horas. Nestes grupos são feitos vários insultos ao José Cid. Houve até quem criasse uma petição pública para obrigar o artista a pedir desculpa.
    Teria esta mera retransmissão o mesmo impacto se as redes sociais não tivessem o impacto que têm hoje?! Muita coisa mudou, e não foram as palavras de José Cid.

    ResponderEliminar