segunda-feira, 30 de maio de 2016

Uma app a pensar nos turistas

Há uma nova aplicação que pretende facilitar a vida aos turistas. A SMIITY - SMart Interactive cITY - "tem como propósito apresentar informação local e contextual a cidadãos e turistas". Com isto, a aplicação pretende que os turistas (ou até mesmo os habitantes de uma cidade) deixem de lado os mapas e os guias turísticos e apenas precisem de sair de casa com um smartphone ou com um tablet
A aplicação pretende disponibilizar várias informações sobre as cidades de uma forma interativa. Não só apresenta notícias locais e eventos como, com recurso à tecnologia beacon, permite que os utilizadores da aplicação recebam informações sob a forma de notificação ao passarem por um monumento ou peça de arte.
App portuguesa liga turistas às cidades
A aplicação é portuguesa, da autoria da mobinteg, e está disponível gratuitamente para Android e iOS.

2 comentários:

  1. De facto, a evolução tecnológica tem cada vez mais proporcionado a existência de aplicações "facilitadoras" à vida dos turistas. Mas consideremos isso "facilitar"? Por mim falo. Habitualmente quando viajo considero que o melhor é a aventura e a adrenalina de seguir um mapa ou um mero guia turístico em busca de um ponto de referência. Tenho a certeza que pelo meio me perderei, mas as viagens são isso mesmo, conhecer a cidade!
    Embora reconhecendo o valor que poderá ter esta aplicação, inclusivamente por ser de origem portuguesa, não considero que o rápido e interactivo acesso à informação de monumentos e pontos de referência históricos fosse um factor "facilitador", à excepção das notícias locais e eventos a que teria acesso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Filipa! Embora concorde contigo em muitos aspectos, acho que esta aplicação possa ser bastante útil na ausência de informação sobre diversos pontos turísticos! Mesmo quando vamos à descoberta nas nossas viagens, às vezes acontece-nos chegar a locais onde a presença de informação turística é muito escassa. É aí que julgo que esta aplicação se torna especialmente vantajosa!

      Eliminar